Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ceará STEAM: justiça climática
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
08/10/2025
Previsão de Fim:
13/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
16
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Encontro
Seminário
Apresentação
Palestra
Oficina
Nome do Responsável:
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Sara Rodrigues Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 08/10/2025 13/10/2025
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 08/10/2025 13/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento Ceará STEAM: Justiça Climática surge como espaço estratégico para integrar ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) à discussão sobre justiça social e climática. Ao promover palestras, mesas redondas e oficinas, o encontro fomenta a reflexão crítica sobre o papel da pesquisa e da inovação para a construção de um futuro sustentável, com foco especial na educação básica, na formação docente e na integração universidade–escola–comunidade.
Justificativa
A abordagem STEAM constitui uma estratégia educacional inovadora que articula diferentes áreas do conhecimento em torno da resolução de problemas reais. A perspectiva interdisciplinar favorece a formação de estudantes mais críticos, criativos e engajados socialmente. No contexto da justiça climática, a integração STEAM se torna ainda mais relevante, pois possibilita: Ciência e Pesquisa: produção de conhecimento orientado para os impactos sociais e ambientais, destacando a responsabilidade ética da pesquisa científica. Tecnologia e Engenharia: desenvolvimento de soluções aplicadas, como sensores, robótica e metodologias de monitoramento ambiental. Educação Básica: formação de professores e estudantes para atuarem como multiplicadores em suas comunidades, por meio de metodologias ativas e lúdicas. Sustentabilidade e Justiça Social: compreensão das desigualdades socioambientais e do papel da educação científica no enfrentamento das mudanças climáticas. Ao conectar essas dimensões, o Ceará STEAM se estabelece como ambiente formativo e colaborativo, capaz de unir universidades, escolas e sociedade civil em torno da construção de práticas inovadoras.
Público Alvo
Professores do ensino básico da região do Cariri cearense. Alunos da rede pública do município de Juazeiro do Norte. Gestores e técnicos da educação municipal e estadual. Representantes da sociedade civil interessados em justiça climática e inovação educacional.
Objetivo Geral
Objetivo Geral Promover a integração entre ciência, tecnologia e educação para a construção de caminhos coletivos em direção à justiça climática, a partir da abordagem STEAM, fortalecendo a formação de professores e estudantes no Estado do Ceará.
Objetivo Específico
Objetivos Específicos Discutir o papel da ciência e da inovação frente aos desafios climáticos e sociais do Brasil. Estimular a participação de professores da educação básica em práticas pedagógicas interdisciplinares voltadas à sustentabilidade. Apresentar experiências de pesquisadores e engenheiros sobre inovação e soluções tecnológicas para um futuro sustentável. Desenvolver oficinas práticas que articulem ludicidade, robótica, engenharia e ensino de ciências com foco em justiça climática. Incentivar a integração entre universidade, escola e comunidade para a construção de redes colaborativas em educação STEAM. Propor estratégias que alinhem ensino, pesquisa e extensão a demandas socioambientais do semiárido cearense.
Metodologia
A metodologia do Ceará STEAM: Justiça Climática está estruturada a partir da programação proposta, contemplando palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e experimentos demonstrativos. Cada atividade foi pensada para integrar ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade, de forma participativa e interdisciplinar. Dia 1 – Ciência, Inovação e Justiça Social (08/10) Palestra de Abertura: “Ciência com Propósito: Pesquisa de Excelência para um Futuro Sustentável”, ministrada pela Profa. Dra. Alicia Kowaltowski (USP). Objetivo: discutir como a ciência pode responder aos desafios climáticos e sociais, conectando pesquisa acadêmica à transformação da realidade. Mesa Redonda / Painel de Pesquisadores: com participação do Prof. Heberty e da Profa. Alicia Kowaltowski. Objetivo: promover diálogo crítico sobre os obstáculos e oportunidades da pesquisa e inovação no Brasil frente às mudanças climáticas. Minicurso – Abordagem STEAM na Educação Básica (Facilitadora: Francisca Sara). Objetivo: capacitar professores do ensino básico na aplicação da abordagem STEAM como estratégia pedagógica interdisciplinar, com foco em práticas que relacionem ciência e sustentabilidade. Dia 2 – Território, Inovação e Sustentabilidade: Caminhos Coletivos para a Justiça Climática (13/10) Palestra – O Papel do Engenheiro no Futuro Sustentável (Prof. Eng. Paulo de Souza Tavares Miranda). Objetivo: refletir sobre a atuação da engenharia no enfrentamento das mudanças climáticas e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o território. Oficinas – Projeto Embaixadores da Engenharia (UFCA / LQ IFCE). Objetivo: desenvolver atividades práticas de sensibilização e formação, destacando o papel da engenharia e da inovação tecnológica na busca pela justiça climática. Oficina – Quimioteca: Ludicidade no Ensino de Ciências (Facilitadora: Mestranda Francisca Sara Moreira). Objetivo: propor atividades experimentais e lúdicas que integrem química e sustentabilidade, com foco em despertar a curiosidade científica em professores e estudantes.