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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Inclusão e Preparação Profissional de Pessoas em Vulnerabilidade Social
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
14/10/2025
Previsão de Fim:
15/06/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Trabalho em grupo
Debate
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fernanda Felipe Leal
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cybele Nogueira Rodrigues IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 14/10/2025 15/06/2026
Fernanda Felipe Leal IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/10/2025 15/06/2026
Gilles Chaves dos Santos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 14/10/2025 15/06/2026
Jose Gabriel Lima da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 14/10/2025 15/06/2026
Maria Maisa Farias Jordao IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/10/2025 15/06/2026
Nicole Heloisa Mendes de Castro IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 14/10/2025 15/06/2026
Sandra Maria Costa Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 14/10/2025 15/06/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação dos Surdos de Aracati Não
Escola Beni de Carvalho Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto em parceria com a Associação dos Surdos de Aracati (ASA) e a Escola Beni de Carvalho visa facilitar o acesso à educação profissionalizante de jovens e adultos surdos, com deficiência auditiva e ouvintes em situação de vulnerabilidade social. Como essa modalidade de educação foca no mercado de trabalho, todas ações de extensão que serão coordenadas pelo IFCE, campus Aracati, buscarão promover o princípio da dignidade da pessoa humana e a cidadania previstos na Constituição Federal, art. 1º, Título I, dos Princípios Fundamentais, por meio da oferta de oficinas de idiomas estrangeiros e oficinas voltadas para o desenvolvimento da inteligência emocional nas relações interpessoais. A proposta será pioneira na cidade visto que integra não apenas competências linguísticas, comunicativas e socioemocionais, mas também fortalece a empregabilidade e a autonomia dos participantes. Também contribui para a diminuição de barreiras de comunicação e desigualdades sociais.
Justificativa
O município de Aracati apresenta desafios significativos de inclusão social, educacional e profissional, especialmente entre jovens e adultos surdos, com deficiência auditiva e/ou ouvintes em situação de vulnerabilidade. Além da baixa escolaridade e da dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, destaca-se a necessidade de promover a acessibilidade comunicacional, particularmente em relação à comunidade surda e com deficiência auditiva. O Colégio Beni de Carvalho, onde funciona a Associação dos Surdos de Aracati, é um espaço de referência local para ações de inclusão e representa um importante parceiro comunitário. Nesse contexto, o presente projeto busca aproximar o IFCE da comunidade, respondendo a demandas sociais concretas e ampliando oportunidades de desenvolvimento social, educacional e profissional. O IFCE – campus Aracati conta com uma equipe de profissionais capacitados e com experiência no atendimento de surdos, com deficiência auditiva ou com outras deficiências e no atendimento a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Além de ser perceptível a demanda crescente de capacitação com metodologia inclusa aos grupos retrocitados. conhecimento necessários para apoiar a escola e potencializar suas práticas educativas. Com a execução do projeto por meio de metodologias de ensino inovadoras, os participantes poderão usufruir de uma formação de qualidade e gratuita que contribuirá para a melhoria do ensino-aprendizagem em áreas fundamentais para a formação cidadã e profissional.
Público Alvo
Jovens e adultos surdos, com deficiência auditiva e ouvintes em situação de vulnerabilidade social (beneficiários de programas sociais, desempregados, pessoas com interesse em atuar como mediadores da inclusão da comunidade surda) que estejam cursando o ensino médio ou que tenham terminado o ensino médio.
Objetivo Geral
Desenvolver oficinas de Ferramentas Digitais de Apoio ao Estudo, Inglês, ASL, Alemão e Intelegiência Emocional com foco em situações práticas de comunicação cotidiana e profissional. Estimular habilidades socioemocionais como empatia, resiliência e autoconfiança. Realizar rodas de conversa e atividades de sensibilização em escolas e comunidades parceiras (com destaque para o Colégio Beni de Carvalho e a Associação dos Surdos). Estabelecer parcerias locais para garantir mobilização comunitária e impacto social. Produzir e divulgar materiais simples (cartilha digital) para multiplicação das práticas de inclusão.
Objetivo Específico
1. Oferecer formação básica para ampliar oportunidades profissionais e sociais. 2. Proporcionar oficinas de idiomas voltadas à comunicação prática e cotidiana. 3. Desenvolver habilidades socioemocionais através de dinâmicas de inteligência emocional. 4. Estimular a autonomia, a autoconfiança e a inserção social dos participantes. 5. Contribuir para a formação de cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho inclusivo.
Metodologia
Mobilização da comunidade externa: articulação com CRAS, Secretaria Municipal de Educação, rádios comunitárias, igrejas locais e associações de bairro; divulgação em redes sociais e no site institucional. Encontros semanais para organização da oficinas em formato participativo (rodas de conversa). Ação de intervenção comunitária: roda de conversa no Colégio Beni de Carvalho / Associação dos Surdos de Aracati, abordando acessibilidade, inclusão social e comunicação inclusiva. Acompanhamento: reuniões mensais com a equipe e parceiros comunitários para ajustes no desenvolvimento do projeto. Avaliação: participativa, baseada em relatos de experiência, feedback coletivo e questionários de impacto social.