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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LICENCIATURAS DEBATEM
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
20/10/2025
Previsão de Fim:
06/10/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
700
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Fortaleza
Maracanaú
Maranguape
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Claudia Gouveia de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia Gouveia de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/10/2025 06/10/2027
Andreia Nogueira Machado Pinheiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/10/2025 06/10/2027
Francisca Bianca Barbosa Farias IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/10/2025 06/10/2027
Gileno Nunes Campos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/10/2025 06/10/2027
Joao Cesar Abreu de Oliveira Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/10/2025 06/10/2027
Joao Paulo Bandeira de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/10/2025 06/10/2027
Jose William Moreira Moreno Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/10/2025 06/10/2027
Kiara Lima Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/10/2025 06/10/2027
Maria Aparecida Alves Sobreira Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/10/2025 06/10/2027
Maria Cecília Alves de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/10/2025 06/10/2027
Pâmela Morais de Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/10/2025 06/10/2027
Simone Cesar da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/10/2025 06/10/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE consolida-se, cada vez mais, como instituição formadora de professores no estado do Ceará, com 54 (cinquenta e quatro) cursos de licenciatura em seus campi, sendo o campus Fortaleza o pioneiro nessa oferta à comunidade cearense. No referido campus as licenciaturas em Artes Visuais, Física, Matemática e Teatro têm no Departamento de Educação – DEDUC/For o espaço que as integra, garantindo a essência pedagógica dessas formações, visto que a licenciatura é um curso interdisciplinar por articular conhecimentos pedagógicos e específicos em função da ação docente. Nessa perspectiva, o DEDUC/For lança e promove o Projeto de Extensão “Licenciaturas Debatem”, espaço para eventos, cursos e oficinas, como momentos de formação, debates, apresentações, dentre outros, voltados a professores da Educação Básica e Superior, além de estudantes das licenciaturas do IFCE campus Fortaleza e de outras IES. Este projeto figura também como iniciativa do Laboratório Sustentável de Ensino e Matemática – LEMAS, do Laboratório de Ensino Maker - LabeMaker e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação – GIPEE. Configura-se ainda como uma atividade formativa do subprojeto Pibid Matemática IFCE Fortaleza.
Justificativa
O DEDUC/For tem como compromisso, buscar a aproximação das licenciaturas entre si, a partir daquilo que lhes garante intersecção: a Educação. Portanto, dentro dessa perspectiva, a ação extensionista “Licenciaturas Debatem” justifica-se por constituir-se como ação integrada e interdisciplinar. Desse modo, assume como propósito, propiciar um espaço de diálogo entre formação específica e formação pedagógica nas licenciaturas ofertadas no campus Fortaleza – Artes Visuais, Física, Matemática, Teatro - , voltando-se à comunidade externa e interna interessada nos temas abordados nas ações realizadas. Outra justificativa para a realização do evento é que ele atende, ainda, às metas do Plano de Permanência e Êxito – PPE IFCE relativas aos fatores individuais, na busca por: aproximar os alunos dos seus cursos, fazendo-os entender mais e melhor seus conhecimentos, linhas de ação e possibilidades; e divulgar as licenciaturas do campus Fortaleza, seus estudos e debates internos e externos à instituição, mas pertinentes à educação e formação docente. Finaliza-se apontando que as pautas a serem eleitas para as ações do projeto são demandas que representam desafios contemporâneos tanto para a Educação Básica como a Educação Superior, bem como a sociedade de uma maneira geral.
Público Alvo
Professores da Educação Básica das redes municipal, estadual e federal; Professores e Estudantes de licenciaturas das Instituições de Educação Superior; Técnicos educacionais das redes públicas de educação.
Objetivo Geral
Potencializar a formação de professores numa perspectiva integrada e interdisciplinar dentro e fora do IFCE campus Fortaleza.
Objetivo Específico
Problematizar temas pertinentes à formação dos docentes e estudantes de licenciaturas, relativos aos desafios contemporâneos. Conhecer experiências da Educação Básica e Superior que apontem pistas para uma educação democrática e emancipadora.
Metodologia
1. Escuta das demandas dos estudantes de licenciaturas advindas das disciplinas, do Estágio Supervisionado, dos temas de pesquisas de TCC; além dos professores do DEDUC, DEFIMAT, DEARTES e coordenadores de licenciaturas para levantamento das necessidades formativas; 2. Escuta das demandas advindas das escolas parceiras do Estágio Supervisionado, PIBID etc., para levantar necessidades formativas específicas do campo profissional docente; 3. Planejamento das ações do projeto, que será realizado em formato presencial, envolvendo representantes das escolas parceiras e da comunidade interna do IFCE; 4. Divulgação das ações presenciais do projeto: compartilhamento de card de divulgação com informações e link do formulário eletrônico de inscrições nas redes sociais internas e externas ao IFCE campus Fortaleza, incluindo visita às escolas. Para tanto, será solicitado também apoio do setor de comunicação do Campus. A divulgação ocorrerá, ainda, pela informação e convite a todos os estudantes das quatro licenciaturas do IFCE Fortaleza, 5. Convite às Instituições de Educação Superior (IES) que ofertam cursos de licenciaturas da região metropolitana, bem como convite às escolas parcerias no PIBID e nos Estágios; 6. Realização de ações do projeto (curso, evento ou oficina), pelo menos um a cada semestre, com inscrições prévias e certificação posterior; 7. As temáticas envolverão a complexidade da formação docente e dos desafios da atualidade, tais como: saúde mental na escola, avaliação da aprendizagem, ensino e aprendizagem e desenvolvimento de estudantes com necessidades específicas, conjuntura política e suas implicações na educação, tecnologias na educação e inteligência artificial, tecnologias assistivas, dentre outras; 8. Avaliação de cada ação junto ao público participante; 9. Produção do Relatório Final; 10. Produção de artigo ou Relato de Experiência para apresentação em evento científico e/ou submissão a periódico.