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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I Jornada da Libras do IFCE campus Acopiara
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
29/09/2025
Previsão de Fim:
02/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Jornada
Recital
Exposição
Apresentação
Palestra
Nome do Responsável:
Rodrigo Alves Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Nelson Teixeira Moreno IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/09/2025 02/10/2025
Caue Juca Ferreira Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/09/2025 02/10/2025
Raquece Mota Honorio Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 29/09/2025 02/10/2025
Rodrigo Alves Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 29/09/2025 02/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A I Jornada de Libras do IFCE Campus Acopiara é um evento acadêmico e cultural que busca promover o conhecimento, a valorização e a difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no âmbito institucional e comunitário. A programação envolve palestras, atividades culturais e espaços de vivência que estimulam o diálogo sobre a inclusão, a acessibilidade e a importância da Libras como língua de comunicação e expressão da comunidade surda.
Justificativa
A realização da Jornada justifica-se pela necessidade de ampliar o debate sobre acessibilidade linguística e inclusão social, proporcionando visibilidade às demandas da comunidade surda. O evento contribui para a formação acadêmica, profissional e cidadã de alunos, servidores e comunidade em geral, ao estimular a compreensão da Libras não apenas como disciplina, mas como ferramenta fundamental de comunicação e interação.
Público Alvo
Serão beneficiados: comunidade surda local (moradores de Acopiara e região, membros de associações como a ASI); familiares de pessoas surdas, que terão maior acesso a práticas inclusivas; educadores, intérpretes e estudantes da área de Letras, Educação e Ciências Humanas; público em geral interessado em cultura, inclusão e diversidade linguística.
Objetivo Geral
Promover a valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua e expressão cultural, fomentando a inclusão social e o diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade, por meio de palestras, atividades culturais e espaços de vivência.
Objetivo Específico
Discutir os diferentes espaços de atuação dos Tradutores e Intérpretes de Libras (TILS) surdos; Refletir sobre a importância do teatro como recurso de expressão cultural e de inclusão da comunidade surda; Estimular a prática e o ensino de Libras em diferentes contextos educacionais; Criar um espaço de vivência inclusiva, por meio de apresentações artísticas em Libras; Aproximar a comunidade externa da instituição, fortalecendo vínculos sociais e culturais.
Metodologia
A metodologia adotada será baseada em: Exposições orais: palestras ministradas por especialistas na área de Libras, ensino e cultura surda; Atividades culturais: realização de um sarau em Libras com música, poesia e teatro, possibilitando vivências artísticas inclusivas; Interação com a comunidade: incentivo à participação de associações e entidades ligadas à comunidade surda; Troca de experiências: espaço aberto para diálogo entre palestrantes, comunidade acadêmica e público participante.