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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
WORKSHOP DE ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PcD) E NEURODIVERGENTES EM SALA DE AULA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
24/09/2025
Previsão de Fim:
24/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Atividades Realizadas:
Apresentação
Nome do Responsável:
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 24/09/2025 24/09/2025
Royston Diógenes Andrade Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC) Integrante Sem vínculo Não 1 24/09/2025 24/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no sistema educacional é um direito garantido por lei e um imperativo ético e social. No entanto, a teoria nem sempre se traduz efetivamente na prática pedagógica do dia a dia. Muitos educadores, apesar de bem-intencionados, sentem-se despreparados para adaptar seu planejamento e suas metodologias de forma a garantir a real participação e aprendizagem de todos os alunos. Esta oficina surge como uma resposta prática a essa demanda, propondo-se a ser um espaço de construção coletiva de conhecimento, onde participantes aprenderão, na teoria e na prática, a elaborar, selecionar e aplicar estratégias pedagógicas acessíveis. O foco central é empoderar os educadores, fornecendo ferramentas concretas para transformar suas salas de aula em ambientes verdadeiramente inclusivos.
Justificativa
Este projeto justifica-se pela urgência em promover a equidade, garantindo que alunos com deficiência tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem, e em capacitar os educadores, fornecendo-lhes instrumentos práticos para lidar com a diversidade em sala de aula, reduzindo angústias e sentimentos de impotência. Além disso, visa cumprir a legislação, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), fortalecer o papel social do IFCE ao estreitar laços com a comunidade e posicionar a instituição como referência em inclusão, e praticar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, utilizando conhecimentos das disciplinas, fomentando novas pesquisas e devolvendo à sociedade um serviço de qualificação.
Público Alvo
Professores, coordenadores pedagógicos e gestores da rede pública e privada de ensino (Municipal e Estadual) da região do campus promotor do evento. Quantidade estimada: 40 vagas.
Objetivo Geral
Capacitar educadores da comunidade interna e externa ao IFCE na elaboração e aplicação de adaptações curriculares e de acessibilidade para estudantes com deficiência, promovendo a construção de salas de aula mais inclusivas e equitativas.
Objetivo Específico
Apresentar os fundamentos legais e conceituais da educação inclusiva e do desenho universal para a aprendizagem (DUA). Discutir as principais barreiras (atitudinais, pedagógicas, arquitetônicas e comunicacionais) enfrentadas por PcDs no ambiente educacional. Instrumentalizar os participantes com técnicas e ferramentas práticas para adaptar atividades, materiais e avaliações considerando diferentes tipos de deficiência (física, visual, auditiva, intelectual e múltipla). Promover um espaço de troca de experiências e cocriação, onde os participantes possam trazer casos reais e, coletivamente, elaborar propostas de intervenção. Fomentar a criação de uma rede de apoio e compartilhamento contínuo entre os educadores participantes.
Metodologia
A oficina será pautada pela metodologia ativa, priorizando a participação, a prática e a construção coletiva do conhecimento ("fazer com" e não "fazer para"). Será dividida em momentos expositivo-dialogados e, predominantemente, em atividades mão na massa em grupos. Etapas de Execução: a) Planejamento e Articulação com a Comunidade: Diagnóstico Inicial: Contato prévio com secretarias municipais de educação e diretorias regionais de ensino para identificar as demandas mais urgentes dos professores. Cocriação: Convidar um professor da rede e um representante de associação de PcDs para compor a mesa de abertura, legitimando a voz da comunidade no evento. Seleção de Inscritos: Priorizar a inscrição de professores em atividade em sala de aula. b) Divulgação: Divulgação nas redes sociais do IFCE e do campus. Encaminhamento de ofício e material de divulgação para as secretarias de educação e escolas da região. Divulgação interna por meio de edital nos murais e sistemas online do IFCE. c) Execução da Oficina (Carga horária: 8h - modelo presencial): Módulo 1 (2h - Expositivo-Dialogado): "Por que incluir? Marcos Legais e Conceitos Fundamentais". Apresentação dos dados e leis, seguida de um debate mediado. Módulo 2 (2h - Estação de Aprendizagem): "Identificando e Quebrando Barreiras". Os participantes serão divididos em grupos e circularão por estações que simularão diferentes deficiências (ex.: estação com vendas para cegueira, fones com abafador de som para surdez, atividades com luva para limitação motora). Em cada estação, discutirão as barreiras encontradas e possíveis soluções. Módulo 3 (3h - Prática em Laboratório): "Mão na Massa: Adaptando uma Aula". Cada grupo escolherá um plano de aula comum (fornecido pela equipe) e terá o desafio de adaptá-lo para um cenário com um tipo específico de deficiência (sorteado). Terão à disposição materiais de baixo custo (ex.: feltro, EVA, cola, tesoura, software de leitura de tela) e a mentoria dos facilitadores. Módulo 4 (1h - Socialização e Encerramento): Apresentação das adaptações criadas por cada grupo. Feedback coletivo. Preenchimento do formulário de avaliação. Proposta de criação de um grupo virtual para continuidade do networking. d) Acompanhamento e Avaliação: Avaliação de Reação: Ao final do evento, aplicação de questionário de satisfação (Google Forms) com perguntas sobre conteúdo, metodologia, facilitadores e infraestrutura. Avaliação de Aprendizagem: A qualidade das adaptações produzidas no Módulo 3 servirá como indicador de efetividade da capacitação. Avaliação de Impacto (a médio prazo): Três meses após a oficina, será enviado um segundo formulário para os participantes, questionando se e como aplicaram os conhecimentos em sua prática profissional e quais os desafios remanescentes. Isso alimentará o planejamento de futuras edições. Conteúdos Abordados: Legislação da Educação Inclusiva. Conceito de Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Tipos de deficiência e especificidades. Tecnologias Assistivas de baixa e alta complexidade. Estratégias de adaptação de material, comunicação e avaliação. Resultados Esperados: Educadores capacitados e mais confiantes para atuar em salas de aula inclusivas. Banco de ideias com pelo menos 10 planos de aula adaptados gerados durante a oficina, que serão compartilhados com todos os participantes. Fortalecimento do vínculo entre IFCE e as redes de ensino da região. Geração de insumos para projetos de pesquisa e extensão futuros na área de educação inclusiva.