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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Da Escola para o Lar: Práticas Seguras na Manipulação de Alimentos
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Segurança Alimentar e Nutricional
Data de Início:
06/10/2025
Previsão de Fim:
29/05/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
66
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ibiapina
Ubajara
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Seminário
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Convite
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Valeria Cristina Nogueira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alícia Silva dos Reis IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Ana Beatriz Fernandes Marcelo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Ana Clara Gomes Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Ana Dávila Lira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Ana Luisa Carneiro Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Ana Vitória Oliveira Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Antonia Samille da Silva Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Antônia Vivian Moreira Loiola IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Antonio Ryanderson Silva Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Caio Sousa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Carlos Eduardo de Araújo Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Carlos Eduardo Queiroz Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Carolina Carvalho de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Daniel Lopes Rodrigues Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Eduardo Carvalho Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Edvin Luís Sousa do Vale IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Evania Maria da Silva Ferreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Felipe dos Santos Feitoza de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Francisco Uadila Correia da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Gustavo Gomes Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Hosana Maria Gisele Batista de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Isabelle Magalhães Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Isabelle Melo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Jorge Rodrigues de Sousa Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
José Allan Paiva da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Julio Pereira de Sousa Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Kyara Vitória da Cunha Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Lêvi Alves Lira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Luanny da Silveira Siqueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Lucio Gutemberg Araujo de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Maisa Joelma da Silva Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Maria Amarylis Barbosa Tomás IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Maria Letícia da Silva Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Mariana de Carvalho Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Miguel Fernandes Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Naciel Mendes Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Rafaela Maria Temoteo Lima Feuga IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Rai de Paulo Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Renato Igor Silva de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Roberta Karoline Azevedo Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Ryan Araújo Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Sara Kalyne de Sousa Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Sara Letícia do Vale Azevedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Sophia Moura Franca IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Taynara Sousa Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Thaynara Coutinho Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Valeria Cristina Nogueira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/10/2025 30/04/2026
Victor Matheus Almeida de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/10/2025 30/04/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Da Escola para o Lar: Práticas Seguras na Manipulação de Alimentos” tem como objetivo promover a educação em segurança alimentar por meio da atuação dos alunos do Ensino Médio como agentes multiplicadores de conhecimento. A proposta consiste na elaboração e aplicação de treinamentos sobre boas práticas de manipulação de alimentos, voltados para familiares e amigos.
Justificativa
A manipulação inadequada de alimentos é uma das principais causas de doenças de origem alimentar, especialmente em ambientes domésticos onde o conhecimento técnico é limitado. Diante desse cenário, torna-se essencial promover ações educativas que promovam boas práticas de higiene e segurança alimentar entre a população. O projeto “Da Escola para o Lar: Práticas Seguras na Manipulação de Alimentos” justifica-se pela necessidade de ampliar o alcance das informações sobre manipulação segura de alimentos, utilizando os alunos do Ensino Médio como protagonistas na construção desse saber. Ao capacitar os estudantes para atuarem como multiplicadores junto aos seus familiares e amigos, o projeto fortalece o vínculo entre escola e comunidade, estimula o protagonismo juvenil e contribui para a formação cidadã e crítica dos participantes. Além disso, a iniciativa promove a valorização da saúde pública, a prevenção de riscos alimentares e o desenvolvimento de competências técnicas nos alunos, alinhando-se aos princípios da educação integral e da extensão escolar como ferramenta de transformação social.
Público Alvo
Familiares e amigos dos alunos do Ensino Médio
Objetivo Geral
Capacitar alunos do Ensino Médio para atuarem como multiplicadores de boas práticas de manipulação de alimentos, promovendo a conscientização sobre segurança alimentar junto aos seus familiares e amigos, por meio de ações educativas e extensionistas.
Objetivo Específico
- Desenvolver nos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre higiene e manipulação segura de alimentos. - Estimular o protagonismo juvenil e o engajamento dos estudantes em ações de educação para a saúde. - Produzir materiais educativos acessíveis voltadas para o público leigo. - Contribuir para a prevenção de doenças transmitidas por alimentos no ambiente doméstico.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em etapas, com foco na formação dos alunos do Ensino Médio como agentes multiplicadores de boas práticas de manipulação de alimentos. A metodologia adotada será participativa, interdisciplinar e baseada em princípios da educação para a saúde e da extensão escolar. 1. Formação teórica e prática dos alunos - Realização de encontros formativos com conteúdo sobre higiene pessoal, higienização de frutas e verduras e armazenamento correto dos alimentos; - Utilização de metodologias ativas, como encenação, dinâmicas em grupo e vídeos educativos. - Apoio de professores do Curso de Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Agroindústria, bem como dos alunos dos respectivos cursos. 2. Planejamento das ações extensionistas - Organização dos alunos em 06 grupos para elaboração da encenação, palestras e materiais educativos (cartilhas, folders, vídeos curtos), como podemos ver logo em seguida: Equipe 1: Responsável pela recepção dos visitantes, apresentação e condução do treinamento, elaboração do convite para entregar aos convidados e realização do sorteio de brindes. Equipe 2: Encenação de situações que exemplifiquem casos de contaminação alimentar. Equipe 3: Higiene Pessoal e lavagem correta das mãos Equipe 4: Como armazenar corretamente os alimentos? Equipe 5: Higiene dos Alimentos: Higiene das Frutas, Verduras e Legumes. Equipe 6: Organização e execução do coffee-break. - Públicos-alvo: familiares e/ou vizinhos e serão destinados dois convites por aluno; - Espaços de aplicação: IFCE, campus Ubajara, auditório. 3. Aplicação das atividades educativas - Realização de treinamentos em ambientes acessíveis, com linguagem simples e foco na prática cotidiana. - Estímulo à troca de saberes entre alunos e participantes, valorizando experiências locais e culturais. 4. Avaliação e sistematização - Aplicação de instrumentos de avaliação (questionários e registros fotográficos) para medir o impacto das ações. - Reflexão coletiva sobre os resultados, desafios e aprendizados.