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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Defesa Oral Pesquisas II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
08/10/2025
Previsão de Fim:
08/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Encontro
Apresentação
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Francisco Antonio Barbosa Vidal
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cláudia Assis SEDUC - CE Integrante Sem vínculo Não 1 11/09/2025 08/10/2025
Cláudia Sales SEDUC - CE Integrante Sem vínculo Não 1 11/09/2025 08/10/2025
Elizabete Tavora Franceli SEDUC - CE Integrante Sem vínculo Não 1 11/09/2025 08/10/2025
Francisco Antonio Barbosa Vidal IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 08/10/2025 08/10/2025
Marcus Pinto Aguiar UNINTA Integrante Sem vínculo Não 1 11/09/2025 08/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade do Minho - Portugal Não
a Universidade Rey Juan Carlos e o FERSE Não
UNINTA Não
Secretaria de Educação do Estado do Ceará através da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED) e o Centro de Educação a Distância (CED) em Sobral/Ceará/Brasil Não
o Mestrado de Educação Especial - Universidade Católica Portuguesa Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Data: 08 outubro de 2025 Local: on line google meet e youtube parceria Uninta e CED/Seduc Sobral na transmissão Realização: Instituto Federal do Ceará (IFCE), Centro de Educação a Distância-SEDUC-CED -Sobral, Mestrado Educação Especial-UCP, Grupo de Pesquisa de Alto Desempenho em Fundamentos da Educação e Responsabilidade Social Educacional (FERSE) da Universidade Rey Juan Carlos (URJC). Apoio: Tribunal Regional do Ceará - TRE; Comissão de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa (CDPPI)Tribunal de Justiça; Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-Ce), CED-Sobral, Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDH-CE); Ordem dos Advogados do Brasil Ceará - OAB - CE. CEJA Neudson Braga, Instituto Persona de Educação Superior e Revista Multidisciplinar ID online; Escola Estadual de Tempo Integral João Mattos (EETI). É com grande satisfação que Instituto Federal do Ceará (IFCE), o Mestrado Educação Especial-UCP, a URJC e o FERSE convidam educadores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área da Educação para participar no III Colóquio Luso-Brasileiro e II Seminário Ibero-Americano de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade, intitulado “A Educação Sensível e a Responsabilidade Social no Desenvolvimento de Sociedades Justas e Equitativas”. Este evento, com a participação de Professores de renomadas Instituições Cearenses e Internacionais, promete ser um marco de referência na discussão sobre a relevância e o impacto da Educação Sensível e da responsabilidade social em nossa sociedade contemporânea. Vivemos tempos em que a inclusão e a equidade se tornaram pilares fundamentais para a construção de um futuro mais justo. Defesa oral das pesquisas submetidas e aprovadas
Justificativa
diversidade e a singularidade de cada estudante, destacando a importância da empatia e da sensibilidade na construção de ambientes de aprendizagem inclusivos. Ao reunir especialistas de diferentes países ibero-americanos, o Seminário se propõe a compartilhar experiências, trocar saberes e apresentar propostas inovadoras que podem contribuir para a transformação do cenário educacional. Acreditamos que, juntos, podemos promover uma cultura de responsabilidade social que valorize a dignidade humana e fomente a justiça social. Participe deste diálogo transformador e junte-se a nós na busca por uma educação que não apenas ensina, mas que também acolhe e empodera cada indivíduo. Venha contribuir para um futuro onde a “educação sensível” seja acessível a todos e onde cada voz tenha seu devido valor. Esperamos você para, juntos, construirmos um caminho rumo a sociedades mais justas e equitativas. O Colóquio Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva e Intergeracionalidade (CIAEI) resulta das atividades científicas de professores pesquisadores e dos alunos brasileiros do Mestrado em Ciências da EducaçãoEducação Especial (MEE) e Mestrado em Gerontologia Social Aplicada (MGSA) da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de estabelecer um diálogo entre os professores do Ensino Superior, Educação Básica; as Instituições e os pesquisadores empenhados nas Políticas Públicas no âmbito da Educação Especial e Intergeracionalidade. No ano de 2025, O Evento conta com a Cooperação das Pró Reitorias de Extensão, de Ensino e de Pesquisa e Pós–Graduação e das Diretorias dos campi do Instituto Federal do Ceará, designado em 14/04/2025 pela Organização das Nações Unidas através da Rede UNAI, Vice-Presidente Internacional do HUB ODS 1 que trata do importante tema da Erradicação da Pobreza. A Rede UNAI, ou United Nations Academic Impact, é uma rede global de instituições de ensino superior que colaboram com as Nações Unidas para promover seus princípios e objetivos. A rede visa impulsionar ações em educação, pesquisa e extensão, com foco na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Público Alvo
Comunidade externa beneficiada: Pesquisadores(as), docentes, discentes de graduação e pós-graduação, profissionais da educação, movimentos sociais, técnicos e demais interessados nas áreas temáticas do evento
Objetivo Geral
Objetivo Geral: Promover um espaço de diálogo, reflexão e compartilhamento de saberes e práticas sobre a Educação Sensível, Inclusiva e Intergeracional, destacando a responsabilidade social no fortalecimento de sociedades justas e equitativas.
Objetivo Específico
2-Discutir os princípios da Educação Sensível, compreendendo sua relevância na formação de educadores comprometidos com a equidade e a justiça social; 3-Valorizar a diversidade humana, reconhecendo os desafios e as potencialidades dos processos educativos inclusivos em contextos multiculturais e intergeracionais; 4- Compartilhar experiências, pesquisas e práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para a construção de ambientes educativos mais acolhedores, humanos e socialmente responsáveis. 5-Fortalecer redes de colaboração acadêmica e social voltadas para a promoção de políticas públicas inclusivas e de responsabilidade social na educação;
Metodologia
Os participantes podem submeter trabalhos na seguinte modalidade : Comunicação Oral; Cada autor/a poderá submeter até 01 trabalho, podendo haver até 03 co-autores(as) por trabalho (incluindo orientador/a, se houver). Em ambas as modalidades os trabalhos devem ser enviados no formato resumo simples, que deverão ter no mínimo 925 e no máximo 1850 caracteres, contendo: introdução, objetivos, metodologia (se aplicável), resultados esperados/obtidos, conclusões e referências bibliográficas. O texto deve ser redigido em português ou espanhol. O envio deverá ser feito por meio do Sistema de Inscrição e Certificação - SIC/CED com o prazo para submissão de Banner até o dia 04 de junho de 2025. A apresentação do Banner será no dia 09 de junho de 2025. As apresentações devem estar no template disponível na página do evento. Para os trabalhos submetidos para Comunicação Oral, o prazo para envio dos resumos será até 15 de julho de 2025 e a apresentação acontecerá no dia 06 de agosto de 2025, de forma síncrona, via meet, por meio da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED). Serão enviados posteriormente, e-mails com as informações para a Comunicação Oral. As apresentações devem estar no template disponível na página do evento. . AVALIAÇÃO E RESULTADO Os resumos serão avaliados por pareceristas ad hoc indicados pela Comissão Científica. Os critérios de avaliação incluem: pertinência ao tema, clareza, originalidade, consistência metodológica e relevância. O resultado dos trabalhos aprovados para apresentação em Banner estarão disponíveis no SIC/CED até o dia 05 de junho de 2025. O resultado dos trabalhos aprovados para Comunicação Oral estarão disponíveis no SIC/CED até o dia 31 de julho de 2025. DIA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Comunicação Oral, acontecerá online, no dia 08 de outubro de 2025 em sessões temáticas CERTIFICAÇÃO Será emitido certificado de apresentação para os/as autores/as que apresentarem trabalho, tanto na modalidade Banner, quanto na Comunicação Oral. A certificação será de 16h, sendo 8h presenciais e 8h a distância. 8. DISPOSIÇÕES FINAIS A inscrição no evento é gratuita, mas é obrigatória para todos os participantes e para os/as autores/as que submeterão seus trabalhos. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Organizadora. Dúvidas e informações: E-mail: coloquioiberoamericanoeducasen@gmail.com COMISSÃO ORGANIZADORA Profa. Dra. Filomena Ponte (UCP-Universidade Católica Portuguesa) Prof. Dr. Luís Martinez (Universidad Rey Juan Carlos-URJC - Espanha) Prof. Dr. Francisco Antonio Barbosa Vidal (IFCE) Profa. Dra. Claudia Maria Sales Mendes (SEDUC-CE) Profa. Ma. Ana Cláudia Lima de Assis (SEDUC/CEJA) Profa. Ma. Elizabete Távora (SEDUC/ EEMTI João Mattos) Profa. Dra. Vagna Brito de Lima (CODED-CED - SEDUC) Profa. Dra. Jacqueline Rodrigues Moraes (CODED-CED - SEDUC) Profa. Ma. Edite Maria Lopes Lourenço (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnica Aline Helle Ribeiro Barros (CODED-CED - SEDUC) Profa. Dra. Ana Joza de Lima (CODED-CED - SEDUC) Prof. Me. Raimundo Sampaio Sales (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Francisco Valney de Sousa Costa Filho (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Gleidson Sales Melo (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnica Joyce Cristiany de Aguiar Vieira (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Marcelo Alves Teófilo (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Maria Marcigleide Araújo Soares (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Maxwell Alves Teixeira (CODED-CED - SEDUC) Assistente Técnico Túlio Flávio de Vasconcellos(CODED-CED - SEDUC) COMISSÃO DE APOIO ALUNOS/AS E EX ALUNOS/AS MESTRANDOS /AS DA UCP - UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA (BRAGA, PORTUGAL) COMISSÃO CIENTÍFICA Profa. Dra. Filomena Ponte (Universidade Católica Portuguesa-Portugal) Prof. Dr. Eduardo Duque (Universidade Católica Portuguesa-Portugal) Prof. Dr. Bento da Silva (Instituto de Educação da Universidade do Minho-Portugal) Prof. Dr. Paulo Dias (Universidade Católica Portuguesa-Portugal) Prof. Dr. Leandro Almeida (Universidade de Minho- Portugal) Prof. Dr. Sidney Guerra (Universidade Federal do Ceará-Brasil) A Profa. Dra. Gislene Farias (Universidk um ade Federal do Cariri-Brasil Prof. Dr. Luis Martinez ( Universidade Rey Juan Carlos-Espanha) Profa. Dra. Begoña Ladrón de Guevara (Universidade Villanueva - Espanha) Profa. Dra. Soraya Oronoz Rodríguez ( Universidade Rey Juan Carlos - Espanha) Profa. Dra. Ana Cristina Almeida (Faculdade Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra-Portugal) Prof. Dr. Wally Menezes (Reitor do IFCE) A Profa. Dra. Joelia Marques (IFCE) A Profa. Dra. Vagna Brito de Lima (CODED-CED - SEDUC) A Profa. Dra. Karine Pinheiro de Souza (UFCA) Prof. Dr. Adriano Barros (IFCE) A Profa. Dra. Germania Kelly (SEDUC) Prof. Dr. Helder Nogueira Andrade (SEDUC) Profa. Dra. Cristiane Borges Braga (IFCE) Prof. Dr. Francisco Antônio Barbosa Vidal (IFCE) A Profa. Dra. Ana Cláudia Uchôa (IFCE) A Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa (UNILAB) A Profa. Dra. Jacqueline Rodrigues Moraes (CODED-CED - SEDUC) Profa. Ms Edite Maria Lopes Lourenço (CODED-CED - SEDUC) Profa. Ms Ana Claudia Lima de Assis (Universidade Estadual do Ceará) Ms. Lira Ramos de Oliveira (TJCE