Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Oficina de criação de prompt para o planejamento docente.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
26/09/2025
Previsão de Fim:
26/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Herlene Greyce da Silveira Queiroz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aquiles Chaves de Melo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/09/2025 26/09/2025
Arthur Anthunes Rangel da Silva UFC Integrante Sem vínculo Não 4 12/09/2025 26/09/2025
Ednael Macedo Felix IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/09/2025 26/09/2025
Elielson Benigno de Mesquita Ramalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 12/09/2025 26/09/2025
Herlene Greyce da Silveira Queiroz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 12/09/2025 26/09/2025
Luiz Felipe Cavalcante Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/09/2025 26/09/2025
Marcos Andre Barros Castro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 12/09/2025 26/09/2025
Tamar Couto Parentes Fortes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 12/09/2025 26/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O advento da IA tem impactado e transformado o cenário do ensino, tanto no nível básico quanto no superior, de modo que as aplicações e possibilidades trazidas por essa tecnologia desperta inquietações não somente sobreo que ela é, mas também quanto à percepção do que ela pode vir a ser. As formas como a literatura tem retratado seu papel nas mídias e nas redes sociais, desperta a necessidade de se pensar e discutir como ela ajuda a moldar pesquisas, políticas, práticas e os próprios discursos sobre seu potencial poder de transformação no status quo educacional (Ricieri, 2024). Segundo Ricieri (2025) um dos principais aspectos dessa transformação é a disrupção direta das noções de trabalho e produtividade docente, seja em tempo, qualidade, ou criatividade. Diante desse cenário, o docente tem a sua disposição IA como o ChatGpt, e também o prompt, uma forma simples de pedir algo para a inteligência artificial. Ou seja, um comando que pode escrever para a IA entender aquilo que o professor quer e trazer uma resposta sob medida. Assim, o prompt serve como o ponto de partida em qualquer interação com IA, pois figura como frase ou pergunta escrita para que a IA entenda o que precisa entregar, uma espécie de tradutor entre a solicitação do professor e o que o ChatGpt produzirá.
Justificativa
Diante do surgimento e influência das IAs no ambiente educacional, há a necessidade de encontrar soluções práticas aliviem a sobrecarga dos professores diante de um ambiente de ensino cada vez mais complexo, e da contemporaneidade do tema no ambiente escolar. Para Aragão (2025) as mudanças curriculares e a inclusão de novas disciplinas, fez com que IAs como o ChatGPT, possam ser usadas como ferramenta para potencializar o trabalho docente, tornando o planejamento mais ágil, e com qualidade pedagógico.
Público Alvo
Profissionais da educação, professores das redes pública e privada, ex-alunos dos cursos de licenciatura, estudantes de todas as áreas de conhecimento e toda comunidade que tenha interesse na Educação a Distância.
Objetivo Geral
Capacitar docentes para a utilização de prompts como recurso estratégico no planejamento pedagógico, favorecendo a inovação, a criatividade e a eficiência na elaboração de atividades e materiais didáticos.
Objetivo Específico
Compreender o conceito de prompt e sua aplicabilidade no contexto educacional. Explorar diferentes tipos de prompts voltados para o planejamento docente (roteiros de aula, elaboração de atividades, instrumentos de avaliação, etc.). Desenvolver habilidades práticas na formulação de prompts claros, criativos e eficazes. Aplicar os prompts criados na construção de planos de aula e recursos pedagógicos. Estimular a autonomia docente na utilização de tecnologias de apoio à prática pedagógica. Promover a troca de experiências e boas práticas entre os participantes, fortalecendo a colaboração e a inovação no planejamento educacional.
Metodologia
Inicialmente será formada uma equipe de trabalho para toda a organização do evento. Depois será realizada uma divulgação pelo CREaD sobre a oficina e disponibilizado um formulário de intenção em participar da ação. Serão ofertadas 200 vagas para a oficina e a forma de seleção será por ordem de inscrição. Os selecionados serão avisados previamente sobre a data, horário e forma de acesso que será realizada através do meet com posterior divulgação da gravação no YouTube do CREaD na playlist dedicada ao projeto de Cultura EaD cuja ação faz parte. A oficina será realizada no formato online, por meio da plataforma Google Meet, de maneira dinâmica e interativa. A metodologia combina exposição teórica, análise de exemplos práticos e atividades aplicadas, permitindo que os participantes compreendam os conceitos fundamentais na elaboração de prompt para seu fazer docente. Ao final, os participantes receberão certificado de participação.