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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto intedisciplinar- aulões preparatório para o ENEM e para o vestibular da UECE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
17/10/2025
Previsão de Fim:
05/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fabiana Lima Abreu
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aluisio Silva de Oliveira Filho Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Cristianne Sousa Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Denise Magalhaes Dutra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Diego Gadelha de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Fabiana Lima Abreu IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 17/10/2025 05/12/2026
Felipe Alves de Brito Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Francisca Tarcicle Pontes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Gabriel Angelo Moura Silva Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Geane Oliveira dos Santos Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Janieyre da Silva Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/10/2025 05/12/2026
João da Costa Lima Filho Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Joao Paulo Bandeira de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Kiara Lima Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Lucas Costa Brilhante Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Marcio Monteiro Cunha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Mateus da Silva Amaral IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 17/10/2025 05/12/2026
Romulo Cavalcante Marinho de Castro Filho Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Vitória de Souza Bezerra Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Wildson Ramon de Lima Brito Universidade Estadual do Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 17/10/2025 05/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto interdisciplinar aulões preparatórios para o ENEM e a UECE se posiciona como importante estratégia acadêmica que reune ensino e extensão. A prática por meio de simulados e aulões visa reduzir a ansiedade e o nervosismo, criando um ambiente de preparação mais seguro. Outrossim, o retorno sobre os desempenhos nos simulados possibilita que cada participante reconheça suas áreas de melhor desempenho e os pontos a melhorar, promovendo uma aprendizagem eficiente. Ademais, a abertura do projeto ao público externo cria oportunidades de interação com estudantes de diferentes contextos, promovendo a troca de experiências e ampliando o alcance da iniciativa. Por fim, o projeto deve contribuir para a formação cidadã dos estudantes, indo além da preparação técnica para exames. Ao trabalhar temas como sustentabilidade, urbanização, conflitos geopolíticos e desigualdades sociais, o projeto estimula uma reflexão crítica sobre questões globais e locais, preparando os participantes para atuar de forma mais consciente e responsável na sociedade. Esses resultados alinham-se aos objetivos de uma educação transformadora, bem como nossos objetivos específicos, que valorizam tanto o desempenho acadêmico quanto o desenvolvimento humano integral.
Justificativa
O Brasil, enquanto Estado-Avaliador, adota o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como um diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando seu ingresso em Universidades – por mais que algumas delas mantenham seus próprios vestibulares e métodos de matrícula. Sob tal ótica, o presente projeto quer incentivar e promover a resolução de questões de Geografia das provas de vestibular: Nosso projeto se justifica ao tomar como base quatro eixos principais: a carga horária reduzida dos cursos técnicos integrados ao médio do IFCE; a relevância das várias áreas do conhecimebto no desenvolvimento de competências críticas e estratégias, a necessidade de adequação às demandas dos exames de acesso ao ensino superior (ENEM e vestibular da UECE, em nosso recorte e público-alvo) e o papel inclusivo da educação ao abrir oportunidades para o público interno e externo. As questões do ENEM exigem interpretação crítica e resolução de problemas práticos, muitas vezes apresentadas em gráficos, mapas e textos, reforçando a abordagem interdisciplinar e prática do exame. O vestibular da UECE, por sua vez, dá mais ênfase à um domínio aprofundado dos vários conteúdos, sem a interdisciplinaridade típica do Enem, entre outros. No entanto, nas duas situações há a necessidade do auxílio na organização dos estudos e o incentivo da resolução das questões das várias áreas do conhecimento, para que os alunos possam se preparar para os vestibulares de maneira mais aprofundada. Tendo em vista esse pensamento, é nítido que o presente projeto tem como justificativa – por intermédio de um dos pilares da tríade universitária (extensão) – a emergência de um auxílio aos vestibulandos de Fortaleza, principalmente no que se refere ao ingresso nas Universidades mais conhecidas por esse público.
Público Alvo
Concludentes do ensino médio externo ao IFCE e demais pessoas interessadas em acessar o ensino superior através dos vestibulares trabalhados nesse projeto
Objetivo Geral
Incentivar e promover a resolução de questões para os vestibulares ENEM e UECE, por meio de aulões e simulados, a fim de possibilitar melhores resultados nessas avaliações, ao desenvolver habilidades e estratégias para resolução de questões.
Objetivo Específico
- Identificar os conteúdos mais frequentes e relevantes nas provas do ENEM e da UECE, criando um banco de questões para prática direcionada; - Promover a familiarização dos estudantes com os formatos dos exames através de simulados, com foco em gerenciamento de tempo e resolução de questões; - Fortalecer a capacidade de interpretação e análise dos estudantes.
Metodologia
O planejamento, a divulgação e a execução da atividade aqui proposta organizam-se nas seguintes etapas: 1)Etapas de Execução: a) Grupo de estudo para entendimento sobre os tipos de questões propostas para o ENEM e para o vestibular da UECE, e suas respectivas abordagens e caminhos de resolução; b) Diagnóstico dos conteúdos mais recorrentes no ENEM e no vestibular da UECE, nas várias áreas do conhecimento; c)Montagem do banco de questões dos últimos dez anos de cpnsucro ENEM e vestibular da UECE; d) Planejamento interdisciplinar de cada aulão e) Divulgação dos dias e conteúdos trabalhados em cada aulão através de rede social para alcance de público externo e divulgação interna, nas turmas de ensino médio integrado ao técnico para alcance de público interno e) Avaliação: ao fim de cada semestre letivo, serão aplicados questionários através do google forms, onde os particpantes deverão realizar uma análise qualitativa e quantitativa do projeto a fim de aperfeiçoamos a ação, mas também de subsidiar pesquisas acadêmicas sobre os aulões como estratégia ensino, pesquisa e extensão, considerando a participação e o envolvimento na atividade de bolsistas PIBID/ Geografia da UECE que estão lotados até o fim do projeto no IFCE campus de Fortaleza. 2) Métodos: A metodologia aqui adotada é quali-quantitativa, sendo a abordagem qualitativa referente à percepção dos estudantes quanto ao projeto desenvolvido e, a quantitativa, base do nosso escopo, a partir de levantamento de questões, conteúdos recorrentes, montagem de banco de questões etc. 3) Procedimentos metodológicos no seguinte percurso: a) Levantamento das questões: a partir das provas anteriores em sites como INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e UECE, bem como sites de plataformas de assessoria aos vestibulandos, como o Descomplica. b) Montagem do banco de questões: organizado utilizando-se de software específico para organização de dados, qual seja: Microsoft Excel/Google Sheets. As questões foram organizadas por temas principais e níveis de dificuldade, visando à sistematização e fácil acesso por parte da equipe e dos estudantes. c) Decodificação dos conteúdos e temas das questões: cada questão foi associada aos seus respectivos conteúdos, quando recorrentes nas provas. d) Resolução de questões (aulões e simulados): foram selecionados os temas mais recorrentes; realizou-se uma introdução do tema com conceitos-chave e contextualização prática; resolveram-se questões selecionadas – com explicação detalhada das respostas corretas e abordagem de possíveis armadilhas – e realizaram-se simulados no formato do ENEM e da UECE. e) É também encaminhamento metodológico a orientação, quando dos encontros presenciais com os estudantes (os aulões),quanto bao sistema de cotas, lógica e matemática do SISU, instituições vinculadas ao SISU, dentre outras questões burocráticas de acesso a universidade que também são de ordem prática e ponto central quando da realização dos aulões.