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Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
VII Encontro do NAPNE - Autismo: conhecer para promover acessibilidade no contexto educacional.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
24/09/2025
Previsão de Fim:
24/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Minicurso
Palestra
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Antonio Alan Vieira Cardoso
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Alan Vieira Cardoso IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 12 24/09/2025 24/09/2025
Georgia Barguil Colares IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/09/2025 24/09/2025
Heryksen Wolds Maciel da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 24/09/2025 24/09/2025
Julliano Cruz de Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 24/09/2025 24/09/2025
Marcia Campos de Moura Fe IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 24/09/2025 24/09/2025
Sâmia de Lima Mauricio IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 24/09/2025 24/09/2025
Victor Erick Lucena Nobre IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/09/2025 24/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O VII Encontro do NAPNE - "Autismo: conhecer para promover acessibilidade no contexto educacional" será desenvolvido no âmbito das atividades do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE campus Morada Nova e nasce do intuito de propiciar maior conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista e a inclusão educacional de pessoas com autismo, criando oportunidades para a comunidade interna e externa do campus Morada Nova compreender e agir no sentindo da inclusão e promoção de direitos. O NAPNE do campus Morada Nova desenvolve ações há pouco mais de 10 anos no município de Morada Nova e tem como uma de suas referências atuar na quebra de barreiras atitudinais, comportamentos que podem ser um dos maiores entraves à constituição de uma sociedade com igualdade de oportunidades para todas as pessoas. A temática do autismo tem sido cada vez mais pertinente no cotidiano educacional e incluir tais temáticas dentro da atuação do NAPNE é uma ferramenta de mudança atitudinal da comunidade muito importante. O evento tem como objetivos apresentar noções básicas sobre o autismo, discutir experiências de inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista, em diferentes níveis de ensino, e introduzir estratégias de avaliação da aprendizagem de pessoas com autismo.
Justificativa
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, a partir do último Censo em 2022 (IBGE, 2025), que o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência e que essa população tem uma taxa de analfabetismo quatro vezes maior que a população de pessoas sem deficiência. O Nordeste é apontado como a região com o maior percentual de pessoas com deficiência (19,5%). Em Morada Nova, de acordo com dados do Painel de Informação do Cadastro da Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará, o município apresenta o total de 1506 pessoas com deficiência cadastradas (SAÚDE DIGITAL, 2025). Deste quantitativo geral: 202 são pessoas com deficiência visual, 132 pessoas com deficiência auditiva/surdez/surdo, 375 pessoas com deficiência intelectual, 569 pessoas com deficiência física, 35 pessoas com deficiência mental, 58 pessoas com Transtorno do Espectro Autista, 135 pessoas com deficiência múltipla. Vale ressaltar que, neste quantitativo, são consideradas apenas as pessoas cadastradas por meio da Plataforma IntegraSUS do Governo do Estado do Ceará. Voltando aos dados do IBGE, é revelado que em 2022, apenas 7,4% das pessoas com deficiência haviam concluído o ensino superior, contra 19,5% das pessoas sem deficiência. O Censo Demográfico 2022 identificou ainda 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA), o que corresponde a 1,2% da população brasileira. O Instituto indicou que quase metade das pessoas com diagnóstico de autismo estava no grupo sem instrução e fundamental incompleto (IBGE, 2025a). Os dados apresentados demonstram, dentre vários outros aspectos, que a inserção educacional de pessoas com deficiência no geral e com TEA é um desafio. Neste sentido o evento em tela procura abordar uma necessidade real: inclusão de pessoas com deficiência e, mais especificamente, com TEA nas instituições de ensino. A promoção do evento é uma busca de tornar a instituição mais preparada para lidar com todas as pessoas que buscarem seus bancos para se formarem e incutir na comunidade local atitudes e ideias de promoção de uma cultura de inclusão.
Público Alvo
Profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social e demais pessoas interessadas no campo da inclusão educacional de pessoas com autismo. Expectativa de número de pessoas da comunidade externa beneficiada: 80 pessoas.
Objetivo Geral
Apresentar conhecimentos e experiências sobre o autismo e a inclusão de pessoas com autismo no ambiente educacional.
Objetivo Específico
Apresentar noções básicas sobre o autismo; Discutir experiências de inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista, em diferentes níveis de ensino, e; Introduzir estratégias de avaliação da aprendizagem de pessoas com autismo.
Metodologia
O VII Encontro do NAPNE - "Autismo: conhecer para promover acessibilidade no contexto educacional" – será realizado no dia 24 de setembro de 2024, no auditório do IFCE campus Morada Nova. A atividade será com composta de palestra inicial com noções essenciais sobre o autismo. Depois se formará uma mesa redonda com o relato de experiências de profissionais docentes, de diferentes níveis de ensino, sobre os desafios da inclusão de pessoas com TEA. Na segunda parte do evento será realizado um minicurso que apresentará estratégias de avaliação da aprendizagem de estudantes com autismo. O evento está sendo organizado coletivamente pelos membros do NAPNE e conta com o apoio da Direção Geral, Coordenadoria Técnico-pedagógica e Departamento de Administração e Planejamento do campus. A divulgação do evento é será realizada por meio das redes sociais, envio de e-mails e convites presenciais às instituições públicas de educação, saúde e assistência social da cidade de Morada Nova. A inscrição dos participantes ocorrerá por meio de site do evento ou no dia do evento, no credenciamento. As atividades do evento serão avaliadas por meio de formulário de avaliação, a ser respondido pelos participantes ao final do evento. As respostas serão consideradas na avaliação final do evento que será conduzida pelos membros do NAPNE.