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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
30/09/2025
Previsão de Fim:
30/09/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Atividades Realizadas:
Apresentação
Nome do Responsável:
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/09/2025 25/09/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palestra “Os desafios para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual” propõe-se a ser um espaço de diálogo, reflexão e formação sobre as barreiras enfrentadas por estudantes com deficiência intelectual no contexto educacional brasileiro, especialmente no ensino médio e técnico. A atividade busca promover a conscientização, sensibilização e troca de experiências entre a comunidade acadêmica do IFCE e a sociedade civil, com o intuito de fortalecer práticas inclusivas, éticas e efetivas. A partir de abordagens teóricas, relatos de experiência e dados atuais, pretende-se contribuir para a construção de uma educação verdadeiramente acessível e equitativa.
Justificativa
A exclusão de estudantes com deficiência intelectual não é apenas uma questão de infraestrutura, mas, sobretudo, de cultura escolar, formação docente e políticas públicas efetivas. Muitos profissionais da educação, mesmo com boa vontade, sentem-se despreparados para lidar com as especificidades desses estudantes. Famílias, por sua vez, enfrentam dificuldades de acesso à informação e ao apoio institucional. O IFCE, enquanto espaço de formação técnica e humana, deve assumir protagonismo na promoção da inclusão, não apenas em suas salas de aula, mas também como articulador de redes de apoio e formação na comunidade externa. Esta palestra justifica-se pela urgência de se discutir práticas pedagógicas inclusivas, desconstruir preconceitos, apresentar recursos e estratégias eficazes, e fortalecer a corresponsabilidade entre escola, família e sociedade na garantia do direito à educação. Além disso, o evento atende às diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação do Ceará, que preveem a formação continuada de professores e a universalização do atendimento educacional especializado.
Público Alvo
Professores da rede pública e privada de ensino básico (especialmente do ensino médio e fundamental II); Gestores escolares; Familiares de estudantes com deficiência intelectual; Profissionais de apoio (psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais); Estudantes de graduação em Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e áreas afins de outras instituições.
Objetivo Geral
Promover uma reflexão crítica e propositiva sobre os desafios da inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual, fortalecendo a formação de professores, gestores e familiares por meio do diálogo interdisciplinar e da troca de experiências entre a comunidade acadêmica do IFCE e a sociedade civil.
Objetivo Específico
Apresentar dados atualizados sobre a situação da inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual no Brasil e no Ceará. Discutir os principais obstáculos pedagógicos, arquitetônicos e atitudinais enfrentados por esses estudantes. Compartilhar práticas pedagógicas inclusivas e recursos de acessibilidade comprovadamente eficazes.
Metodologia
A construção da palestra será realizada em parceria com: • O Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE); • Professores da rede pública com experiência em inclusão; • Estudantes com deficiência do próprio IFCE (quando possível e desejável). Reuniões prévias serão realizadas para definir temas prioritários, convidados e formato da atividade, garantindo que a proposta nasça das demandas reais da comunidade. Divulgação • Campanha digital (redes sociais, e-mail institucional, WhatsApp de escolas parceiras); Execução Palestra remota pelo Google Meet no dia 30 de setembro, às 20h; Estrutura da Palestra 1. Palestra expositiva-dialogada (50 min) realizada pelo prof. Carlos Cruz Recursos utilizados • Legendagem em tempo real (CART); • Material impresso em fonte acessível. Avaliação • Durante o evento: Aplicação de formulário rápido de satisfação (presencial e digital). • Após o evento: Envio de questionário online para avaliar impacto, sugestões e interesse em continuidade. • Reunião de equipe: Análise qualitativa e quantitativa dos feedbacks, elaboração de relatório e planejamento de ações futuras (ex: oficinas, grupo de estudos, pesquisa de campo). Resultados Esperados • Sensibilização de no mínimo 50 participantes sobre os desafios da inclusão; • Coleta de pelo menos 30 demandas concretas para futuros projetos; • Estabelecimento de 3 novas parcerias institucionais (escolas, associações).