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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PRODUZINDO AUTONOMIA: A PRODUÇÃO ARTÍSTICA COMO ALIADA NA REFLEXÃO DO PAPEL SOCIAL DO ADOLESCENTE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
06/10/2025
Previsão de Fim:
06/04/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ubajara
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Thalita Pacheco Cornelio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alícia Silva dos Reis IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Aline Nunes Paiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2025 06/04/2026
Ana Beatriz Fernandes Marcelo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Ana Clara Gomes Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Ana Dávila Lira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Ana Luisa Carneiro Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Ana Valquiria Vasconcelos da Fonseca Brandao IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2025 06/04/2026
Ana Vitória Oliveira Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Antonia Gislaine Brito Marques Albuquerque IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2025 06/04/2026
Antonia Samille da Silva Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Antônia Vivian Moreira Loiola IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Antonio Ryanderson Silva Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Carlos Eduardo de Araújo Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Carlos Eduardo Queiroz Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Carolina Carvalho de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Daniel Lopes Rodrigues Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Erica Milo de Freitas Felipe Rocha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2025 06/04/2026
Felipe dos Santos Feitoza de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Francisca Renata Ventura Tenorio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2025 06/04/2026
Gustavo Gomes Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Isabelle Magalhães Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Isabelle Melo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
José Allan Paiva da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Julio Pereira de Sousa Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Kyara Vitória da Cunha Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Lucio Gutemberg Araujo de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Maisa Joelma da Silva Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Maria Amarylis Barbosa Tomás IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Maria Letícia da Silva Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Miguel Fernandes Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Naciel Mendes Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Natalia Rocha Sucupira Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/10/2025 06/04/2026
Rai de Paulo Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Renato Igor Silva de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Ryan Araújo Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Sara Kalyne de Sousa Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Sara Letícia do Vale Azevedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Sophia Moura Franca IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Thalita Pacheco Cornelio IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 3 06/10/2025 06/04/2026
Victor Matheus Almeida de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/10/2025 06/04/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A adolescência é um período de muitos desafios para aqueles que a vivenciam e para quem convive. As mudanças rápidas, o desejo de independência, a passagem para a fase adulta, pode confundir e gerar conflitos com as figuras de autoridade, mas também do adolescente consigo e com seus pares. Ao mesmo tempo, este é um momento importante na formação moral do indivíduo e na construção de uma autonomia na tomada de decisões e construção ética do sujeito. Aqui, utiliza-se do conceito de Piaget, quando este defende que a autonomia seria a capacidade do sujeito de não apenas obedecer normas, mas criar as próprias, pois compreende que estas mudam com o tempo, em cada grupo, dentre outras questões. Assim, o sujeito não mais obedece por temer a hierarquia, ou apenas por segui-la, mas as relações de amizade influenciam a moral, e o indivíduo começa a tratar o outro de forma recíproca, como gostaria de ser tratado (FREITAS, 2002). Ressalta-se, porém, que esta reciprocidade não é possível apenas entre amigos ou semelhantes. “A reciprocidade nas relações de amizade é uma tendência espontânea do sujeito; na ação moral, uma obrigação. Em uma relação de respeito mútuo, o sujeito não pode, ao mesmo tempo, valorizar o outro e agir de maneira tal que seja desvalorizado por ele” (FREITAS, 2002, p. 20). E uma vez que o sujeito desenvolva sua consciência moral, este outro do qual se fala é todo ser humano. Logo, atribui-se aos demais seres humanos uma escala de valores tal qual a si mesmo. Isto é raro na atual sociedade competitiva, em que interesses individuais predominam (FREITAS, 2002). Mas ao mesmo tempo, é importante que se busque o desenvolvimento desta moral autônoma. Dessa forma, compreender a adolescência como uma etapa de intensas transformações implica reconhecer a relevância de práticas educativas que favoreçam o diálogo, a empatia e a construção de valores compartilhados. Estimular a autonomia moral, como propõe Piaget, significa preparar o jovem para além das exigências imediatas da convivência escolar, possibilitando que ele desenvolva senso crítico, capacidade de respeitar as diferenças e responsabilidade por suas escolhas, elementos fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com uma sociedade mais justa e solidária.
Justificativa
O período da adolescência traz consigo inúmeros desafios relacionados ao autoconhecimento, à convivência em grupo e à construção de valores que orientam a vida em sociedade. No ambiente escolar, esses desafios muitas vezes se manifestam em conflitos, atitudes preconceituosas ou desrespeitosas, que afetam diretamente a saúde mental dos estudantes e comprometem a qualidade das relações interpessoais. Diante desse cenário, torna-se necessário criar estratégias educativas que não apenas coíbam comportamentos nocivos, mas que promovam a reflexão crítica, a empatia e o respeito às diferenças. A proposta apresentada busca responder a essa necessidade, oferecendo aos adolescentes um espaço de expressão criativa no qual possam analisar suas próprias atitudes, discutir questões relevantes do convívio social e propor alternativas para uma convivência mais saudável. Ao utilizar a produção artística como ferramenta, amplia-se a possibilidade de diálogo e sensibilização, já que a arte permite traduzir sentimentos, opiniões e críticas de forma acessível e transformadora. Além disso, a culminância do projeto em um evento aberto à comunidade escolar e às famílias reforça o papel da escola como espaço de formação integral, capaz de unir aprendizagem acadêmica, prática técnica e desenvolvimento humano. Dessa forma, a intervenção justifica-se por contribuir não apenas para a prevenção de conflitos, mas também para a construção de uma cultura de paz, de respeito e de valorização da diversidade, preparando os adolescentes para atuarem como cidadãos conscientes, responsáveis e solidários.
Público Alvo
Famílias dos estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do ano de 2025. Convidados e público participante da culminância do projeto. Sociedade em geral, pela promoção de valores como respeito, empatia e valorização da diversidade.
Objetivo Geral
Refletir sobre o impacto de comportamentos individuais na saúde mental de terceiros.
Objetivo Específico
Identificar comportamentos danosos e saudáveis para a vivência em comunidade; Analisar os próprios comportamentos; Propor estratégias para a escola promover comportamentos saudáveis entre os estudantes.
Metodologia
Metodologia O projeto será apresentado à Coordenação de Assistência Estudantil e Direção de Ensino, para aprovação. Após esta etapa, a proposta será encaminhada à coordenação do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio para aprovação e mediação de contato com os professores. Sugere-se a implantação do projeto articulada a disciplinas. 3.1 Recursos Humanos O projeto contará com a participação da Psicóloga da Assistência Estudantil, da coordenadora do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, de três professoras da área propedêutica e duas professoras da área técnica. As docentes da área técnica ficarão responsáveis pela orientação dos alunos na produção do coffee break e organização dos eventos de apresentação dos materiais produzidos durante o projeto. Os demais servidores irão orientar os estudos sobre as temáticas atreladas ao desenvolvimento moral dos alunos e a produção dos materiais sobre estas. 3.2 Etapas de Execução Outubro/2025 Estudos das temáticas abordadas no projeto; Novembro/2025 Produções artísticas; Show de talentos com apresentações ao público externo; Dezembro/2025 Rodas de conversa abertas ao público externo, para socialização dos aprendizados sobre os temas; Avaliação da primeira etapa do projeto; Janeiro/2026 Planejamento da segunda etapa do projeto; Fevereiro/2026 Alunos do 2º ano do Ensino Médio turma 2025-2027 trabalham os temas com os alunos do 1º ano do Ensino Médio turma 2026-2028; Março/2026 Apresentação ao público externo (alunos do 9º ano de escolas convidadas); Produção do relatório; Abril/2026 Entrega do relatório. 3.3 Métodos Este projeto visa a produção de materiais artísticos pelos alunos das turmas de 1º ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, (turmas 2025-2027 e 2026-2028) englobando temáticas que já estiveram no centro de problemáticas envolvendo os discentes do ano atual. Os materiais devem ser produzidos para realização de evento educativo com a comunidade externa, de modo a abordar os temas de forma acessível. Os alunos serão divididos em grupos e deverão, nos materiais produzidos, abordar a temática envolvida, respondendo às seguintes questões: O que é/Do que se trata? Vocês costumam ver essa prática no dia a dia da nossa cidade(s)? E na escola? É uma prática fácil de identificar ou pode passar despercebida? Como esta prática se articula com a segunda discussão sugerida? Sugiram estratégias para que as escolas de Ensino Médio promovam comportamentos saudáveis entre os estudantes, considerando as temáticas estudadas. Os alunos podem utilizar variadas estratégias artísticas para falar sobre o que aprenderam, como peças, paródias, documentários, pinturas, dentre outras. As produções artísticas serão orientadas pela professora de Artes. Os grupos não serão divididos livremente, mas sugeridos pela equipe gestora do projeto, e estes devem estar de acordo com os conflitos e demandas com os quais os discentes já se envolveram. Os grupos contarão com orientações individualizadas. Toda quinta à tarde, os alunos poderão buscar o serviço de Psicologia para orientações e discussões sobre o que tem pesquisado e como está sendo a montagem dos materiais para a culminância. Também podem buscar ajuda nos horários de atendimento dos professores. Cada grupo será direcionado a uma orientadora, mas todos poderão buscar espontaneamente qualquer pessoa envolvida no projeto para orientação. 3.4 Temáticas e grupos As temáticas que os adolescentes deverão abordar no projeto estão descritas a seguir. Cada uma é seguida de discussões com as quais cada temática deve se articular. Há também uma coluna com os alunos que deverão trabalhar cada uma, e outra com o membro da equipe do projeto que orientará mais diretamente a temática. TEMA ARTICULAÇÃO GRUPO ORIENTAÇÃO Racismo Saúde mental dos adolescentes Daniel, Carlos Eduardo de Araújo, Carlos Eduardo Queiroz, Maria Amarylis Prof.ª Gislaine LGBTFobia e Machismo Saúde mental dos adolescentes Antônia Vivian, Carolina, Lúcio Gutemberg, Renato Igor Psic. Thalita Capacitismo Benefícios da inclusão social de pessoas com deficiência para as pessoas sem deficiência Sophia França, Felipe dos Santos, Isabelle Melo, José Allan Psic. Thalita Preconceito Religioso e liberdade de crença Relação deste com outros preconceitos Ana Clara Gomes, Victor, Júlio, Gustavo Gomes, Naciel Mendes Prof.ª Gislaine Fofoca e fake news Saúde mental de quem é alvo da fofoca Maria Letícia, Miguel Fernandes, Ana Luísa, Maísa Prof.ª Aline Padrões de Beleza impostos socialmente, críticas e autoestima Saúde mental dos adolescentes Ana Beatriz, Antônia Samille, Sara Letícia, Ryan Prof.ª Aline Respeito, empatia e Gentileza Desenvolvimento moral e Saúde mental Alícia Silva, Isabelle Magalhães, Rai de Paulo, Ryanderson Prof.ª Renata Convivência em grupo, mediação de conflitos e cultura de paz Mundo do trabalho Ana Dávila, Ana Vitória, Sara Kalyne, Kyara Prof.ª Renata 3.5 Procedimentos e Técnicas Inicialmente, os alunos da primeira turma de 1º ano do Ensino Médio (2025-2027) serão divididos em grupos e estudarão os temas com a orientação das servidoras envolvidas no projeto. Em seguida, estes irão preparar produções artísticas para trabalhar os temas de maneira educativa com a comunidade externa. Estas serão apresentadas ainda no de 2025. Diante dos conhecimentos adquiridos, serão realizadas rodas de conversa, em que os discentes poderão socializar o aprendido sobre os temas com a comunidade externa. Estas também servirão de avaliação da primeira etapa do projeto. Em 2026, os alunos, agora no 2º ano, irão trabalhar as temáticas com a turma de 1º ano do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio (2026-2028). Juntos, com a orientação dos servidores, os discentes irão preparar um novo show de talentos, em que farão a apresentação dos materiais produzidos para alunos do 9º ano de escolas municipais convidadas. Em seguida, a equipe irá elaborar o relatório do projeto, momento em que tecerá discussões com a avaliação da segunda etapa e do projeto como um todo.