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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ENTOMOLOGIA E ENSINO: APLICAÇÃO DE CAIXAS ENTOMOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Educação no Campo
Data de Início:
08/10/2025
Previsão de Fim:
05/10/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
240
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Reivany Eduardo Morais Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Kecia Karoline Lima da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 08/10/2025 05/10/2027
Maria Sara Maia Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 08/10/2025 05/10/2027
Raissa Targila de Freitas Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 08/10/2025 05/10/2027
Reivany Eduardo Morais Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 08/10/2025 05/10/2027
Suyane Rodrigues Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 08/10/2025 05/10/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE Campus Limoeiro do Norte caracteriza-se por trabalhar o ensino, a pesquisa e extensão voltados para as demandas dos arranjos locais. O projeto de extensão "Entomologia e Ensino: Aplicação de Caixa Entomológica no Ensino de Ciências" visa contribuir com a melhoria do ensino de ciências biológicas, ecologia, zoologia e educação ambiental nas escolas públicas e privadas da região, por meio da produção, apresentação e doação de caixas entomológicas. Coleções entomológicas desempenham papel essencial para o estudo dos insetos. Os dados - quando organizados, georeferenciados e sistematizados - fornecem informações fundamentais para vários estudos, tais como padrões de distribuição geográfica, biodiversida-de, ciclos biológicos, controle de pragas, exigências ecológicas, mudanças ambientais e saúde humana (CAMARGO, 2005). A proposta busca aliar o conhecimento técnico da entomologia à prática pedagógica, oferecendo às escolas um recurso didático visual e concreto para o estudo dos insetos, promovendo maior interesse e compreensão dos conteúdos relacionados à biodiversidade e aos artrópodes. As caixas entomológicas serão confeccionadas por uma equipe composta por quatro estudantes extensionistas, sob orientação docente, envolvendo as etapas de coleta, montagem, conservação e identificação básica dos insetos. Como parte das ações do projeto, está prevista uma apresentação didática das caixas entomológicas diretamente aos alunos das escolas beneficiadas, conduzida pelos estudantes extensionistas. Nesses momentos, eles explicarão a importância dos insetos nos ecossistemas, as características dos grupos representados nas caixas, e como esse material pode ser utilizado em sala de aula como apoio ao ensino de Ciências. Essa atividade busca não apenas entregar o material, mas também criar um momento de interação, troca de saberes e estímulo à curiosidade científica dos alunos. Essa ação extensionista reforça o compromisso da instituição com a democratização do conhecimento científico, a valorização da biodiversidade local e o apoio à formação educacional da comunidade.
Justificativa
O ensino de ciências na educação básica frequentemente enfrenta limitações relacionadas à falta de recursos didáticos concretos e acessíveis, o que pode dificultar a aprendizagem de conteúdos mais específicos. Em especial, o estudo dos insetos – grupo mais diverso do reino animal – é muitas vezes abordado de forma superficial nas escolas, com pouco ou nenhum contato dos alunos com exemplares reais. A utilização de caixas entomológicas como material pedagógico permite uma abordagem mais interativa e visual, promovendo o interesse dos estudantes e facilitando a compreensão dos conteúdos. Além disso, esse tipo de recurso contribui para a valorização da biodiversidade local, promovendo a educação ambiental e o senso de pertencimento à realidade ecológica da própria região. Nesse contexto, o presente projeto justifica-se pela necessidade de aproximar o conhecimento científico da comunidade escolar, ao mesmo tempo em que promove o protagonismo dos estudantes extensionistas na difusão do saber. A produção e doação das caixas entomológicas, associadas à mediação ativa dos estudantes extensionistas durante a apresentação nas escolas, possibilitam um momento de troca de saberes com a comunidade, sensibilização científica e fortalecimento das práticas pedagógicas no ensino de ciências biológicas, ecologia, zoologia e educação ambiental. A ação também está alinhada aos princípios da extensão institucional, ao promover a interação transformadora entre a instituição e a comunidade, valorizando o compromisso social da educação superior e estimulando o engajamento dos estudantes em atividades de impacto comunitário.
Público Alvo
Serão beneficiadas pelo projeto no mínimo doze escolas no período de vigência de 24 meses.
Objetivo Geral
Promover o ensino e a popularização da entomologia por meio da produção, apresentação e doação de caixas entomológicas como recurso didático complementar ao ensino de Ciências em escolas públicas e privadas da região.
Objetivo Específico
Confeccionar caixas entomológicas com exemplares coletados, identificados e organizados de forma didática; Estimular o interesse dos alunos da educação básica pelo estudo dos insetos e da biodiversidade; Desenvolver material complementar explicativo para uso pedagógico das caixas nas escolas; Capacitar os bolsistas extensionistas em técnicas básicas de entomologia, conservação de espécimes e comunicação científica; Realizar visitas às escolas beneficiadas para apresentação das caixas e mediação educativa junto aos alunos; Fortalecer o vínculo entre a instituição e a comunidade escolar, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Metodologia
A execução do projeto será dividida em cinco etapas principais: planejamento interno, mobilização externa, produção das caixas entomológicas, execução das intervenções nas escolas e avaliação das ações realizadas. Cada uma dessas etapas contará com a participação ativa da equipe de estudantes extensionistas, sob orientação docente, garantindo o envolvimento coletivo e a responsabilidade compartilhada. A primeira etapa, que trata do planejamento das ações pela equipe, iniciará com reuniões de planejamento entre o coordenador orientador e os quatro estudantes extensionistas. Nessas reuniões serão definidos os papéis de cada membro da equipe, o cronograma detalhado das atividades, os materiais necessários e as estratégias para a coleta, montagem e conservação dos insetos. Também serão discutidas as abordagens didáticas que serão utilizadas durante as apresentações nas escolas. Durante essa fase, os estudantes receberão orientação básica em técnicas entomológicas, taxonomia simples de insetos, conservação de espécimes e comunicação científica para mediação com o público escolar. Na segunda etapa, que trata da mobilização externa, será realizada a busca das escolas interessadas em receber o projeto. A busca e contato serão feitos por meio dos seguintes canais: contato direto com a direção de escolas públicas e privadas da região; envio de ofício digital ou impresso apresentando o projeto; divulgação interna na instituição de ensino (para maior alcance e apoio logístico). Na terceira etapa, que trata da execução das ações de produção, após definidas as escolas parceiras será iniciada a confecção das caixas entomológicas. Essa etapa incluirá: coleta de insetos em ambientes naturais e urbanos, respeitando princípios éticos e ambientais; identificação taxonômica básica dos exemplares; montagem dos espécimes com alfinetes e etiquetas; organização das caixas por ordem ecológica; e elaboração de material de apoio, como guia com informações científicas e instruções pedagógicas. Concluída a etapa anterior, como quarta etapa e de intervenção nas escolas, será realizada a entrega e apresentação das caixas entomológicas. Cada entrega será acompanhada de uma apresentação educativa realizada pelos estudantes extensionistas, voltada aos alunos e professores. Nessa atividade, os extensionistas apresentarão as principais ordens de insetos, discutirão suas funções ecológicas e explicarão o uso didático da caixa no contexto do ensino de ciências. No momento de apresentação haverá espaço para perguntas, interação e troca de experiências com os estudantes da escola. Na última etapa, será feita de forma contínua e participativa a avaliação do projeto, envolvendo tanto a equipe executora quanto os participantes externos. Serão utilizados os seguintes instrumentos: autoavaliação da equipe extensionista, por meio de reuniões reflexivas ao final de cada visita, com registro dos pontos fortes e aspectos a melhorar; formulário de avaliação simples aplicado a professores e gestores das escolas participantes, para medir a satisfação com o projeto, a utilidade do material e sugestões para futuras ações; registro fotográfico e relatórios descritivos, elaborados pelos estudantes extensionistas após cada intervenção, para documentar a execução das atividades e seus impactos; e o relatório final de avaliação, reunindo todos os dados e reflexões sobre a experiência, que será utilizado para orientar possíveis edições futuras do projeto.