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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I Diálogos no Ensino: caminhos para aulas de Matemática na perspectiva inclusiva
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
15/10/2025
Previsão de Fim:
15/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
24
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Maranguape
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Apresentação
Oficina
Nome do Responsável:
Francisco Jucivanio Felix de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Paula Feitoza Ferreira Santiago IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/10/2025 15/11/2025
ANTONIA EDNA VIANA FREIRES IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/10/2025 15/11/2025
Cátia Menezes Carneiro Siebra IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/10/2025 15/11/2025
Francisco Jucivanio Felix de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 15/10/2025 15/11/2025
Heloísa Barreto Guedes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/10/2025 15/11/2025
Joelma Nogueira dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/10/2025 15/11/2025
MARIA VERÔNICA ALVES DE LIMA IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/10/2025 15/11/2025
Quezia Melo Martins IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 15/10/2025 15/11/2025
Tiago Gadelha de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/10/2025 15/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este evento de extensão terá como foco promover reflexões e práticas voltadas à educação inclusiva no ensino de Matemática na educação básica no municipio de Maracanaú/CE, por meio de encontros formativos e oficinas que estimulem o diálogo entre os futuros professores e docentes em exercício na área de Ciências e Matemática. A iniciativa contribuirá para uma escuta ativa e atuação pedagógica mais sensível e adaptada às diversidades presentes na sala de aula, com ênfase nas necessidades educacionais específicas e o ensino de Matemática diálogico.
Justificativa
A presença de estudantes com deficiência na educação básica exige que professores estejam preparados para desenvolver práticas acessíveis e significativas. No entanto, muitos docentes e licenciandos relatam carência de formação específica na área, o presente evento surge, portanto, como um espaço formativo e colaborativo para construir conhecimentos e práticas inclusivas no ensino de Matemática.
Público Alvo
Estudantes de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química e docentes da Educação Básica que atuam com o ensino de Matemática na rede pública de ensino de Maracanaú/Ce.
Objetivo Geral
Promover a formação de professores para a prática da educação inclusiva no ensino de Matemática, incentivando o uso de metodologias adaptadas e sensíveis à diversidade dos educandos.
Objetivo Específico
Favorecer o diálogo entre teoria e prática sobre inclusão no contexto da sala de aula de Matemática; Desenvolver e socializar estratégias pedagógicas acessíveis para alunos com deficiência.
Metodologia
• Aplicação de questionários diagnósticos; • Realização de rodas de conversa e oficinas interativas; • Estudo de legislação e diretrizes da educação inclusiva; • Produção colaborativa de sequências didáticas adaptadas; • Avaliação contínua das atividades.