Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
A AGRICULTURA MODERNA, SEMIÁRIDO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL: capacitação de jovens da rede pública municipal de ensino para gerenciamento e comercialização da produção da agricultura familiar
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
23/01/2020
Previsão de Fim:
23/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Viviane Brito Viana
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fabricia Keilla Oliveira Leite IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 12 03/03/2020 23/12/2020
Francisca Angelia de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 23/01/2020 23/12/2020
José Henrique de Brito IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 23/01/2020 23/12/2020
Maria Regilene Goncalves de Alcantara IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/03/2020 23/12/2020
Rudá Ribeiro Grangeiro Brito IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 23/01/2020 23/12/2020
Viviane Brito Viana IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/01/2020 23/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto tem como objetivo incentivar os jovens da rede pública municipal de ensino da Microrregião do Cariri cearense, a participarem e auxiliarem na produção e comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar por meio da capacitação dos mesmos no manuseio de ferramentas tecnológicas e de comercialização. As capacitações serão realizadas por meios de cursos e oficinas. Os cursos e oficinas serão ministrados por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Juazeiro do Norte e supervisionados por servidores, docente ou técnicos administrativos, da referida instituição.
Justificativa
As comunidades rurais da região do Cariri cearense tem como a principal atividade geradora de renda a criação rudimentar de pequenos rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos, galinha caipira e suínos. Na agricultura predomina o plantio de milho, feijão, fava, algodão e mandioca, sendo a produção concentrada no término do período chuvoso. Grande parte da produção animal é consumida pelos próprios assentados e o excedente, juntamente com a produção vegetal é comercializada na sede do município, em feiras semanais. A comercialização dos produtos é feita individualmente, onde cada produtor vende para o atravessador sua produção sem qualquer conhecimento do custo de produção daquele produto, desta forma não sabe se o preço pago é condizente para cobrir os seus custos e gerar algum lucro. Com a falta de gestão e organização para comercialização tem-se uma redução do poder aquisitivo pela baixa remuneração do produto, promovendo a inviabilidade de novos investimentos para a melhoria da atividade. Esta situação é recorrente mesmo em anos com uma boa quadra invernosa, sendo agravada em anos com irregularidade das chuvas. Na atual conjuntura da atividade agropecuária dos assentamentos rurais, os jovens estão cada vez mais ausentes na cadeia de produção familiar. Desestimulados pela baixa remuneração e também por não observarem na atividade nenhum atrativo no âmbito de seu desenvolvimento profissional, estes acabam indo em busca de melhores condições de vida nos grandes centros urbanos. Este êxodo da população jovens do campo acarreta em dois grandes problemas sociais: o aumento da população na faixa da miséria das grandes cidades do país e na escassez de mão-de-obra na agricultura. A proposta ora apresentada busca atender ações de apoio à capacitação dos jovens regularmente matriculados nas escolas do ensino público municipal, sedo trabalhados as técnicas de gerenciamento e comercialização da produção agrícola na agricultura familiar. Estas atividades serão realizadas com jovens de 09 a 14 anos de escolas municipais, a serem definidas, na região do Cariri cearense. A ação de capacitação atenderá as necessidades do público beneficiário a partir do potencial constatado pelos diagnósticos participativos, através de treinamentos e oficinas que oportunizarão a compreensão das atividades e interação com os meios de produção e os sistemas de comercializações voltados para a realidade da região.
Público Alvo
Jovens de 09 a 14 anos de escolas públicas municipais, a serem definidas, na região do Cariri cearense.
Objetivo Geral
Os objetivos do presente projeto são: conduzir de forma participativa ações para a formação e capacitação de jovens da rede pública municipal de ensino para gerenciamento e comercialização da produção agrícola com ferramenta de auxílio na gestão e comercialização de produtos da agricultura familiar na Macrorregião do Cariri cearense; estimular atuação pautada na cidadania e na função social dos docentes, técnicos administrativos e discentes do IFCE, respeitando a diversidade cultural e identificando as condições sociais e produtivas da comunidade.
Objetivo Específico
• Realizar treinamentos de forma participativa com os jovens estudantes da rede pública municipal de ensino de cinco escolas da Microrregião do Cariri cearense; • Fortalecer a gestão da produção e a formação de grupos e associações de comercialização através da capacitação dos jovens; • Organizar visitas de intercâmbios dos jovens agricultores ao Laboratório de Gestão Empresarial do IFCE campus Juazeiro do Norte, onde encontrasse instalada o Sistema Mandala de Produção por meio de Energia Solar; • Promover a educação ambiental nos processos produtivos da agricultura familiar por meio dos quais os jovens agricultores constroem valores sociais, conhecimentos e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente.
Metodologia
A metodologia de trabalho tem caráter participativo e educativo, buscando promover a geração e apropriação coletiva de conhecimentos, a construção de processos de desenvolvimento sustentável e a adaptação de tecnologias voltadas para a convivência com o semiárido e a construção de modelos sustentáveis de agricultura. A proposta apresentada atenderá a cinco comunidades rurais da região do Cariri cearense, que passarão por ações de planejamento estratégico. A metodologia de trabalho participativo buscará lidar com situações tão diversas e compreenderá as quatro etapas principais. Etapa 1 – Seleção e treinamento dos bolsistas: Capacitação inicial dos bolsistas objetiva fornecer suporte técnico aos mesmos para desenvolvimento das ações, usando metodologias pedagógicas específicas para abordagem e desenvolvimento das atividades junto aos jovens produtores rurais matriculados na rede pública de ensino. Durante todo o desenvolvimento das ações propostas, os bolsistas terão o acompanhamento dos servidores do IFCE que darão suporte as atividades. Os bolsistas deverão apresentar relatórios das atividades realizadas, e estes serão norteadores ao desenvolvimento das atividades. Etapa 2 – Capacitação dos jovens produtores: Será iniciado o processo de capacitação dos jovens produtores com o fornecimento do embasamento teórico sobre: grupos e organizações voltados para produção, mecanismo de coleta de dados das atividades produtivas, ferramentas de gestão para agricultura familiar, avaliação