Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
XII Semana do Livro e da Biblioteca
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
23/10/2025
Previsão de Fim:
23/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
7
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Convite
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Fatima Elisdeyne de Araujo Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Angelo Augusto Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 23/10/2025 23/10/2025
Fatima Elisdeyne de Araujo Lima IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 4 23/10/2025 23/10/2025
Germana de Sousa Vieira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 23/10/2025 23/10/2025
Gina Eugenia Girao IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 23/10/2025 23/10/2025
Marcela Alves Albuquerque Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 23/10/2025 23/10/2025
Valderlânia de Freitas Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/10/2025 23/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A programação da XII Semana do Livro e da Biblioteca do IFCE campus Morada Nova, um evento concentrado em um único dia, mas de impacto abrangente, projetado para ser um catalisador de conhecimento e inspiração para toda a comunidade acadêmica e externa. Sob o tema: Conexões do Saber - Tecnologia, Cultura e Sensibilidade", a iniciativa oferece um ciclo de palestras e conversas que ligam as fronteiras do saber, a excelência na aprendizagem e o sucesso no mundo do trabalho. A proposta é ir além da celebração tradicional do livro, da leitura e da biblioteca como mero repositório, posicionando como espaço dinâmico de informações e desenvolvimento de experiências cruciais para o futuro.
Justificativa
A realização da XII Semana do Livro e da Biblioteca do IFCE em um formato intensivo de um dia, com programação tripartite (manhã, tarde e noite), justifica-se pela sua urgente relevância social, pessoal e institucional em um cenário de rápidas transformações tecnológicas e alta competitividade no mercado de trabalho. Perspectiva Motivações para a Extensão. Social (Comunidade Externa e Inclusão). A Extensão no IFCE é o elo que democratiza o acesso ao conhecimento especializado, superando barreiras sociais. A proposta aborda temas cruciais – Inteligência Artificial (IA), produtividade e carreira – que são fatores de inclusão ou exclusão no mercado de trabalho. Ao abrir o campus e oferecer clareza sobre o futuro da IA e estratégias (concursos), o evento garante que a comunidade externa, especialmente grupos com menor acesso a esse tipo de informação, possa se qualificar e competir em pé de igualdade, fomentando a mobilidade social. Pessoal (Comunidade Interna e Desenvolvimento). A semana oferece uma formação que vai além da grade curricular. Na era da sobrecarga de informação, a palestra sobre o "cérebro em ação" atende à necessidade pessoal de desenvolver autonomia, foco e saúde mental para o estudo. Já a conversa com egressos de sucesso serve como um poderoso fator motivacional, ajudando estudantes a traçarem metas de carreira realistas e a reduzirem a ansiedade sobre o futuro profissional. É um investimento no soft skill mais importante: a capacidade de aprender com eficácia. A formulação da proposta é determinada por necessidades sociais e educacionais concretas: Aceleração Digital e Escassez de Talentos (IA): Demanda: Compreender a Inteligência Artificial e suas implicações; Necessidade: Alfabetização em IA para se manter relevante no mercado. Relevância: A palestra matutina serve como um serviço de utilidade pública, qualificando a população para a nova economia, aonde a IA é cada vez mais onipresente; Competitividade Acadêmica e Profissional: Demanda: Métodos de estudo mais eficientes e estratégias de carreira; Necessidade: Desenvolvimento de habilidades cognitivas e meta-cognitivas para alto desempenho, seja na graduação, na pós-graduação ou em concursos. Relevância: A biblioteca se posiciona como um centro de desenvolvimento de competências, e não apenas de consulta, impactando diretamente o sucesso acadêmico e profissional dos participantes. Orientação Profissional e Networking: Demanda: Acesso a modelos de sucesso e experiências reais de transição de carreira; Necessidade: Oportunidade de conversa com profissionais já estabelecidos (Egressos) que compartilham a trajetória institucional do IFCE. Relevância: A sessão noturna fortalece o senso de comunidade e retorno social, mostrando o sucesso alcançado a partir da formação no IFCE. Panorama: Problemas e Proposta de Intervenção A intervenção da XII Semana do Livro e da Biblioteca do IFCE é uma resposta direta a problemas identificados nos níveis global, nacional, local e institucional: Nível Panorama e Problema Existente: Mundial/Nacional: Transformação Acelerada do Trabalho pela IA. Estima-se que 74% das empresas brasileiras já utilizam IA, mas a absorção de talentos e a requalificação da mão de obra para essas novas funções é lenta. O risco é o aumento da desigualdade entre a minoria qualificada e a maioria despreparada para a economia digital. Manhã: Palestra sobre Inteligência Artificial. Propósito: Oferecer uma base crítica e prática sobre IA para a comunidade, minimizando o gap de conhecimento e preparando a força de trabalho local para as demandas futuras. Local/Acadêmico: Ineficiência no Processo de Estudo. Estudantes e concurseiros frequentemente enfrentam problemas de foco, memorização e gestão do tempo, o que leva ao estresse, burnout e baixo rendimento, apesar do grande volume de horas dedicadas aos estudos. Tarde: Palestra sobre O Cérebro em Ação: Produtividade e Clareza. Propósito: Disseminar técnicas de estudo baseadas em evidências (neurociência), otimizando o processo de aprendizagem dos participantes e promovendo a saúde cognitiva. Institucional (IFCE): Desconexão entre Teoria e Prática Profissional. A instituição precisa intensificar o elo entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho, validando a qualidade de seu ensino através do sucesso de seus egressos e inspirando a atual comunidade. Noite: Conversa com Egressos Aprovados em Concursos. Propósito: Utilizar o sucesso dos egressos como um referencial de excelência para a comunidade, fechando o ciclo Ensino-Pesquisa-Extensão ao compartilhar experiências e know-how de inserção profissional. Desta forma, a XII Semana do Livro e da Biblioteca se configura como um evento de Extensão essencial, que utiliza o acervo e o conhecimento como ferramentas para a inclusão social e o desenvolvimento profissional, cumprindo, de forma indissociável, a missão do IFCE de atuar como agente transformador da sociedade.
Público Alvo
Egressos
Objetivo Geral
O objetivo geral da proposta é contribuir para a qualificação acadêmica, produtividade nos estudos e inserção profissional dos participantes, posicionando a Biblioteca do IFCE como um centro dinâmico de fomento ao conhecimento de fronteira e ao desenvolvimento de competências essenciais para o mundo de trabalho. Este objetivo se destina, prioritariamente, a todos os sujeitos elencados no Público-Alvo Direto, com um impacto secundário e abrangente sobre o Público-Alvo Indireto.
Objetivo Específico
Os objetivos específicos da ação desdobram o objetivo geral da proposta, detalhando os resultados esperados para cada um dos momentos da programação (manhã, tarde e noite), e garantindo o alinhamento com os pilares de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFCE. I. Relativos à Inovação e ao Mercado de Trabalho (Sessão da Manhã: Inteligência Artificial) 1. Promover a Alfabetização em IA: Apresentar aos participantes os conceitos fundamentais e as aplicações práticas da Inteligência Artificial, desmistificando a tecnologia e demonstrando seu impacto imediato nas diversas áreas de conhecimento e no cotidiano profissional. 2. Fomentar a Discussão sobre o Futuro do Trabalho: Estimular o debate sobre as habilidades (soft e hard skills) que serão essenciais para a empregabilidade na era da IA, alertando para a necessidade de requalificação profissional e o papel da educação continuada. 3. Articular Pesquisa e Sociedade: Conectar as pesquisas e desenvolvimentos acadêmicos do IFCE na área de tecnologia (Pesquisa) com as necessidades informacionais da comunidade (Extensão), posicionando a instituição como referência no debate sobre inovação tecnológica. I. Relativos ao Desempenho Acadêmico e Produtividade (Sessão da Tarde: O Cérebro em Ação) 4. Capacitar em Técnicas de Aprendizagem Eficaz: Fornecer aos estudantes e concurseiros ferramentas e métodos baseados em neurociência para otimizar a memorização, a concentração e a gestão do tempo de estudo, visando o aumento da produtividade e clareza cognitiva. 5. Promover a Saúde Mental e o Bem-Estar. Oferecer conhecimento sobre como a função cerebral e os hábitos diários influenciam o desempenho acadêmico, contribuindo para a prevenção do estresse e do burnout, associados à rotina de estudos. 6. Qualificar o Uso do Acervo Informacional (Ensino): Incentivar a comunidade acadêmica a utilizar os recursos da Biblioteca e da informação de forma mais estratégica e eficiente, integrando o aprendizado com a pesquisa e a organização do conhecimento. III. Relativos à Carreira e Extensão Comunitária (Sessão da Noite: Conversa com Egressos) 7. Inspirar e Orientar Carreiras: Oferecer aos participantes, especialmente aos alunos em fase de conclusão de curso, exemplos concretos e motivadores de sucesso profissional por meio dos depoimentos de egressos aprovados em concursos. 8. Fortalecer o Vínculo Institucional e o Networking (Extensão): Promover a interação entre a comunidade acadêmica atual e os ex-alunos, consolidando a rede de egressos do IFCE e facilitando a troca de experiências práticas sobre a jornada até a inserção no mercado de trabalho. 9. Validar a Qualidade da Formação do IFCE: Evidenciar o sucesso profissional dos egressos como um retorno social e uma validação da excelência da formação oferecida pela instituição, estimulando a confiança dos atuais estudantes e da comunidade externa no potencial do Instituto.
Metodologia
A metodologia da XII Semana do Livro e da Biblioteca foi planejada para garantir a execução eficiente e o alcance dos objetivos específicos em um evento concentrado em um único dia. A intervenção será organizada em três etapas principais (Pré-Execução, Execução e Pós-Execução), utilizando métodos e técnicas que maximizam a participação, a qualidade da informação e o impacto da Extensão. Etapa 1: Pré-Execução (Planejamento e Mobilização) Etapas de Execução Métodos, Procedimentos e Técnicas Resultados Esperados 1.1. Definição Logística e Orçamentária Método: Planejamento Centralizado. Procedimentos: Alocação e reserva de auditórios e salas de apoio (incluindo espaços para coffee break). Definição dos recursos audiovisuais (projetores, sistemas de som e gravação) e da necessidade de link de internet estável para transmissão online. Contratação de serviços de alimentação e coffe breaks. Garantia da infraestrutura física e tecnológica. Otimização do orçamento e cronograma de fornecedores. 1.2. Convocação e Confirmação de Palestrantes Técnica: Comunicação Formal Institucional. Procedimentos: Envio de convites formais aos professores e egressos, especificando o tema, horário e a duração da intervenção. Negociação e confirmação da disponibilidade e dos materiais de apresentação. Confirmação da grade de palestrantes e alinhamento do conteúdo com os objetivos da Semana (IA, Produtividade, Carreira). 1.3. Divulgação e Inscrições Técnica: Marketing Digital e Institucional Segmentado. Procedimentos: Criação de layouts atrativos e cronograma de postagens nas redes sociais do IFCE. Utilização da plataforma institucional para inscrição (garantindo dados para emissão de certificados). Segmentação da divulgação para públicos específicos (grupos de concurseiros para a noite, estudantes para a tarde). Alcance da meta de 100 participantes (presenciais) . Engajamento do público externo (Extensão) e interno (Ensino). 1.4. Preparação da Biblioteca Procedimento: Montagem de um Cantinho da Leitura e Carreira. Técnicas: Curadoria de acervo com livros sobre IA, neurociência, métodos de estudo e preparação para concursos. Preparação de kits de boas-vindas (folders e marcadores de página). Ambientação do espaço para reforçar o papel da Biblioteca como centro de informação e espaço de carreiras. Etapa 2: Execução (Desenvolvimento da Programação) Etapas de Execução Métodos, Procedimentos e Técnicas Foco e Duração (Exemplo) 2.1. Abertura e Sessão Matutina (IA) Método: Palestra Expositiva Interativa. Técnicas: Utilização de recursos visuais (gráficos, vídeos) para ilustrar o panorama global da IA e seus impactos no mercado. Sessão Q&A (Perguntas e Respostas) mediada para estimular o debate. Foco: Pesquisa e Inovação. Duração: 9h00 às 11h30 (2h30). 2.2. Sessão Vespertina (Produtividade) Método: Oficina Teórico-Prática. Técnicas: Apresentação de fundamentos teóricos sobre neurociência da aprendizagem e exercícios práticos guiados (ex: técnicas de Pomodoro ou Active Recall). Distribuição de material de apoio (checklist de estudo). Foco: Ensino e Qualidade de Vida. Duração: 14h00 às 16h30 (2h30). 2.3. Sessão Noturna (Egressos) Método: Roda de Conversa/Painel de Experiências (Formato Extensão). Técnicas: Mediação de um professor para guiar as perguntas. Utilização de perguntas-chave previamente selecionadas para cobrir desde a rotina de estudos até a posse e atuação profissional. Encerramento com networking informal. Foco: Extensão e Carreira. Duração: 18h30 às 20h30 (2h00). 2.4. Acompanhamento Logístico Técnica: Checklist em Tempo Real. Procedimentos: Equipe de apoio monitorando a entrada e saída do público, o funcionamento dos equipamentos, a qualidade da transmissão online e o atendimento no credenciamento. Garantia do fluxo contínuo do evento e solução imediata de imprevistos. Etapa 3: Pós-Execução (Avaliação e Prestação de Contas) Etapas de Execução Métodos, Procedimentos e Técnicas Importância e Impacto Futuro 3.1. Avaliação de Satisfação Método: Pesquisa de Satisfação (Online). Técnicas: Envio de formulário pós-evento (via e-mail ou link no certificado) com questões de múltipla escolha e espaço para sugestões sobre a relevância do tema, qualidade dos palestrantes e logística. Mensuração do impacto e do alcance dos objetivos. Fornecimento de dados concretos para o planejamento da próxima edição. 3.2. Certificação e Prestação de Contas Procedimentos: Emissão dos certificados (com carga horária) para os participantes inscritos. Elaboração do Relatório Final de Extensão, detalhando a execução orçamentária, a meta de público alcançada e os resultados obtidos (Articulação da Extensão). Cumprimento das exigências institucionais e valorização da participação dos sujeitos atendidos. 3.3. Disseminação de Conteúdo Técnica: Criação de Acervo Digital. Procedimentos: Edição e publicação dos vídeos das palestras no canal institucional do IFCE e no site da Biblioteca. Criação de um e-book com highlights e dicas das sessões. Ampliação do alcance (Público Indireto), transformando o conteúdo em material didático de longo prazo, reforçando o papel de Extensão.