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Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PLANTÃO DE REDAÇÃO
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Língua Portuguesa
Data de Início:
22/10/2025
Previsão de Fim:
17/06/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crato
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Pedro Saraiva dos Santos Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Gomes de Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 22/01/2026
Ana Clara Dias Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Barbara Ferreira Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Cicera Helen Ferreira Branco IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Eliane da Silva Bastos IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Hanna Kezya Marques Feitoza IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Heliamara Gonçalves do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Henrique Douglas de Sousa Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Jamilli Pereira Coelho IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Jessica de Oliveira Cabral IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Luana Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Pedro Saraiva dos Santos Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/10/2025 17/06/2026
Rayssa Isabel Lima Neves Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Salete Dantas Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 22/10/2025 26/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Plantão de Redação surge como iniciativa da curricularização da extensão do Curso Licenciatura em Letras do IFCE – Campus Crato e tem como objetivo suprir as lacunas entre a educação básica e os requisitos do ENEM/URCA. Ao oferecer prática contínua de redação nos moldes dissertativo-argumentativos, alinhada às competências do ENEM, o projeto pretende proporcionar um espaço de aprendizagem sistemática, transformação e crescimento para os alunos do ensino médio e a comunidade externa através de um acompanhamento personalizado de correções de redações e orientações semanais além da formação teórica como corretores de redação aos alunos do curso de Licenciatura em Letras do Campus Crato. Espera-se ainda demonstrar como esse laboratório de redação pode contribuir para elevar o desempenho dos estudantes em redação, diminuir desigualdades educacionais e valorizar a formação dos licenciandos em Letras, fortalecendo nossa experiência docente e compromisso com a missão social do ensino.
Justificativa
Historicamente, o ensino superior no Brasil vem passando por diversas transformações e limitações ao longo dos anos, sejam elas de implantação, acessibilidade, políticas ou sociais, e infortunadamente a restrição de acesso a população burguesa brasileira, contudo, somente com a redemocratização do Brasil, em 5 de outubro de 1988, foi possível a reconstrução da autonomia universitária e ampliação de acesso em cunho social, de gênero e racial. Juntamente com a redemocratização, em 1988, foi criado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma prova anual que a priori tinha como objetivo avaliar o sistema educacional brasileiro e conferir mudanças nos currículos do ensino médio, entretanto, apenas em 2004, ensejou o ingresso em universidades, tendo como pré-requisito a conclusão do ensino médio e notas obtidas na prova. Atualmente o Enem atende alguns programas de bolsas governamentais, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sendo o primeiro voltado para universidades públicas e as duas últimas para ensino em universidades privadas. Sendo assim, muitos alunos quando chegam no ensino médio começam a considerar a importância da vida acadêmica e o ingresso no ensino superior, além da preparação para o mencionado Exame nacional do ensino médio (ENEM) e diversos vestibulares, porém, parcialmente para os vestibulandos, nesse processo podem surgir diversas inseguranças e obstáculos, como escassez da prática de escrita, dificuldade em estruturação do texto, em argumentação e a limitação de conhecimentos quanto ao repertório sociocultural e a própria falta de instrução sobre as competências e formas de avaliação da redação. Apesar das adversidades, segundo o GOV, em 2024 o percentual de participação representou um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, isso significa que houve um crescimento nos números de alunos que realizaram o exame, um ponto positivo que nos motiva e nos leva a incentivar e ajudar ainda mais os alunos que decidirem fazer o Enem e os vestibulares, romperem seus medos e limitações quanto a dissertação, visando que o número de ingressos em universidades cresçam. Diante disso, o referido projeto de extensão, intitulado Plantão de Redação, surge primeiramente com o intuito de apoiar e auxiliar alunos do IFCE Campus Crato e comunidade escolar externa em suas produções textuais dissertativas-argumentativas, fornecendo acompanhamento aos estudantes, de modo que ao longo desse processo os mesmo consigam aprimorar suas habilidades de escrita por meio das orientações feitas através do minicurso para atingirem um bom percentual no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Logo, este projeto também visa atender ao vestibular de uma das universidades públicas da região (URCA), fornecendo assim o apoio e auxílio aos alunos que pretendem prestar vestibular para a mesma. Ademais para finalização do projeto será fornecido apoio para os estudantes que já escrevem poemas, rimas e outros. Ao longo do curso proporemos aos participantes a aprimoração da leitura, interpretação de texto, escrita, conhecimento de mundo sobre temas complexos e inovadores, como também trabalhar os descritores avaliados.
Público Alvo
A comunidade externa ao IFCE – Campus Crato será diretamente contemplada pelo Plantão de Redação, sobretudo os estudantes do ensino médio da região do Cariri, que encontrarão um espaço de prática orientada e contínua para o desenvolvimento da escrita dissertativo-argumentativa, requisito fundamental para a aprovação no ENEM, vestibulares como o da URCA e também a Escrita Criativa. O projeto também beneficia escolas públicas e privadas da região, que passam a ter um suporte complementar para seus alunos, além de pais e responsáveis, que acompanham mais de perto o crescimento educacional de seus filhos. Ademais, o Plantão contribui para a redução das desigualdades educacionais, oferecendo oportunidades de formação em redação a jovens que, muitas vezes, não dispõem de acompanhamento especializado. Dessa forma, o projeto cumpre um papel social ao democratizar o acesso a práticas de escrita e ao fortalecimento de competências linguísticas e argumentativas, ampliando as possibilidades de ingresso no ensino superior e promovendo inclusão educacional e social.
Objetivo Geral
Promover recursos para o desenvolvimento das competências exigidas na redação do Enem e URCA entre alunos do IFCE e também a comunidade externa, por meio de feedbacks formativos e correções realizadas por licenciandos do curso de Letras Português/ Espanhol.
Objetivo Específico
Oferecer aos alunos da educação básica oportunidades de prática contínua de redação em gêneros dissertativo-argumentativos, alinhados às competências do Enem; Ofertar aos alunos, tanto do IFCE quanto de outras escolas, a oportunidade de prática de redação do gênero dissertativo-argumentativo para o Enem;Fornecer feedbacks individualizados que auxiliem os estudantes a identificar pontos fortes e aspectos a melhorar em suas produções textuais do gênero dissertativo-argumentativo;Fortalecer o acesso ao ensino na preparação para a redação do Enem; Aproximar o Cursos de Letras: Português/Espanhol das demandas da educação básica
Metodologia
A metodologia do projeto Plantão de Redação será desenvolvida entre outubro de 2025 e janeiro de 2026, de forma progressiva e integrada, articulando oficinas teórico-práticas com os licenciandos em Letras e momentos de produção, correção e acompanhamento personalizado com os alunos do ensino médio. O projeto terá como foco central a preparação para a redação do ENEM e do vestibular da URCA, bem como o estímulo à escrita criativa como espaço de autoria e valorização cultural. No mês de outubro, serão realizadas oficinas de formação com os licenciandos em Letras, abordando a estrutura da redação dissertativo-argumentativa, as competências exigidas nos exames, a análise de redações modelo e atividades de leitura crítica e debates sobre temas atuais, de modo a ampliar o repertório sociocultural e consolidar práticas de ensino da escrita. Em novembro, as atividades serão voltadas para a preparação ao ENEM, com produção e reescrita de textos dissertativo-argumentativos alinhados ao formato do exame. Como destaque desse mês, será realizado um aulão intensivo em um sábado letivo, no dia 09 de novembro, véspera da prova do ENEM, reunindo revisão teórica, discussão de temas prováveis, práticas de escrita orientada e estratégias de organização do texto, de forma dinâmica e motivacional. Essa atividade busca oferecer aos alunos um reforço final e aumentar a segurança para a realização da prova. Em dezembro, o acompanhamento terá foco no vestibular da URCA, priorizando as especificidades do exame, o aprimoramento da argumentação e o domínio da norma padrão. Já em janeiro, serão promovidas oficinas de escrita criativa, nas quais os alunos poderão produzir poemas, crônicas, rimas e outros gêneros, explorando a subjetividade e fortalecendo sua autonomia como autores. Em todas as etapas, os licenciandos do curso de Letras: Português/Espanhol realizarão acompanhamento individualizado, com correções detalhadas e feedbacks personalizados. Para sistematizar o processo, será utilizada uma planilha de acompanhamento evolutivo dos alunos, permitindo registrar o progresso em aspectos como coerência, coesão, repertório sociocultural, argumentação e domínio da norma padrão. Esse instrumento substitui a aplicação de uma avaliação final, garantindo um olhar contínuo e processual sobre o desenvolvimento de cada participante ao longo do projeto. Dessa forma, a metodologia articula teoria, prática, acompanhamento contínuo e valorização da autoria, consolidando-se como um processo formativo capaz de contribuir significativamente para o desenvolvimento das competências exigidas na redação e, ao mesmo tempo, para a democratização do acesso ao ensino superior.