Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
2º Aquilombar Capoeira
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
27/10/2025
Previsão de Fim:
06/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Boa Viagem
Fortaleza
Sobral
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Encontro
Minicurso
Espetáculo
Nome do Responsável:
Emerson de Melo Freitas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Celso Simao Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/10/2025 06/11/2025
Emerson de Melo Freitas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 31/10/2025 06/11/2025
Evando Melo Andrade ESCOLA LIVRE CAPOEIRA Integrante Sem vínculo Não 2 27/10/2025 06/11/2025
Patrícia Sousa Evangelista UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ Integrante Sem vínculo Não 1 27/10/2025 06/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
PONTO DE CULTURA _ Escola Livre Capoeira Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
​A realização do evento intitulado " I aquilombar capoeira" na cidade de Sobral no ano de 2022, inaugurou o lançamento da missão da Escola Livre Capoeira na promoção da capoeira sobralense como patrimônio cultural da cidade, tanto para sua comunidade cultural como para o poder público. Para este ano de 2025, após 10 (dez) anos da formatura de contramestre Camelo realizada em seu território cultural, a Escola Livre Capoeira planeja para o "II Aquilombar" a produção cultural de formatura de mestre de capoeira para contramestre Camelo.
Justificativa
A escola Livre Capoeira, coletivo cultural e associação de capoeiristas sediada na cidade de Sobral e, reconhecida como ponto de cultura do estado do Ceará. Tem histórico de produção e gestão cultural na capoeira sobralense para seu reconhecimento como patrimônio imaterial da cidade, desenvolvendo suas ações por mais de 20 (vinte) anos no território cultural da margem esquerda do rio Acaraú na cidade de Sobral. Tal desenvolvimento da capoeira sobralense conta com a história de vida de contramestre Camelo, residente e promotor da capoeira neste território cultural, que desde seu processo iniciático em 1999 ao seu reconhecimento de contramestre de capoeira em 2015, vem desempenhando seu papel como formador de outros agentes culturais capoeiristas neste processo de desenvolvimento humano individual e coletivo. Justifica-se a necessidade de reconhecimento formal (formatura) como mestre de capoeira pelos seus pares, em devida cerimônia fundamental para esta comunidade cultural, haja vista que informalmente tal reconhecimento já é praticado pela capoeira sobralense e por diversos mestres do estado do Ceará e outras unidades da federação. Portanto, ao ser contemplado como evento de Extensão do IFCE campus Sobral, tem-se a oportunidade mediante recursos públicos a que se destina o apoio para realização de parte do cerimonial como produto cultural e, um duplo reconhecimento e efetiva contribuição para salvaguarda do ofício de mestre de capoeira e da roda de capoeira, seja pela instituição pública financeira como pela capoeira sobralense.
Público Alvo
Capoeiristas da cidade da cidade de Sobral e região metropolitana de diferentes períodos geracionais; População em geral (formação de público/ plateia) simpatizante da capoeira como patrimônio cultural da cidade; Mestres e contramestres de reconhecimento regional e nacional.
Objetivo Geral
Promover o aquilombamento de capoeiristas da cidade de Sobral, do estado do Ceará e de outras unidades da federação para celebração de reconhecimento do primeiro título de mestre de capoeira do Ponto de Cultura Escola Livre Capoeira.
Objetivo Específico
1. Realizar 2 (dois) minicursos/ oficinas de capoeira com mestres/mestras convidados(as) para até 200 pessoas entre praticantes e não praticantes de capoeira; 2. Celebrar o reconhecimento do primeiro título de mestre de capoeira do coletivo cultural mediante evento de graduação na capoeira; 3. Realizar um espetáculo musical de caráter afro-brasileiro para integração das pessoas participantes do evento.
Metodologia
Pré - produção 1. Cadastramento com Evento de Extensão no SigProext; 2. Reuniões com a equipe de produção cultural do evento; 3. Organização de autofinanciamento para custeio de despesas do evento; 4. Recepção de grupos, escolas de capoeira, assim como capoeiristas individualmente participantes do evento caracterizados como convites externos à cidade; Produção 1. Realização dos minicursos com mestre Capixaba(ES) e mestre Marcelo(CE) no ginásio poliesportivo do IFCE campus Sobral a partir das 19h do dia 31de outubro de 2025; 2. Realização dos minicursos com mestre Capixaba(ES) e contramestre Tony Angola(PB) no ginásio poliesportivo do IFCE campus Sobral a partir das 08h do dia 01de novembro de 2025; 3. Realização de batizado de capoeira e formaturas de professores e mestre de capoeira no Anfiteatro do Largo das Dores, a partir das 18h; 4. Realização de espetáculo musical com a banda Balaio da Preta, as 21h no espaço cultural  Barraco HUB; 5. Realização de minicurso com mestre Touro (PI) a partir das 08h no espaço cultural  Barraco HUB; Pós - produção 1. Avaliação da equipe de produção cultural sobre conclusão do evento e sua repercussão interna e externa; 2. Elaboração de declaração de participação no sistema SEI.