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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Grupo de estudos afro-brasileiros e indígenas
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
07/11/2025
Previsão de Fim:
23/10/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Thiago Gomes Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Eduardo Cordeiro Teixeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Francisca Alanes Santos Marques IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Francisca Ariely Nascimento Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Francisca Gerda da Silva Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 3 07/11/2025 23/10/2026
João Felipe Nascimento Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Jonas Menezes Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Jose Valderi de Oliveira Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Larissa Camila Martins de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Maria Carolina da Silveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Maria Cleyciane da Cruz Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Maria Gilvaneide dos Santos Jacinto IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Mariana Rebeca Nascimento Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Rafael Vieira Menezes Carneiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Thiago Alves de Moura IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/11/2025 23/10/2026
Thiago Gomes Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 07/11/2025 23/10/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O processo de constituição da sociedade brasileira esteve fundamentado, ao longo dos séculos, em determinados elementos que modelaram os sistemas sociais e políticos, tendo como finalidade o atendimento aos interesses dos colonizadores europeus. Nesse sentido, reconhecemos que a fixação desses elementos, durante todo o processo de colonização da América Portuguesa, instituiu processos sistemáticos para a produção da desigualdade. Dentre esses processos, a categoria Raça passou a ser utilizada – principalmente depois da segunda metade do século XIX – como um padrão de poder, instituindo um conjunto de estigmas que serviram ao escalonamento hierárquico da humanidade, visando demarcar o estatuto de inferioridade atribuído a determinados grupos – como negros e indígenas – e legitimando a produção da subalternidade. O objetivo do presente projeto de extensão é promover a conscientização da comunidade acadêmica e local quanto aos elementos históricos presentes nas práticas racistas e discriminatórias atuais, além de promover a abertura de um espaço para a livre discussão de temas necessários para a superação dessas práticas. A presente proposta de extensão pretende criar oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas e projetos futuros – a partir dos estudos desenvolvidos pelo NEABI – sobre o racismo e a violação dos direitos das minorias negras e indígenas, de modo a lançar as bases para a aplicação da Lei Nº 10.639 (de janeiro de 2003) e da Lei Nº 11.645 (de 10 de março de 2008) no âmbito das instituições de ensino, por meio das quais os sujeitos que compõem a comunidade escolar podem se instruir quanto à relevância das discussões sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Justificativa
A presente proposição justifica-se pela necessidade de incentivar o estabelecimento de espaços de discussão abertos à comunidade externa ao campus para o exame de temas relacionados à violação dos direitos das minorias negras e indígenas, ao racismo e à reprodução da desigualdade e da subalternidade, tendo em vista as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que se referem ao trabalho no combate às desigualdades étnico-raciais e indígenas nos espaços educacionais. Entende-se que, diante da pertinência dos estudos já realizados até então – e a partir dos esforços para a ampliação dos mesmos –, essas intervenções trarão relevantes contribuições sociais para o Município de Acaraú - CE e para a sociedade de modo geral, uma vez que a comunidade terá a possibilidade de participar dos debates concernentes às questões étnico-raciais, a partir dos quais espera-se promover o combate ao racismo e a todas as formas de preconceito e discriminação. Espera-se que o presente projeto alcance também o corpo docente das escolas sediadas no município, bem como os discentes ligados a tais instituições, atendendo ao propósito de estimular a livre troca de experiências, viabilizar a formação continuada de professores e promover o fortalecimento da formação inicial dos discentes no que se refere ao racismo no contexto das práticas sociais e educacionais. Deste modo, a presente proposta de extensão pretende permear o espaço escolar, de modo a propiciar a produção de conhecimento e a promoção de atitudes que possibilitem a transformação social, apontando para a redução da desigualdade étnico-racial e para a eliminação das práticas discriminatórias dentro do espaço institucional.
Público Alvo
Docentes e discentes das instituições de ensino sediadas no município de Acaraú-CE e público em geral.
Objetivo Geral
Promover ações de conscientização junto à comunidade interna e externa ao IFCE - Acaraú quanto à promoção da equidade étnico-racial e superação das formas de discriminação e racismo no âmbito do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena – NEABI.
Objetivo Específico
- Desenvolver estudos coletivos acerca da temática da inclusão e da equidade étnico-racial e indígena; - Promover discussões sobre o racismo e a violação dos direitos das minorias negras e indígenas por meio da implantação de um espaço de discussão aberto à comunidade acadêmica e local do município de Acaraú-CE, no formato de um grupo de estudos; - Fomentar os estudos e os debates sobre a temática da educação para as relações étnico-raciais nas instituições escolares sediadas do município de Acaraú e no espaço acadêmico; - Realizar atividades que aproximem o espaço acadêmico do ambiente escolar, buscando a troca de saberes e experiências para o desenvolvimento de projetos futuros que viabilizem a plena aplicação da Lei Nº 10.639 (de janeiro de 2003) e da Lei Nº 11.645 (de 10 de março de 2008) no âmbito escolar;
Metodologia
O projeto pretende atingir o objetivo de promover ações de conscientização e educação para as relações étnico-raciais no Brasil através de reuniões mensais (sempre na terceira semana de cada mês), onde serão debatidos textos clássicos e atuais sobre a temática. As reuniões, abertas ao público, se darão de modo a propiciar o acesso irrestrito de docentes, discentes e de toda a comunidade exterior ao campus. A divulgação para a comunidade interna será realizada através da confecção e disposição de cartazes nos espaços disponíveis no campus. A divulgação para a comunidade discente/docente externa ao campus IFCE-Acaraú será feita prioritariamente nas escolas filiadas à Secretaria de Educação do município de Acaraú-CE e à 3° Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE-03), vinculadas à Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Já a divulgação para a comunidade em geral está ocorrendo por meio das redes sociais, através do perfil do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-Acaraú) no Instagram. O levantamento bibliográfico – bem como a democrática seleção das obras que serão analisadas – será efetuado no início de cada bimestre, de modo a propiciar o atendimento às demandas que vierem a surgir durante as discussões. A escolha das obras deverá se dar sempre de forma ponderada e dialogada, de acordo com os objetivos da presente proposta de extensão. Espera-se, ao final do projeto, promover a conscientização da comunidade interna e externa ao IFCE-Acaraú quanto à necessidade da promoção da equidade étnico-racial e da premência da superação das múltiplas formas de discriminação e racismo através da produção e publicação de material audiovisual a ser exibido durante o evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, que deverá ocorrer entre os dias 16 e 20 de novembro de 2026, bem como da montagem e execução de minicurso sobre a temática durante o mesmo evento.