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Campus:
CAMPUS BOA VIAGEM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
XI Encontro dos NAPNEs
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
22/10/2025
Previsão de Fim:
24/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Acopiara
Aracati
Baturité
Boa Viagem
Camocim
Canindé
Caucaia
Cedro
Crateús
Crato
Fortaleza
Guaramiranga
Horizonte
Iguatu
Itapipoca
Jaguaribe
Jaguaruana
Juazeiro do Norte
Limoeiro do Norte
Maracanaú
Maranguape
Mombaça
Morada Nova
Paracuru
Quixadá
Sobral
Tabuleiro do Norte
Tauá
Tianguá
Ubajara
Umirim
Formas de Avaliação:
Relatório
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Encontro
Ciclo de Debates
Recital
Espetáculo
Apresentação
Palestra
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Leonardo Ribeiro de Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alan Medeiros Casteluber IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Alissa Garcia Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Ana Claudia Uchoa Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Anahi Geovana Alves Rodrigues Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Camila Angelo Jeronimo Domingues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Claudio Gonçalves Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Cristiane Sousa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Delanne Cristina Souza de Sena Fontinele IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Felipe Santiago Freitas de Souza IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Francisco Hermison Monteiro do Vale IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Jaciara Lourenço dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Janaina Rafaella Scheibler IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Joao Cesar Abreu de Oliveira Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 23/10/2025
Jobson Vital Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Johnny Rocha Crisostomo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Jose Paulo Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Jose Raimundo Araujo Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Leonardo Ribeiro de Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Luiz Augustavo Almeida Feitoza IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Lyrane Teixeira de Brito Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Marcela da Silva Melo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Marcelo Henrique de Araujo Santos Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Mirela Maximo Bezerra Silveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Rafaela de Carvalho Baptista IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Regiane Goncalves Feitosa Leal Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Roselle dos Santos Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Sharlene Pereira Alves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Talita Dantas Pinto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/10/2025 24/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 36.883
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O XI Encontro dos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) do IFCE consolida-se como um espaço institucional de formação, articulação e visibilidade de práticas voltadas à promoção da acessibilidade e da inclusão educacional. Sob o tema “Inclusão em Movimento: Saberes e Práticas que Integram Ensino, Pesquisa e Extensão”, o evento reúne servidores(as), estudantes e convidados(as) externos(as) de diferentes Institutos Federais em uma rica programação que contempla mesas-redondas, oficinas, sessões culturais, apresentação de pôsteres e grupos de trabalho. Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) do IFCE, em conjunto com a Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão (COAI), NAPNE Boa viagem e NAPNE Tauá, o evento acontecerá nos campi de Boa Viagem e Tauá, entre 22 a 24 de outubro de 2025, no coração do Sertão Central cearense. O Encontro promove o diálogo entre experiências locais e nacionais, valorizando o compromisso coletivo com uma educação pública cada vez mais inclusiva, plural e transformadora.
Justificativa
A defesa da educação inclusiva é pauta global e encontra respaldo em documentos como a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), ratificada no Brasil com status de emenda constitucional pelo Decreto nº 6.949/2009. No plano nacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE, 2014-2024) reforçam a obrigatoriedade do acesso, permanência e sucesso escolar de estudantes com deficiência ou altas habilidades. Em nível estadual e local, ainda persistem desigualdades no acesso a recursos pedagógicos acessíveis, formação continuada de professores e implementação de políticas públicas de inclusão. No caso do IFCE, a presença crescente de estudantes com deficiência exige avanços institucionais que transcendam a normativa já existente, de modo a garantir uma política mais robusta de acompanhamento pedagógico e acessibilidade plena. Diante desse cenário, o XI Encontro dos NAPNEs, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) em parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão (COAI), justifica-se como uma ação essencial para a consolidação de uma cultura inclusiva no Instituto. Trata-se de um espaço de formação e produção de conhecimento que integra saberes acadêmicos e sociais, fortalece a rede de acessibilidade e combate diretamente as práticas capacitistas. Ao congregar docentes, técnicos, discentes e comunidade externa em um ambiente de diálogo e construção coletiva, o evento responde às demandas institucionais, regionais e nacionais, promovendo impacto positivo tanto na formação acadêmica quanto na vida social das pessoas atendidas. Com isso, reafirma o compromisso do IFCE com a democratização do ensino, a valorização da diversidade e a transformação social por meio da educação inclusiva.
Público Alvo
O XI Encontro dos NAPNEs prevê a participação de cerca de 150 pessoas, sendo aproximadamente 120 membros internos do IFCE (servidores/as e estudantes) e 30 representantes da comunidade externa. O público-alvo direto envolve: Servidores/as técnico-administrativos e docentes do IFCE; Estudantes de diferentes cursos e campi; Representantes das secretarias municipais de educação de Tauá e Boa Viagem; Pessoas com deficiência, familiares e lideranças comunitárias. O público-alvo indireto contempla a comunidade escolar e acadêmica do Sertão Central, bem como instituições públicas e sociais que se beneficiarão dos resultados e práticas disseminadas no evento.
Objetivo Geral
Promover um espaço institucional de formação, diálogo e produção de conhecimentos sobre acessibilidade e inclusão educacional, fortalecendo a atuação dos NAPNEs e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão no IFCE.
Objetivo Específico
Debater práticas pedagógicas inclusivas e estratégias de enfrentamento ao capacitismo no IFCE. Capacitar servidores/as, estudantes e representantes da comunidade sobre políticas de acessibilidade e inclusão. Fortalecer a atuação dos NAPNEs como núcleos estratégicos para a promoção da inclusão no IFCE. Estimular a participação da comunidade externa, especialmente representantes das secretarias de educação, em ações colaborativas com a instituição. Consolidar a curricularização da extensão como ferramenta de aproximação entre a formação acadêmica e as demandas sociais locais e regionais. extensos.
Metodologia
A metodologia do XI Encontro dos NAPNEs foi construída de forma participativa, a partir de reuniões intercampi que levantaram demandas institucionais e sociais relativas à inclusão e acessibilidade, resultando em uma programação articulada entre mesas-redondas, oficinas, grupos de trabalho, pôsteres e atividades culturais. O planejamento envolveu servidores(as), estudantes e comunidade externa, garantindo que o evento fosse realizado com e não apenas para a sociedade. A divulgação ocorrerá por meio de ofícios, redes sociais e convites às secretarias municipais de educação de Tauá e Boa Viagem, mobilizando cerca de 150 participantes. A execução será realizada entre 22 e 24 de outubro de 2025, iniciando no Campus Boa Viagem com acolhida, credenciamento, abertura oficial, uma mesa-redonda sobre a conexão entre extensão e inclusão e uma apresentação cultural do teatro Vozes Silenciadas; e seguindo no Campus Tauá, no dia 23, com mesa-redonda sobre o cumprimento das normativas legais e institucionais, palestra sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), nova mesa-redonda acerca da formação continuada em inclusão e grupos de trabalho; encerrando-se no dia 24 com avaliação de pôsteres, mesa-redonda dedicada à pesquisa em acessibilidade e inclusão no IFCE e exposição dos grupos de trabalho, além da apresentação do espetáculo Areal pelo Coral do IFCE. A avaliação do encontro será processual, por meio de formulários digitais, observação dos grupos de trabalho e análise da participação interna e externa, assegurando impactos acadêmicos, sociais e culturais alinhados à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.