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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Anticapacitismo e Letramento Inclusivo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
30/10/2025
Previsão de Fim:
30/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Apresentação
Nome do Responsável:
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 30/10/2025 30/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Campanha “Anticapacitismo e Letramento Inclusivo” é uma iniciativa de extensão do IFCE que busca promover a conscientização sobre o capacitismo, forma de discriminação contra pessoas com deficiência, e fomentar práticas de letramento acessíveis e inclusivas. A campanha se estrutura como um evento híbrido (presencial e virtual), com oficinas, rodas de conversa, exposições e ações formativas voltadas para a comunidade interna e externa do IFCE. A proposta nasce do compromisso institucional com os direitos humanos, a educação inclusiva e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 10 (Redução das Desigualdades).
Justificativa
O capacitismo é uma forma estrutural de opressão ainda pouco debatida na sociedade brasileira, inclusive no ambiente escolar. Muitas vezes, a exclusão de pessoas com deficiência não decorre da ausência de políticas, mas da naturalização de estereótipos, da falta de formação em inclusão e da ausência de materiais acessíveis. A promoção do letramento inclusivo, entendido como o acesso plural e equitativo às práticas de leitura, escrita e comunicação em múltiplos formatos (Libras, Braille, audiodescrição, linguagem simples, etc.), é fundamental para garantir o direito à educação e à participação social. Este projeto justifica-se pela necessidade de desconstruir preconceitos, ampliar o repertório de práticas pedagógicas inclusivas e criar espaços de escuta ativa com pessoas com deficiência. Além disso, alinha-se ao Plano Nacional de Educação (PNE), às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e ao compromisso do IFCE com a diversidade e a equidade.
Público Alvo
Pessoas com deficiência (física, intelectual, auditiva, visual, múltipla) e suas famílias; Educadores(as) da rede pública municipal e estadual; Agentes comunitários, líderes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Objetivo Geral
Promover a sensibilização crítica contra o capacitismo e fortalecer práticas de letramento inclusivo por meio de ações formativas, culturais e colaborativas que envolvam a comunidade interna e externa ao IFCE.
Objetivo Específico
1. Realizar diagnóstico participativo sobre as barreiras ao letramento inclusivo enfrentadas por pessoas com deficiência na região de abrangência do IFCE. 2. Promover rodas de conversa com lideranças de pessoas com deficiência para escuta ativa e coconstrução de propostas inclusivas. 3. Produzir e distribuir cartilhas e recursos didáticos em formatos acessíveis sobre anticapacitismo e letramento inclusivo.
Metodologia
A campanha será desenvolvida em quatro etapas, com metodologia participativa, centrada na escuta ativa e na coconstrução com a comunidade: Etapa 1: Planejamento Colaborativo • Reuniões com representantes de coletivos de pessoas com deficiência, Núcleo de Acessibilidade do IFCE, professores(as) da área de Linguagens e Educação Inclusiva. Etapa 2: Diagnóstico e Sensibilização • Divulgação de campanha nas redes sociais com vídeos informativos em Libras e legendados sobre o que é capacitismo. Etapa 3: Execução do Evento • Atividades presenciais e virtuais simultâneas: • Oficinas práticas: “Como produzir textos em linguagem fácil”, • Roda de conversa: “Vozes da Inclusão: experiências de pessoas com deficiência na educação”. Etapa 4: Avaliação e Continuidade • Devolutiva coletiva com os participantes para identificar aprendizados e propostas de continuidade. • Criação de grupo de estudos permanente sobre letramento inclusivo no IFCE. Técnicas de Intervenção • Educação popular (Paulo Freire); • Metodologias ativas e colaborativas; • Design universal para aprendizagem (DUA); • Comunicação alternativa e aumentativa (CAA). Avaliação do Projeto • Processual: relatórios semanais da equipe, registros fotográficos/videográficos com consentimento, diário de campo. • Final: análise qualitativa das respostas dos participantes, número de materiais produzidos e distribuídos, indicadores de alcance e engajamento.