Exibir Ação

Campus:
REITORIA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Cenas do cotidiano: Revelando olhares através da fotografia Artística com celular.
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Fotografia
Data de Início:
01/11/2025
Previsão de Fim:
01/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Sistema acadêmico
Cartaz
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Apresentação
Oficina
Nome do Responsável:
Jose Solon Sales e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cleide de Moura Paixao IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 01/11/2025 01/11/2025
Daiana Assis de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2025 01/11/2025
Daniel Bastos Figueiredo IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 01/11/2025 01/11/2025
Elisa de Jesus Barros Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2025 01/11/2025
Jose Solon Sales e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 01/11/2025 01/11/2025
Rebeca Maria Gadelha de Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/11/2025 01/11/2025
Thiago Borges de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2025 01/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A oficina é idealizada a partir das dificuldades de acesso da periferia a produtos e bens culturais e artísticos que geralmente se encontram concentrados em espaços da cidade com maior poder socioeconômico. A oficina busca amenizar a carência de ações que desenvolvam as potencialidades e singularidades da juventude da localidade.
Justificativa
Partindo de uma ideia, que visa combater a vulnerabilidade, ressignificando a percepção dos jovens moradores, por meio da valorização de saberes, da memória e da cultura que possuem. Construindo possibilidades criativas e educativas no uso de celulares e da proximidade dos jovens a essa ferramenta multimídia, práticas que enfatizem o potencial que existe no uso das artes para a mudança do olhar cotidiano, a partir de propostas poéticas de fotografia, sensibilizando o olhar e construindo outra maneira de enxergar suas realidades.
Público Alvo
Público Externo Diretamente Beneficiado: Os alunos da oficina, sendo; até 10 adolescentes e jovens com faixa etária entre 13 e 18 anos, moradores da comunidade Brasília. Esses participantes são chamados através do email parceiro com a associação comunitária Az de ouro da localidade, grupo de maracatu de rua que compõe as oportunidades de cursos e oficinas.
Objetivo Geral
Oportunizar condições favoráveis de desenvolvimento de habilidades artísticas e culturais dos adolescentes e jovens da comunidade Brasília mediante o incentivo e apoio do Memorial IFCE.
Objetivo Específico
Desenvolver habilidades sobre conhecimento básico em fotografia, abordando técnicas de composição e o uso criativo da fotografia com celular. - Produzir trabalhos com fotografias relacionando-as com a ideia de autoestima, estima de lugar, memória e pertencimento, definida a partir da confecção de mapas afetivos e método de investigação dos afetos com relação ao ambiente.
Metodologia
Os bolsistas do Projeto são os mesmos bolsistas do Auxílio-Formação que atuam no Memorial do IFCE: Daniel Bastos, Cleide de Moura e Elisa de Jesus. Pré-Produção 1. Estabelecer contato com liderança ou representação comunitária no grupo Az de ouro e por conseguinte, apresentação da proposta, diálogo e ajuste de parceria. 2. Etapa de inscrição: Após a reunião com a comunidade presencialmente, teremos duas formas de inscrição: por Google Forms e em formato de formulário em papel dado aos com 6 perguntas: nome completo, CPF, idade, se é comunidade externa ou servidor/ aluno/ terceirizado da instituição, possui experiência com foto criativa no celular? O que espera da troca de conhecimento nessa oficina? Convites presenciais e por emails institucionais de chamada com o endereço do Google forms para os alunos de guia em turismo. Tanto os convites, Google Forms (formulário eletrônico) e formulário em folha terão a informação que o participante que não tiver acesso à internet poderá usar os computadores e notebooks do Memorial com auxílio dos bolsistas para a realização da oficina. Produção 3. Reuniões de planejamento e alinhamento com os bolsistas do evento de extensão para tratar as seguintes pautas: documentação dos dados coletados para utilização de outros bolsistas que integrem o memorial e serem norteados em ações futuras. 3. Dia do evento: seguir o protocolo da cerimônia com a explanação do facilitador e apresentação de todos os participantes. 3.1 Integração das vivências com a percepção comunitária e extensionista: partilha de sentimentos por meio da fotografia sensível. 4. Feedback da oficina: avaliação pelos participantes do evento: realizar ao final do curso questionário de satisfação dirigido aos participantes e ao final do evento, questionário de satisfação e espaço para ideias e opiniões de melhorias 5. Avaliação pela equipe: Realizar ao final do evento uma conversa onde os pontos positivos e negativos do evento sejam discutidos e analisados por todos os membros da equipe e então, elaborar o Relatório Final.