Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
III MOSTRA DE JOGOS INCLUSIVOS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
17/11/2025
Previsão de Fim:
19/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Independência
Ipaporanga
Nova Russas
Novo Oriente
Poranga
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Mostra
Apresentação
Oficina
Nome do Responsável:
Cibelle Euridice Araujo Torres
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Abel Mesaque dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Adessiana Rodrigues de Sousa IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Ana Lívia da Silva Carlos UECE Integrante Sem vínculo Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Antonia Leticia do Nascimento Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Antônia Renata Melo UECE Integrante Sem vínculo Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Antonio Carlos Lima Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Antonio Guilherme Beserra Freires IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Cibelle Euridice Araujo Torres IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 24/10/2025 19/11/2025
Dynno Sanny Vieira de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Expedita da Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Fernando Timbo Borges de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Francisca Iana Farias Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Francisco das Chagas Carvalho Galdino IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Francisco Fernando de Amorim Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Francisco Janildo Almeida Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Francisco Micelio Souza da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Francisco Tharlys dos Santos Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Gerlandia Maria Bezerra Melo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Guilherme Luís Linhares do Vale Marques IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Ismael da Silva Pinho IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Italo Anastacio de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Ivina Beatriz de Araujo Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Jairo Tavares Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
José Alessandro Silva de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
José Renan Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Karoline Marques de Aquino Gonçalves UECE Integrante Sem vínculo Não 6 20/10/2025 19/11/2025
karollyne de Sousa Bonfim IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Kertlly Ranny Soares Gomes IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Laislly Jhennifer Alves de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Luanda Rayra Araújo do Nascimento IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Luiz Carlos de Sousa Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Luiz Felipe Cavalcante Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Marcia Cavalcante de Oliveira IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 8 20/10/2025 19/11/2025
Marcos Vinicius Ferreira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Maria Coelho de Mesquita Cardoso IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 20/10/2025 19/11/2025
Maria Eleticia Melo de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Maria Leticia da Silva Farias IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Maria Vitória Sampaio e Silva IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Matheus Menezes de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Mirian Oliveira Teles IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Natanael Martins de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Nicolas Cartney Macedo Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Noeli Rodrigues Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Paulo Ricardo Martins de Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Raquel Bulhões Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Ronnalia Bonfim Teles IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Rosivânia de Sousa Matos IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Victor Emanuel de Sousa Gomes ifce Integrante Sem vínculo Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Victor Manoel de Medeiros Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Vitoria Almeida Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Weslley do Vale Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Williane Gonçalves Rodrigues de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 20/10/2025 19/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A III Mostra de Jogos Inclusivos é uma ação de extensão promovida pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Crateús, por meio do NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) e do Laboratório de Educação Inclusiva (LEDIN). O evento tem como proposta promover atividades voltadas à conscientização sobre a deficiência visual, estimulando a empatia, o respeito às diferenças e o conhecimento sobre recursos de acessibilidade. Durante a Mostra, serão realizadas oficinas práticas, exposições e apresentações culturais com a participação de pessoas cegas e com baixa visão, familiares e profissionais da educação inclusiva, proporcionando um espaço de troca de saberes e experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
Justificativa
A deficiência visual, embora amplamente reconhecida em termos legais e educacionais, ainda representa um desafio para a inclusão plena nas escolas e na sociedade. No Brasil, apesar dos avanços legais promovidos pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), persistem lacunas no acesso à informação, à comunicação e à formação de professores. A nível local, constata-se a carência de materiais acessíveis, a escassez de capacitações práticas e o desconhecimento sobre o uso de recursos como o Braille, a máquina Perkins e os jogos inclusivos. Nesse sentido, o evento responde a uma demanda social concreta: promover a formação humana e profissional pautada na empatia, no respeito e no direito à diversidade. Para o IFCE, essa ação se alinha à missão institucional de articular ensino, pesquisa e extensão, garantindo que o conhecimento produzido no campus impacte positivamente a comunidade externa. A Mostra também contribui para consolidar uma cultura inclusiva no espaço acadêmico, ao envolver diretamente estudantes e servidores na organização, e ao valorizar o protagonismo das pessoas com deficiência visual, suas famílias e professores da rede pública. Assim, a realização da III Mostra de Jogos Inclusivos configura-se como uma ação formativa, cidadã e transformadora, com relevância social e acadêmica, capaz de estimular novas práticas pedagógicas e ampliar o compromisso institucional com a inclusão e a acessibilidade.
Público Alvo
Pessoas cegas e com baixa visão de Crateús e municípios vizinhos; Famílias de pessoas com deficiência visual; Professores e profissionais da rede pública de ensino; Representantes de associações e entidades de apoio à pessoa com deficiência. Comunidade local sensibilizada por meio da divulgação e ações permanentes no campus.
Objetivo Geral
Promover a conscientização e valorização da inclusão de pessoas com deficiência visual por meio de oficinas, relatos e práticas pedagógicas acessíveis, fortalecendo a integração entre o IFCE e a comunidade.
Objetivo Específico
Sensibilizar estudantes e comunidade sobre os desafios enfrentados por pessoas cegas e com baixa visão; Demonstrar o uso de materiais e recursos acessíveis, como o Braille e tecnologias assistivas; Valorizar o protagonismo das pessoas com deficiência visual e de suas famílias; Estimular a produção e a exposição de jogos e materiais inclusivos desenvolvidos por alunos do IFCE; Contribuir para a formação de professores e futuros profissionais comprometidos com práticas inclusivas.
Metodologia
A metodologia adotada baseia-se na aprendizagem por meio da experiência e do diálogo, com atividades que promovem a participação ativa do público. Etapas de execução: Planejamento e organização do evento: reuniões da equipe NAPNE/LEDIN e definição de cronograma, materiais e convidados; Divulgação: produção de cartazes, posts e convites digitais; Execução das atividades: Oficinas de Braille com demonstração do uso da máquina Perkins, reglete e punção; Exposição de materiais adaptados e jogos inclusivos produzidos pelos alunos; Apresentações culturais e musicais com pessoas cegas e com baixa visão; Relatos de experiências de famílias e professores; Sinalização em Braille em pontos de referência do espaço do evento; Parede tátil permanente com o alfabeto Braille feito de tampinhas recicladas. Avaliação e registro: coleta de depoimentos, registro fotográfico e formulário de feedback para análise qualitativa do impacto do evento. Técnicas e instrumentos: Observação participativa, registro audiovisual, questionários de avaliação e feedback qualitativo dos participantes.