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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II Jornada Negra da Educação: ERER no IFCE – responsabilidade de todos, prática de cada dia
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
04/11/2025
Previsão de Fim:
06/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
36
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Caridade
Itatira
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Seminário
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Convite
Atividades Realizadas:
Encontro
Jornada
Minicurso
Ciclo de Debates
Exposição
Apresentação
Palestra
Mesa Redonda
Oficina
Nome do Responsável:
Lourdes Rafaella Santos Florencio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Paulino Viana Pinto IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 04/11/2025 06/11/2025
Ana Virginia de Sousa Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 04/11/2025 06/11/2025
Igor Lima Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 04/11/2025 06/11/2025
Jardanny Marreiro Barros da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 04/11/2025 06/11/2025
Jenniffer Karolinny de Araujo Dantas IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 04/11/2025 06/11/2025
Jorgiana Ricardo Pereira Universidade Federal do Ceará Integrante Sem vínculo Não 4 04/11/2025 06/11/2025
Leticia Mendonca Medeiros IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 28/10/2025 06/11/2025
Lourdes Rafaella Santos Florencio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 04/11/2025 06/11/2025
Luana Rodrigues Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/11/2025 06/11/2025
Luísa Maciel Tabosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 04/11/2025 06/11/2025
Maria Artemis Ribeiro Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 04/11/2025 06/11/2025
Maria Letícia Gonçalves Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 04/11/2025 06/11/2025
Natalia Ayres da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 04/11/2025 06/11/2025
Victor Luan Gomes Mendonca IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 04/11/2025 06/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A realização da II Jornada Negra da Educação, promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE Campus Canindé, fundamenta-se na necessidade de consolidar uma cultura institucional comprometida com a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) como política transversal do IFCE. Em consonância com a Constituição Federal de 1988, a LDB (Lei nº 9.394/1996) e as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, a jornada tem como tema “ERER no IFCE: responsabilidade de todos, prática de cada dia” e busca fortalecer o compromisso coletivo da comunidade acadêmica com uma educação antirracista. O evento propõe uma programação colaborativa, integrando os cursos do campus, com atividades formativas, culturais e extensionistas voltadas à valorização da diversidade étnico-racial, ao letramento racial e à prática cotidiana da igualdade.
Justificativa
A II Jornada Negra da Educação é uma continuidade e ampliação das ações do NEABI no campus, reafirmando o compromisso do IFCE com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo estrutural. A persistência de desigualdades raciais e o silenciamento histórico das contribuições negras e indígenas tornam urgente a consolidação de espaços formativos como este. O evento busca sensibilizar a comunidade interna e externa para a importância de uma prática educativa cotidiana, comprometida com o respeito à diversidade e à valorização das identidades culturais. Além disso, a Jornada reafirma a necessidade de institucionalizar a ERER como princípio ético e político, assegurando sua transversalidade nas dimensões curriculares e extensionistas da instituição.
Público Alvo
Professores e alunos da rede pública municipal e estadual de Canindé, Caridade e Itatira, especialmente das escolas de ensino fundamental e médio, além de lideranças comunitárias, grupos culturais e representantes de coletivos negros e indígenas locais. Estimativa de público: cerca de 200 participantes diretos e 300 indiretos, considerando o impacto nas escolas e comunidades envolvidas.
Objetivo Geral
Promover a reflexão e o engajamento da comunidade acadêmica e local em torno da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), afirmando o compromisso coletivo do IFCE com práticas pedagógicas e institucionais cotidianas antirracistas.
Objetivo Específico
1. Estimular a inserção da ERER como eixo transversal nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. 2. Fomentar ações interdisciplinares e colaborativas entre os cursos do Campus Canindé. 3. Valorizar as identidades afro-brasileiras e indígenas por meio de expressões artísticas, literárias e culturais. 4. Promover espaços de diálogo e formação continuada sobre práticas educativas antirracistas. 5. Consolidar a jornada como política institucional do NEABI e do IFCE no combate ao racismo e na promoção da diversidade.
Metodologia
A II Jornada Negra da Educação ocorrerá de 3 a 7 de novembro de 2025, com atividades presenciais e extensionistas articuladas pelos cursos e núcleos institucionais. As etapas incluem: • Planejamento participativo com colegiados, NEABI e coordenações de curso. • Mesas redondas e rodas de conversa sobre ERER, currículo e práticas pedagógicas antirracistas. • Oficinas temáticas com ênfase em estética, cultura e representatividade negra e indígena. • Cinedebates e mostras culturais integrando linguagens artísticas e debates críticos. • Intervenções em escolas da rede básica, ampliando o alcance social do evento. • Avaliação participativa, mediante formulários e reuniões de devolutiva, para consolidar aprendizados e planejar futuras ações do NEABI.