Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Grupo de Hidroginástica Humanas Marias – Hidro das Marias
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Terceira Idade
Data de Início:
01/12/2025
Previsão de Fim:
01/12/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Questionário
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Amelia Neri Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Amelia Neri Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/12/2025 20/10/2027
Kauan Pereira Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/12/2025 01/12/2027
Magna Leilane da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/12/2025 01/12/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto consiste em uma ação social com vistas ao atendimento de demandas das comunidades interna e externa ao IFCE campus Fortaleza relativas à oferta da prática corporal hidroginástica. Esta prática é apresentada ao público-sujeito do projeto a partir de uma abordagem vivencial promotora de saúde e do lazer comunitário. Este acontecerá em um período de dois anos (podendo ser prorrogado), com ocorrência semanal e em regime de gratuidade.
Justificativa
O projeto tem como princípio fundante a garantia e democratização do acesso à prática corporais atividade física como direito social do público-sujeito. Tratamos as práticas corporais/atividades físicas como meios para a construção e consolidação de uma cultura de promoção da saúde e vivência do lazer comunitário. O Estado Brasileiro no escopo da Carta Magna (1988) legitima a saúde e o lazer como direitos sociais, logo podemos reconhecê-los como demandas de cidadania e práticas comunitárias promotoras de desenvolvimento humano e cultural, idem de sociabilidades. Na perspectiva do desenvolvimento humano, a saúde é vista como uma capacidade fundamental do público-sujeito que, sob o prisma da justiça social, pode se apropriar do direito de viver de maneira prolongada e saudável, portanto sem acometimentos quanto à doença previsível ou morte prematura. Esclarecemos que promover saúde é uma finalidade em si mesmo, por isso as Atividades Físicas (AFs) são meios essenciais para a promoção da saúde (ONU-PNUD, 2017), assim como as práticas corporais. Reconhecemos o lazer como um fenômeno articulado com a participação e a cidadania, que se materializa no tempo e espaço de vivências lúdicas e culturais (MASCARENHAS, 2005), portanto promotor de sociabilidades. Complementar ao exposto, percebemos o lazer como uma prática social, precisamente uma “(...) atividade humana construída historicamente com a intenção de dar respostas às necessidades sociais, identificadas pelos que fazem a história do seu tempo a partir das múltiplas determinações das condições neles presentes” (CASTELLANI FILHO, 2007, p. 9). O processo de envelhecimento promove mudanças corporais físicas e psicológicas que afetam a condição motora e podem levar à inatividade e ao aparecimento/agravamento de doenças, além de comprometer a autonomia do idoso. Face ao exposto, a adesão à prática/atividade hidroginástica permitirá a construção de um estilo de vida ativo que é alicerce da qualidade de vida. A hidroginástica consiste em uma das práticas corporais/atividades físicas mais recomendadas para os idosos, por isso identificamos o aumento de sua procura na terceira idade (PAULA & PAULA, 1998).
Público Alvo
Adultos que residem nas comunidades próximas ao IFCE campus Fortaleza, preferencialmente aqueles e aquelas com idades igual ou superior a 60 anos - limite de 35 vagas.
Objetivo Geral
Promover vivências de hidroginástica para as comunidades interna e externa ao IFCE campus Fortaleza, a partir de uma abordagem vivencial centrada na promoção da saúde e no lazer comunitário.
Objetivo Específico
Democratizar a prática da hidroginástica orientada pelas normativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (ONU-PNUD, 2017). Garantir o acesso universal e gratuita à prática de hidroginástica no formato de ação de extensão vinculada à Coordenação de Educação Física (CAEF)/IFCE-FOR. Garantir o conhecimento do corpo, da corporeidade e da cultura corporal nas vivências envolvendo a prática corporal/atividade física hidroginástica. Oportunizar a produção e ressignificação do lazer comunitário gerador de sociabilidades nas vivências da prática corporal/atividade física hidroginástica.
Metodologia
DAS VIVÊNCIAS: estas serão desenvolvidas, prioritariamente, no formato de aulas práticas, que terão periodicidade semanal, desenvolvidas em dois momentos (dais de terça-feira e quarta-feira) com durante de 50min cada um deles, com início às 07:30 e término às 08:20h. Outras vivências, previamente planejadas, ocorreram em salas de aulas (palestras, seminários e avalições) e locais externos (passeios, encontros culturais e dias de lazer). DO QUANTITATIVO DO PÚBLICO-SUJEITO: serão no mínimo 30 e no máximo 50 adultos provenientes das comunidades externa e interna ao IFCE campus Fortaleza, que deverão, obrigatoriamente, apresentar atestado médico para a participação nas vivências de hidroginástica. Mediante demanda, poderá ser criada um cadastro reserva, o qual poderá ser atualizado no início do semestre. DA ATUAÇÃO DA CAEF-FOR: esta coordenação disponibilizará os materiais (exemplo: macarrão e alteres), a infraestrutura (sala de aula e piscina e, eventualmente, a quadra poliesportiva) e os materiais extras (cópia de material, pincéis e apagadores). DA COORDENAÇÃO DO PROJETO: este será coordenado pela professora de Educação Física idealizadora da ação. DA MEDIAÇÃO DAS VIVÊNCIAS: estas serão mediadas pela professora de Educação Física que coordenada o projeto. Outros professores de Educação Física do IFCE mediante convite, poderão mediar práticas/atividades, além de outros profissionais de áreas diversas que poderão colaborar no desenvolvimento de atividades ligadas às temáticas que dialogam com a promoção da saúde e o lazer. DO PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO: este transcorrerá em 12 meses, contabilizando uma carga horária oficial de 4h (prevista pelo IFCE campus Fortaleza para a coordenação e desenvolvimento de um projeto de extensão), que será dividida do seguinte modo: a) desenvolvimento das aulas hidroginástica (2h); b) planejamento das vivências (1h); c) coordenação do projeto – organização e controle da frequência do público-alvo, recebimento e controle da entrega do atesado médico (1h). Prevemos a participação em encontros formativos com carga horária mínima de 120h (custeada via ações internas de fomento à capacitação docente). MECANISMO DE ACOMPANHAMENTO: O acompanhamento acontecerá por meio do monitoramento da frequência do público-sujeito nas vivencias, no formato de lista de frequência, que será preenchida mensalmente. Também por uma avaliação qualitativa individual sobre a percepção acerca do projeto, que terá o formato de um questionário fechado e será aplicada anualmente. Ao final do projeto será produzido um relatório sobre as atividades desenvolvidas ao longo dos dois anos. Os resultados obtidos por meio dos instrumentos de avaliação utilizados serão organizados em um relatório, que será apresentado como comprovante da vigência do projeto.