Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Entender para Atender: mapeamento das percepções sobre EaD para a formulação de estratégias institucionais.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Gestão do Trabalho
Data de Início:
30/10/2025
Previsão de Fim:
30/10/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Mala direta
Atividades Realizadas:
Exposição
Nome do Responsável:
Herlene Greyce da Silveira Queiroz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adalberto Viana Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/10/2025 30/10/2025
Arthur Anthunes Rangel da Silva UFC Integrante Sem vínculo Não 4 14/10/2025 30/10/2025
Filipe Fontenele Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/10/2025 30/10/2025
Herlene Greyce da Silveira Queiroz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 14/10/2025 30/10/2025
Jose Henrique Dias Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/10/2025 30/10/2025
Rodolfo Anderson Damasceno Gois IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/10/2025 30/10/2025
Tamar Couto Parentes Fortes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 14/10/2025 30/10/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Essa ação de extensão propõe a criação e aplicação de um instrumento de pesquisa (formulário) para mapear a percepção de servidores, discentes do IFCE, bem como da comunidade externa, sobre a Educação a Distância (EaD). A iniciativa visa identificar os motivos da resistência e as barreiras percebidas que impedem a adesão à modalidade, gerando dados concretos para a elaboração de estratégias de superação e incentivo. A atividade se alinha com as dimensões de extensão do IFCE, focando no desenvolvimento social e no atendimento a demandas da comunidade interna e externa.
Justificativa
Existe uma necessidade crítica de entender e superar possíveis resistências e desconhecimentos da modalidade EaD. Atualmente há mais pessoas na instituição que não atuam na EaD do que as que o fazem. Sem um diagnóstico preciso dos entraves — que podem ser desde preconceitos e desconfianças sobre a qualidade até barreiras tecnológicas ou falta de informação — as estratégias para fomentar essa modalidade ficam fragilizadas. Este projeto cria uma base factual para ações de comunicação, capacitação e desenvolvimento de estrategias internas mais efetivas, contribuindo para a missão do IFCE de promover o desenvolvimento tecnológico e social.
Público Alvo
Alunos de escolas públicas e privadas que pensam em estudar no IFCE, professores de outras instituições e comunidade em geral que possuem desconhecimento, interesse, ou resistência em relação aos cursos EaD ofertados pelo IFCE.
Objetivo Geral
Identificar e analisar as percepções, resistências e barreiras que impedem a adesão de servidores, discentes e da comunidade externa às atividades de Educação a Distância (EaD) no IFCE.
Objetivo Específico
• Mapear os principais motivos de resistência à EaD (preconceitos, dificuldades tecnológicas, falta de informação, etc.). • Quantificar o nível de desconhecimento sobre os benefícios e o funcionamento da EaD entre os públicos-alvo. • Propor estratégias de superação baseadas em evidências para os gestores institucionais. • Produzir um relatório com diagnóstico detalhado para subsidiar os Núcleos de Tecnologias e Educação a Distância dos Campi do IFCE.
Metodologia
A metodologia será dividida em etapas: 1. Desenvolvimento do Instrumento: Elaboração de três questionários online com até 10 perguntas um para servidores, discente e comunidade externa, utilizando predominantemente escalas Likert e uma pergunta aberta final para captar sugestões qualitativas. 2. Aplicação e Divulgação: O formulário será disseminado por meio dos canais oficiais do IFCE, como portal institucional e e-mails. Outros canais como redes sociais e aplicativos de mensagens também serão uma segunda opção de divulgação dos questionários. 3. Análise de Dados: Os dados quantitativos serão analisados estatisticamente, e os qualitativos, por meio de análise de conteúdo, permitindo uma compreensão abrangente das percepções. 4. Divulgação dos Resultados: Os resultados consolidados serão compartilhados com a comunidade por meio de um relatório público e informativos no site do IFCE, e-mails institucionais, redes sociais e grupos de menssagens.