Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Acessibilizando Direitos, Fortalecendo Famílias
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
21/10/2025
Previsão de Fim:
18/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Moiza Siberia Silva de Medeiros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexsandro Cavalcante de Lima Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAEE Prof. Raimundo Nonato Pereira Integrante Sem vínculo Não 1 21/10/2025 18/11/2025
Francielio da Silva Chagas IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 21/10/2025 18/11/2025
Gabrielle Freitas da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 21/10/2025 18/11/2025
Matilde Lopes Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 21/10/2025 18/11/2025
Moiza Siberia Silva de Medeiros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 21/10/2025 18/11/2025
Myrla Alves de Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/10/2025 18/11/2025
Renan Barbosa Felix IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 21/10/2025 18/11/2025
Thalya Freire Jacinto IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 21/10/2025 18/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAEE Prof. Raimundo Nonato Pereira Não
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Iguatu Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Trata-se de um minicurso de 20h para pessoas com deficiência, famílias de pessoas com deficiência e profissionais que atuam na execução de políticas para pessoas com deficiência, com o intuito de difundir o Estatuto da Pessoa com Deficiência no município de Iguatu e de possibilitar que os direitos das pessoas com deficiência sejam conhecidos.
Justificativa
Historicamente as pessoas com deficiência foram segregadas, excluídas e estigmatizadas. A partir de entendimentos de que a deficiência é um problema do indivíduo, que precisa ser curado, corrigido ou consertado, as pessoas com deficiência foram invisibilizadas e privadas do convívio social. Em alguns períodos históricos, sequer foram entendidas como seres humanos. Só muito recentemente, as pessoas com deficiência, no Brasil, passaram a ser reconhecidas como sujeitos de direitos, com legislação específica que os garante. A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) - nº 13.146/2015, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, que completará 10 anos em 2025, solidifica a compreensão de que a deficiência diz respeito a impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir a participação da pessoa com deficiência à participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (Art. 2º - LBI). A partir desse entendimento, a deficiência não está nos indivíduos com impedimentos. Ela é uma experiência social, que coloca os indivíduos com impedimentos em condição de desvantagem em relação às demais pessoas, em razão das barreiras criadas pela própria sociedade. Assim, “a desvantagem não é inerente aos contornos do corpo, mas resultado de valores, atitudes e práticas que discriminam o corpo com impedimentos” (DINIZ et. al, 2009, p. 21). Quanto maiores forem as barreiras sociais, maiores serão as restrições de participação impostas às pessoas com deficiência. De acordo com a LBI, no seu artigo 3º, inciso IV, barreiras são: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança. Considerando que as pessoas com deficiência e suas famílias enfrentam inúmeras barreiras para conseguirem acessar direitos fundamentais, e que ainda nos deparamos com inúmeras posturas capacitistas, por parte de profissionais que reproduzem o preconceito através da omissão, com a justificativa de que não sabem como atender, não sabem se comunicar, têm dificuldade de lidar com os comportamentos dessas pessoas, esta proposta formativa vem ao encontro de instrumentalizar as pessoas a buscarem seus direitos e aos profissionais a se qualificarem para intervenção com respeito à diversidade e inclusão.
Público Alvo
Pessoas com deficiência, famílias de pessoas com deficiência e profissionais que atuam na execução das políticas para pessoas com deficiência
Objetivo Geral
Possibilitar aos participantes a compreensão e uso instrumental do Estatuto da Pessoa com Deficiência, suas disposições legais e suas implicações para a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
Objetivo Específico
1.Compreender os princípios fundamentais do Estatuto da Pessoa com Deficiência. 2.Identificar os direitos e garantias estabelecidos pelo estatuto. 3.Analisar os desafios e as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência na sociedade. 4.Explorar estratégias para promover a inclusão e a acessibilidade em diferentes contextos. 5.Refletir sobre o papel individual e coletivo na promoção dos direitos das pessoas com deficiência.
Metodologia
Esta proposta de realização de uma atividade formativa para foi uma demanda apresentada pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado, vinculado à Secretaria de Educação de Iguatu e pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a partir do conhecimento do acúmulo teórico e político do NAPNE do IFCE Campus Iguatu, que poderia contribuir com parte das aulas do minicurso, e auxiliar na metodologia, produção de materiais e apresentação de recursos de acessibilidade construídos pelo NAPNE. Como o Curso de Serviço Social é parceiro da Secretaria e tem estagiários no NAPNE, nossa contribuição se dá fortalecendo os processos de educação permanente. Em reunião com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi proposto o minicurso. A Secretaria ficou responsável pelo processo de divulgação, mobilização e inscrição. O minicurso acontecerá no Auditório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Iguatu, todas as terças-feiras, das 8h às 12h, com carga horária de 4h. Cada encontro terá uma temática a ser discutida de acordo com os objetivos do projeto, tendo como estratégia a utilização de metodologias ativas e linguem acessível, por meio de atividades como: rodas de conversa, oficinas, circuitos pedagógicos, relatos de experiências. A avaliação das atividades será feita a cada encontro, a partir dos relatos orais dos participantes, possibilitando ajustes na metodologia para encontros futuros. No último encontro, será feita a avaliação do minicurso, de forma escrita, permitindo perceber os conhecimentos adquiridos e o aprendizado proporcionado pelas discussões empreendidas.