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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Gestor Aprendiz
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Gestão Institucional
Data de Início:
01/11/2025
Previsão de Fim:
15/07/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Alto Santo
Limoeiro do Norte
São João do Jaguaribe
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Convite
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Simone de Castro Alencar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aldenici Vidal Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2025 15/07/2026
Antonia Consuelha de Aquino da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2025 15/07/2026
Antonio Carlos Alves Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2025 15/07/2026
Francisco Rudinei Maia da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2025 15/07/2026
Larisla Kelvia da Silva Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2025 15/07/2026
Maria Evilania da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2025 15/07/2026
Simone de Castro Alencar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/11/2025 15/07/2026
Taina Viana da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/11/2025 15/07/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Gestor Aprendiz" está inserido na temática da articulação entre educação profissional e desenvolvimento local, por meio da integração entre teoria e prática no ensino de Administração, com foco nas áreas de Gestão de Custos e Gestão Financeira. A proposta envolve a formação prática de estudantes do Curso Subsequente em Administração e a capacitação de empreendedores locais, por meio da oferta de oficinas de gestão, contribuindo para o fortalecimento das micro e pequenas empresas da região. No cenário da educação técnica, é comum a existência de uma dissociação entre os conteúdos teóricos ensinados em sala de aula e sua aplicação em contextos reais, o que compromete a formação integral dos estudantes e sua preparação para o mercado de trabalho. Paralelamente, muitos empreendedores de pequeno porte enfrentam dificuldades na gestão de seus negócios, seja por falta de acesso à formação adequada, seja pela ausência de ferramentas que os auxiliem na tomada de decisões estratégicas. Essa realidade evidencia duas demandas complementares: a necessidade de experiências práticas na formação dos estudantes e a carência de capacitação técnica no setor empreendedor local. O interesse pelo tema nasce da busca por soluções educacionais que promovam a aprendizagem significativa, o desenvolvimento profissional dos alunos e a valorização da economia local. Ao proporcionar aos estudantes a vivência em ambientes empresariais reais e simulados, o projeto contribui para a consolidação de competências essenciais à atuação no campo da administração. Ao mesmo tempo, ao ofertar oficinas de gestão para empreendedores da região, promove a democratização do conhecimento, fortalecendo a sustentabilidade dos pequenos negócios. Assim, a proposta atende a um duplo propósito: formar profissionais mais preparados e colaborar com o desenvolvimento das comunidades atendidas pela instituição de ensino.
Justificativa
A inserção dos discentes no contexto empresarial configura-se como elemento fundamental para a consolidação da formação prática, contribuindo significativamente para sua futura inserção no mercado de trabalho, além de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Dentre os resultados esperados para os alunos, destacam-se: a vivência das demandas e dinâmicas do ambiente de negócios; a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais; o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe; a busca por soluções para as problemáticas enfrentadas pelas empresas atendidas; e a habilidade de relacionar a teoria à prática, por meio da análise crítica dos desafios organizacionais. No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem, espera-se: a efetiva aplicação dos conteúdos ministrados em sala de aula em contextos reais; a preparação dos discentes para os desafios do mercado de trabalho; e a identificação, por parte dos estudantes, das possíveis respostas teóricas para os problemas empresariais diagnosticados. Para o Instituto Federal do Ceará (IFCE), os resultados esperados incluem: o fortalecimento do curso técnico subsequente em Administração como referência de qualidade na formação profissional; o reconhecimento institucional junto à comunidade beneficiada; e a formação de egressos capacitados e aptos a atuarem de forma eficiente no mercado. Quanto à comunidade empreendedora, espera-se: a orientação qualificada aos empreendedores participantes; a capacitação das organizações no que tange à gestão de custos e finanças; e, como consequência, a melhoria no desempenho empresarial, promovida a partir da assessoria prestada pelos membros do projeto.
Público Alvo
Empreendedores da região atendida pelo projeto
Objetivo Geral
Criar espaço de capacitação de empreendedores locais na gestão de seu negócio. Integrar os alunos das disciplinas: de gestão de custos e gestão financeira em uma experiência de inserção dos conhecimentos teóricos adquiridos, em sala de aula, na gestão de organizações de pequeno e médio porte.
Objetivo Específico
Oferecer oficinas de capacitação em gestão voltadas a empreendedores da região, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento de seus negócios. Fomentar parcerias entre a instituição de ensino e empreendedores locais, visando a troca de conhecimentos e o fortalecimento da atuação comunitária. Promover a habilidades práticas aos alunos do curso técnico subsequente em Administração por meio do planejamento e execução de atividades práticas de gestão.
Metodologia
O projeto busca desenvolver-se na seguinte linha temporal: I – realização de atividades pedagógicas com os alunos, onde os mesmos irão desenvolver habilidades no que tange a gestão de custos e gestão financeira, mediante realização prática em cenários controlados e elaboração de relatórios. II – Captação de empreendedores para formar parcerias com a instituição de ensino. III – Elaboração de material para aplicação das oficinas com os empreendedores locais. E IV – Capacitação dos empreendedores por meio das oficinas temáticas sobre gestão de custos e gestão financeira