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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Minicurso
Título:
ESCRITA CIENTÍFICA
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
07/11/2025
Previsão de Fim:
05/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Prova
Trabalho em grupo
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Stenio Freitas Felix
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alex Pereira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 07/11/2025 05/12/2025
Erlandia Alves Magalhaes Queiroz IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/11/2025 05/12/2025
FRANCISCO ERNANI ALVES MAGALHÃES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE Integrante Sem vínculo Não 4 07/11/2025 05/12/2025
Lara Goncalves Ferreira Siqueira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 07/11/2025 05/12/2025
Maria Ines Pereira de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 07/11/2025 05/12/2025
Stenio Freitas Felix IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 07/11/2025 05/12/2025
Yago da Silva Atanazio IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 07/11/2025 05/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Escrita Científica é uma competência essencial para estudantes, investigadores e profissionais que desejam comunicar de forma clara, objetiva e rigorosa os resultados das suas pesquisas. O presente minicurso de Escrita Científica tem como objetivo introduzir os participantes aos princípios fundamentais da redação académica e científica, promovendo o desenvolvimento de habilidades necessárias para a produção de artigos, relatórios, dissertações e outros textos técnico-científicos. Durante o curso, os participantes serão orientados sobre a estrutura de um artigo científico, normas de formatação e citação, estratégias de argumentação e coesão textual, bem como sobre aspectos éticos relacionados à publicação científica, como o plágio e a integridade académica. A metodologia combina aulas expositivas, análise de exemplos práticos e atividades de escrita guiada, permitindo aos formandos aplicar imediatamente os conhecimentos adquiridos. Destinado a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em aprimorar suas competências de escrita acadêmica, o minicurso visa proporcionar uma experiência formativa dinâmica, colaborativa e centrada na prática. Ao final, espera-se que os participantes estejam aptos a redigir textos científicos com maior clareza, precisão e adequação às normas nacionais e internacionais de comunicação científica.
Justificativa
O avanço da ciência e o aumento da produção científica transformam constantemente as formas de produção, divulgação e aplicação do conhecimento. Para Souza (2002), o responsável por esse aumento da produção científica é o sistema de pós-graduação; no entanto, a graduação também vem aumentando significativamente essa responsabilidade de produção, assim como as instituições que ofertam curso técnico integrado ao ensino médio, que oportunizam aos estudantes atividades de ensino, pesquisa e extensão. Recentemente se tornou indiscutível que o conhecimento produzido por alunos, pesquisadores e docentes seja dinamicamente dispersado em publicações científicas, assim como também para a sociedade em geral (Martins et al., 2018). A comunicação entre cientistas e sociedade ocorre principalmente por meio de artigos científicos, sendo mais difíceis de produzir, pois o cientista precisa da exatidão da informação e os textos devem ser também acessíveis a um público não especializado (Regan & Pietrobon, 2010). Para Frias (2015), clareza, coerência, correção e precisão da escrita científica tornam um pensamento claro e uma linguagem científica lógica e harmoniosa com o encadeamento de ideias. Oliveira (2015) descreve que o artigo deve ser resultado de um trabalho de pesquisa sistemático, criteriosamente planejado para resolver problemas científico-tecnológicos que tragam avanços significativos ao campo de pesquisa. Dessa forma, a escrita científica deve apresentar um formato padronizado, em que o autor deve expressar suas informações de modo claro, conciso, reprodutível e verdadeiro (Lordêlo; Sá; Feitosa, 2015). A escrita científica desempenha papel crucial na formação do pesquisador. No ensino superior, são fundamentais as atividades de pesquisa e a construção de trabalhos científicos para o desenvolvimento do jovem pesquisador; o desenvolvimento gradual e o aprofundamento dos processos de pesquisa permitem uma comunicação eficaz e direcionada durante a trajetória de formação acadêmica. (Yamassaki; Yamassaki; dos Santos Souza, 2025). Dessa forma, justifica-se a criação do minicurso de Escrita Científica, proposto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Iguatu, uma iniciativa que surge como resposta às demandas de formação de jovens pesquisadores aptos à pesquisa e ao desenvolvimento de uma redação científica padronizada, reprodutível, clara e ética.
Público Alvo
- Estudantes de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas, que buscam aprimorar suas habilidades em escrita científica e compreender as exigências normativas para publicação em periódicos de qualidade; - Profissionais das áreas da Educação, Saúde, Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais, que necessitam redigir relatórios técnicos, artigos ou revisões científicas no exercício de suas atividades; - Egressos do IFCE e de outras instituições de ensino superior que buscam aperfeiçoar sua prática de escrita científica e ampliar suas possibilidades de publicação em periódicos; - Pesquisadores independentes e membros de grupos de pesquisa comunitários, que desenvolvem projetos de investigação e necessitam apoio na sistematização e comunicação dos resultados obtidos; - Servidores públicos, técnicos e gestores interessados em aprender a redigir textos científicos, relatórios de projetos e revisões integrativas para subsidiar políticas públicas e práticas baseadas em evidências; - Professores da rede pública e privada de ensino, que desejam incorporar a pesquisa e a escrita científica às suas práticas pedagógicas e projetos escolares; - Profissionais de organizações sociais e não governamentais (ONGs) que atuam na produção e disseminação de informações científicas e técnicas em contextos comunitários.
Objetivo Geral
Conhecer os aspectos científicos normativos para a escrita de artigos científicos e Escrever uma Revisão Integrativa considerando esses aspectos científicos em vigor.
Objetivo Específico
- Conhecer os tipos de publicação científica; - Estudar as partes de Artigo científico original; - Aprender os requisitos para a escrita de um bom artigo científico; - Verificar as etapas e os documentos exigidos na publicação de um artigo científico em revistas de melhores estratos; - Ler e interpretar criticamente artigos científicos; - Escrever uma Revisão Integrativa.
Metodologia
A disciplina será ministrada utilizando-se os seguintes recursos: - Aulas expositivas e interativas que estimulem a participação do aluno para construção do conhecimento; - Textos dirigidos (artigos científicos e atividades) para uma maior fundamentação teórica dos temas abordados; - Atividade prática: Escrita de Revisão Integrativa