Exibir Ação

Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE GUARAMIRANGA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I JORNADA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: identidades em construção
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
03/11/2025
Previsão de Fim:
28/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
80
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
130
Carga Horária de Execução do Evento:
15
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Guaramiranga
Mulungu
Pacoti
Palmácia
Formas de Avaliação:
Participação
Reunião
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Jornada
Ciclo de Debates
Palestra
Nome do Responsável:
Marciana Alves de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antônio Daniel Arruda Teixeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 03/11/2025 28/11/2025
Antonio Nathanael Brito da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 03/11/2025 28/11/2025
Jose Nilton Rodrigues Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 03/11/2025 28/11/2025
Marciana Alves de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 03/11/2025 28/11/2025
Monica do Vale Paiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 03/11/2025 28/11/2025
Rafael da Silva Coelho Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 1 03/11/2025 28/11/2025
Rosaline Ferreira de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 03/11/2025 28/11/2025
Vih Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 03/11/2025 28/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escolas estaduais e municipais Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A I Jornada da Consciência Negra, promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE Campus Avançado de Guaramiranga, faz parte do projeto “Povos indígenas e quilombolas do Ceará: aqui tem negro e indígena sim”. Na região do Maciço do Baturité, que inclui, dentre outros, os municípios atendidos pelo IFCE Campus Avançado de Guaramiranga (Guramiranga, Mulungu, Pacoti e Palmácia), é notável a presença de pessoas de ascendência indígena e africana. Isso fez surgir a seguinte questão: como essas pessoas se veem do ponto de vista étnico-racial? De acordo com Chermont (2014), é difusa na “Terra da luz” a ideia falsa de que não há negro nem indígena no Ceará. Isso faz com que a construção identitária da população seja um desafio em todo o estado. Segundo Ratts (2009, p. 222), “negros e indígenas partilham a mesma experiência de serem considerados ‘povos invisíveis’, na qual ambos tiveram suas histórias rasuradas pelo discurso oficial”. Esse histórico de invisibilidade entra em contraste com a diversidade de fenótipos presente no Brasil e no Ceará, principalmente na região atendida pelo IFCE Campus Guaramiranga. Tal contexto demanda a promoção dessas culturas, neste evento, em específico, da afro-brasileira, por meio de ações que valorizem essa identidade. Por meio desse evento, espera-se contribuir com o delicado e complexo processo de construção identitária das comunidades envolvidas. O evento propõe uma programação distribuída em uma atividade formativa para cada semana de novembro, com a participação de alunos dos cursos do Campus e de escolas públicas de Guaramiranga.
Justificativa
É quase redundante enfatizar o quanto atividades de letramento racial são fundamentais em qualquer lugar do Brasil. No município de Guaramiranga e na região do Maciço do Baturité não é diferente. A população local é composta por pessoas de diversos fenótipos, muitas delas pardas e pretas. Contudo, há relatos de que poucos se identificam como tal. Assim sendo, as atividades propostas para o mês da Consciência Negra, que fazem parte de um projeto já em andamento no Campus, buscam contribuir com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no IFCE e nas comunidades atendidas, por meio de ações voltadas para o letramento racial.
Público Alvo
Professores e alunos da rede pública municipal e estadual de Guaramiranga, Palmácia, Pacoti e Mulungu, bem como lideranças comunitárias e pessoas da sociedade civil interessadas em participar. Estimativa de público: cerca de 90 participantes diretos e 130 indiretos, considerando o impacto nas escolas e comunidades envolvidas.
Objetivo Geral
Promover o letramento racial e a consciência das raízes africanas em comunidades do Maciço do Baturité.
Objetivo Específico
1. Promover formação sobre consciência negra. 2. Estimular o debate sobre a identidade afro-brasileira em comunidades do Maciço do Baturité. 3. Valorizar os povos quilombolas e suas expressões artísticas e culturais. 4. Fomentar ações de promoção da diversidade e de combate ao racismo.
Metodologia
A I Jornada da Consciência Negra ocorrerá entre 5 e 27 de novembro de 2025, com atividades semanais presenciais, articuladas pelo NEABI do campus, com a colaboração professores de escolas públicas. As etapas incluem, além do planejamento participativo com escolas parceiras e o NEABI, as seguintes atividades, uma para cada semana: • Cine Ancestralidades, um cine-debate com alunos atendidos pelo PartiuIF do Campus. • Visita ao quilombo Serra do Evaristo com alunos dos cursos técnicos do Campus. • Roda de conversa com alunos do 8º ano da rede municipal sobre o tema: “Quebrando Estereótipos: Quem Sou Eu?". •Debate com alunos do 3º do Ensino Médio de escola estadual sobre o tema: “A heteroidentificação e a complexidade da autodeclaração em uma sociedade racializada” • Avaliação participativa mediante reuniões de devolutiva, para consolidar aprendizados e planejar futuras ações do NEABI.