Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Aprendendo com a diferença: Conversando sobre a dislexia.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
05/11/2025
Previsão de Fim:
05/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Barroquinha
Camocim
Granja
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Encontro
Apresentação
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Rosilene Silva Cirilo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aislane Rodrigues de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/11/2025 05/11/2025
Alfredo Henrique de Sousa Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/11/2025 05/11/2025
Andre Sousa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/11/2025 05/11/2025
CAMILA RODRIGUES DA ROCHA IFCE Camocim Integrante Sem vínculo Não 2 05/11/2025 05/11/2025
Cassiano Ricardo de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/11/2025 05/11/2025
Douglas Enison Cardoso da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/11/2025 05/11/2025
Eline de Castro dos Santos Rodrigues IFCE Integrante Sem vínculo Não 2 05/11/2025 05/11/2025
Lucas Fontenele Amorim IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/11/2025 05/11/2025
Luciano de Jesus Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/11/2025 05/11/2025
Lyvia de Araujo Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/11/2025 05/11/2025
Marcela Araujo Sa Nogueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/11/2025 05/11/2025
Marcio Cesar de Oliveira Quirino IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/11/2025 05/11/2025
Mayara Rodrigues da Silva Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/11/2025 05/11/2025
Robson Teixeira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/11/2025 05/11/2025
Rosilene Silva Cirilo IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 5 05/11/2025 05/11/2025
Samuel Feitosa de Lima Rabelo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/11/2025 05/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A roda de conversa sobre a dislexia é uma iniciativa integrativa com ações da promoção de inclusão e acessibilidade, fortalecendo o compromisso institucional com a educação equitativa, empática e voltada a amparar as diferenças e necessidades individuais.
Justificativa
Justifica-se a realização do evento em virtude da importância de promover o conhecimento, a sensibilização e a conscientização da comunidade em geral, uma vez que, muitas pessoas não conhecem o termo dislexia. A realização dessa ação oportuniza um espaço de dialogo entre profissionais, estudantes e comunidade, contribuindo para a identificação precoce e ao atendimento adequado aos disléxicos.
Público Alvo
Alunos, professores e comunidade externa de Camocim.
Objetivo Geral
Promover acessibilidade atitudinal, compreensão e acolhimento da pessoa com dislexia.
Objetivo Específico
Conhecer o que é dislexia. Sensibilizar a comunidade sobre a importância de acolhimento e compreensão das dificuldades encontradas na pessoa com dislexia. Promover acessibilidade atitudinal, com apoio e articulação metodológica, combatendo estigmas e preconceitos.
Metodologia
Para realização do evento, foram convidadas duas psicopedagogas da Cidade de Camocim, que irão compor a roda de conversa. Durante a mediação da conversa serão discutidos aspectos teóricos e práticos acerca do transtorno, com destaque para o diagnóstico precoce, das estratégias pedagógicas adaptativas e do acolhimento no ambiente escolar. A roda de conversa propõe-se ainda a compartilhar experiências e boas praticas que favoreçam o aprendizado e o desenvolvimento pleno dos estudantes com dislexia.