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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Além do que os Olhos Veem: Deficiências Não Visíveis e Inclusão Educacional no IFCE – Campus Crateús.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
03/12/2025
Previsão de Fim:
03/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ararendá
Crateús
Independência
Ipaporanga
Ipueiras
Nova Russas
Novo Oriente
Poranga
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Cibelle Euridice Araujo Torres
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adessiana Rodrigues de Sousa IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 4 03/12/2025 03/12/2025
Antonia Coriolano Rodrigues Clinica Santa Izabel Integrante Sem vínculo Não 4 03/12/2025 03/12/2025
Cibelle Euridice Araujo Torres IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 03/12/2025 03/12/2025
Gerlandia Maria Bezerra Melo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 03/11/2025 03/12/2025
karollyne de Sousa Bonfim IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 4 03/12/2025 03/12/2025
Kertlly Ranny Soares Gomes IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 4 03/12/2025 03/12/2025
Luanda Rayra Araújo do Nascimento IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 4 03/12/2025 03/12/2025
Marcia Cavalcante de Oliveira IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 4 03/12/2025 03/12/2025
Maria Coelho de Mesquita Cardoso IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 03/11/2025 03/12/2025
Maria Leticia da Silva Farias IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/12/2025 03/12/2025
Maria Vitória Sampaio e Silva IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 4 03/12/2025 03/12/2025
Mirian Oliveira Teles IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 4 03/12/2025 03/12/2025
Paula Cristina Soares Beserra IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 03/12/2025 03/12/2025
Rosiane Coriolano Rodrigues Clinica Santa Izabel Integrante Sem vínculo Não 4 03/12/2025 03/12/2025
Victor Emanuel de Sousa Gomes x Integrante Sem vínculo Não 4 03/12/2025 03/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto propõe a realização de uma ação extensionista voltada à promoção de conhecimento, diálogo e sensibilização sobre as deficiências não visíveis no contexto educacional, com foco na inclusão de estudantes da educação básica, ensino técnico e superior. A atividade contará com a realização de uma roda de conversa mediada por profissionais convidadas – as neuropsicólogas Antônia Coriolano e Rosiane Coriolano, e a professora Paula Beserra – especialistas nas áreas de neuroaprendizagem, inclusão, desenvolvimento infantil e práticas educacionais inclusivas. A proposta visa ampliar a compreensão da comunidade sobre condições como TDAH, TEA nível 1, dislexia, discalculia, altas habilidades/superdotação, ansiedade, depressão e outras condições que impactam o aprendizado, mas não são perceptíveis de imediato, contribuindo para formação humana, cidadã e inclusiva. ssa roda de conversa propõe uma reflexão sobre como reconhecer essas necessidades dentro da sala de aula e como adaptar as práticas pedagógicas para promover o aprendizado e a participação de todos os estudantes. Será um momento de troca e construção coletiva, voltado a fortalecer o compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva.
Justificativa
Discutir deficiências não visíveis é uma urgência educacional, social e institucional. No panorama mundial, a inclusão está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 – Educação de Qualidade), que defendem educação equitativa e inclusiva para todos. Nacionalmente, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI, 2008) e a LBI – Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) reforçam o direito ao acesso, permanência e aprendizagem com dignidade e equidade. Contudo, a invisibilidade de certos transtornos e condições neuropsicológicas ainda promove exclusão silenciosa. No Ceará e região dos Sertões de Crateús, há carência de debates e formação continuada para docentes, familiares e educadores sobre práticas inclusivas voltadas a estudantes com deficiências não visíveis, dificultando o desenvolvimento escolar e social desses indivíduos. Enquanto instituição pública federal, o IFCE tem papel estratégico no enfrentamento dessas lacunas por meio da extensão, fortalecendo o diálogo entre profissionais da psicologia, educação e comunidade, oferecendo espaços formativos acessíveis e gratuitos. Este projeto se justifica pela necessidade de sensibilizar, informar e capacitar a comunidade interna e externa do IFCE sobre a importância de reconhecer, acolher e incluir estudantes com deficiências não visíveis, reduzindo estigmas e fortalecendo práticas pedagógicas inclusivas. Ao promover a roda de conversa com especialistas, o projeto contribui para a missão institucional de uma educação humanizada, plural, democrática e conectada às demandas sociais da região.
Público Alvo
Professores da rede pública e privada de Crateús e municípios vizinhos, familiares de estudantes com deficiências não visíveis, profissionais da saúde e educação, estudantes da educação básica
Objetivo Geral
Promover a conscientização, o diálogo formativo e a inclusão educacional acerca das deficiências não visíveis no contexto escolar e social, por meio de roda de conversa com especialistas e ações formativas integradas entre IFCE, comunidade e profissionais convidados, contribuindo para práticas inclusivas, acolhedoras e equitativas.
Objetivo Específico
Sensibilizar a comunidade interna e externa sobre a existência, características e impactos das deficiências não visíveis no processo de ensino e aprendizagem. Informar sobre sinais, indicadores e possíveis encaminhamentos educacionais e de apoio às pessoas com deficiências não visíveis. Dialogar com especialistas da área da Psicologia, Neuropsicologia e Educação Inclusiva a fim de esclarecer dúvidas e promover troca de experiências. Fortalecer práticas pedagógicas inclusivas nas instituições de ensino da região dos Sertões de Crateús, contribuindo para atendimento humanizado, equitativo e baseado em evidências. Estimular a formação continuada de educadores, estudantes e familiares, ampliando a rede de apoio e acolhimento às pessoas com deficiências não visíveis.
Metodologia
A metodologia adotada será participativa, dialógica e fundamentada na abordagem extensionista, de modo que as ações sejam desenvolvidas com a comunidade e não apenas para a comunidade. O projeto está estruturado nas seguintes etapas: Convite e confirmação da participação das profissionais convidadas (neuropsicólogas e professora). Elaboração de materiais de divulgação, identidade visual e formulário de inscrição. Divulgação do evento nas escolas, redes sociais, rádios locais, associações, instituições parceiras e canais oficiais do IFCE. Realização de campanha de sensibilização pré-evento com postagens informativas sobre o tema. Prioridade de participação para professores, estudantes e familiares de pessoas com deficiências não visíveis. Recepção dos participantes com breve dinâmica de escuta ativa. Distribuição de materiais informativos (folder, QR code para conteúdos e suporte). Roda de Conversa com Especialistas Mediação realizada por docente do IFCE. Exposição dialogada pelas convidadas sobre as deficiências não visíveis, desafios no diagnóstico, acolhimento e práticas educativas inclusivas. Espaço para perguntas, relatos e troca de experiências. Socialização e Encaminhamentos Registro das principais contribuições e demandas levantadas pelos participantes. Identificação de possibilidades de desdobramentos, como minicursos, grupos de estudo ou novas rodas de conversa. Aplicação de avaliação antes e após o evento para mensurar percepção, aprendizagem e impacto social. Sistematização dos registros (relatório, fotos, lista de presença e análise dos dados).