Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
NOSSAS LETRAS, NOSSAS TERRAS.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
24/11/2025
Previsão de Fim:
28/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Carga Horária de Execução do Evento:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Palestra
Mesa Redonda
Oficina
Nome do Responsável:
Joao Paulo Saraiva Pires
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
David Santana da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 24/11/2025 28/11/2025
Francisca Patricia da Conceicao IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/11/2025 28/11/2025
Jessica Nunes Caldeira Cunha IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/11/2025 28/11/2025
Joao Paulo Saraiva Pires IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 24/11/2025 28/11/2025
Kleiane Bezerra de Sa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/11/2025 28/11/2025
Leandro Vidal Carneiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 24/11/2025 28/11/2025
Lia Leite Santos IFCE Integrante Sem vínculo Não 1 24/11/2025 28/11/2025
Prucina de Carvalho Bezerra IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 24/11/2025 28/11/2025
Willian Silva Lô IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 24/11/2025 28/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A semana de Letras com o tema "Nossas letras, Nossas Terras" é uma ação do IFCE campus Tauá que tem como propósito valorizar a língua, a literatura e a identidade cultural do Nordeste. O evento será voltado aos estudantes do curso de Letras e a comunidade. A propostas busca promover o diálogo entre saberes acadêmicos e as expressões culturais nordestinas.
Justificativa
A valorização da cultura e da Língua nordestina constitui um compromisso ético e político das Instituições formadoras, sobretudo em cursos de Letras que lidam diretamente com práticas de linguagem, identidade e produção de sentidos. Historicamente marcada por processos de resistência, diversidade e estigmatização social, a cultura nordestina necessita ser debatida em espaços acadêmicos que reconheçam sua legitimidade e importância para a construção de memória e do imaginário brasileiro.
Público Alvo
Professores da educação básica e superior, profissionais da educação em geral, graduandos em curso de letras e interessados na área.
Objetivo Geral
Promover a valorização da Língua, da literatura e da identidade cultural nordestina, contribuindo para a formação crítica dos estudantes do curso de letras por meio de reflexões, debates e vivências culturais que integrem conhecimentos acadêmicos e expressões regionais.
Objetivo Específico
Estimular a compreensão crítica sobre a língua como manifestação identitária, histórica e cultural, evidenciando sua dimensão social no contexto nordestino; Discutir preconceitos linguísticos e estigmas associados às variedades do português falado no Nordeste, promovendo o respeito á diversidade linguística; Incentivar a valorização da produção literária e artística nordestina, reconhecendo seus autores, movimentos temática e relevância cultural.
Metodologia
A metodologia da semana "Nossas Letras, Nossas Terras" será desenvolvida em três etapas articuladas - planejamento, execução e avaliação - pautada em práticas formativas que integrem abordagem dialógica, participação ativa e vivências culturais, conforme os princípios da extensão institucional. 1. Planejamento Nessa fase, serão definidas as temáticas, os palestrantes e os grupos responsáveis pela organização das atividades (palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e apresentação culturais). Também, serão elaborados os materiais de divulgação, cronograma, geral e a divisão das funções entre os (as) organizadores. O Planejamento contará com reuniões de equipe para alinhar objetivos, estratégias e recursos necessários à realização do evento. 2. Execução Durante o evento, as atividades serão conduzidas de forma participativa, priorizando a interação entre os participantes e o diálogo. Cada momento da programação buscará valorizar as expressões linguísticas e culturais do Nordeste, articulando saberes acadêmicos e populares. As práticas adotadas incluem palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e apresentações artísticas, com mediação dos docentes e discentes envolvidos no projeto. 3. Avaliação Avaliação será processual e qualitativa, considerando tanto a frequência e participação dos envolvidos quanto o engajamento nas discussões e nas atividades culturais. Serão utilizados instrumentos de registros fotográfico, lista de presença, relatos reflexivos dos participantes e uma reunião final de socialização para analisar resultados alcançados.