Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Workshop Inovação e Criatividade para a Economia Solidária
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
07/11/2025
Previsão de Fim:
07/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Programa Proext/PG
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Forquilha
Groaíras
Martinópole
Massapê
Senador Sá
Sobral
Alcântaras
Cariré
Coreaú
Frecheirinha
Graça
Meruoca
Moraújo
Mucambo
Pacujá
Santana do Acaraú
Reriutaba
Pires Ferreira
Varjota
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Seminário
Apresentação
Nome do Responsável:
Cristiane Saboia Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Gabriele Cunha Souza Alves IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 07/11/2025 07/11/2025
Cristiane Saboia Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 1 07/11/2025 07/11/2025
Dalvania Paulo Laureano Tomaz IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 07/11/2025 07/11/2025
Darla Raissa Nascimento Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 07/11/2025 07/11/2025
Layza Clarindo Saboia Silvestre IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 07/11/2025 07/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Cáritas Diocesana de Sobral Não
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA Não
Faculdade Luciano Feijão Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O empreendedorismo social diferencia-se do empreendedorismo conservador em dimensões e prioridades. O primeiro prioriza criar impacto social positivo, resolver problemas sociais e ambientais e melhorar a qualidade de vida das comunidades. Além disso, adota uma abordagem da sustentabilidade, considerando impactos econômicos, sociais e ambientais. Busca financiamento de fontes diversificadas, como doações e direcionadas a investimentos de impacto, reflete culturas e valores de colaboração, inclusão e transparência (Champenois, Lefebvre, Ronteau, 2020, Solarte, et. Al, 2021; Amaral, Webering, 2022). A ES traz um modelo organizacional e de gestão guiados pelos igualdade, autogestão e democracia, orientada de forma horizontalizada, compartilhando a solidariedade, a valorização do trabalho e as relações de reciprocidade. Onde política e poder advém de ideais socialistas (Singer, 2002; Coraggio, 2001, Gaiges, 2004, Cortemos, 2017).
Justificativa
A relevância e repercussão deste projeto de extensão, além da consolidação e ampliação do atendimento ao público, inicialmente impactado pelo Programa Manuel Quirino, trás desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação para Sobral para o Ceará. Ao propõr a aplicação de métodos inovadores como Effectuation, gamificação, blocos de montar e a geração de metáforas para estimular a criatividade e a identificação de valores compartilhados na Economia Solidária (ES), proporciona uma abordagem diferenciada para o diagnóstico e análise de expectativas de resultados em criatividade, marketing, logística e finanças. Essa abordagem permite a identificação e validação de valores solidários, promovendo um modelo de negócio mais inclusivo e sustentável (Gessi, et al, 2021). A gamificação baseada na Teoria das Metáforas Conceituais tem potencial para estimular a criatividade e a identificação de valores compartilhados, promovendo o desenvolvimento de agentes e organizações da ES (Gaiger, Corrêa, 2011). A pesquisa acompanhará o processo evolutivo das instituições incorporadas pela Casa da Economia Solidária, analisando a efetividade dos métodos aplicados. Dessa forma, será possível compreender o impacto dessas práticas na gestão e sustentabilidade das iniciativas solidárias. O projeto será integrado as iniciativas do IFCE, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) com a Cadeia Criativa e Prefeitura de Sobral, fortalecendo o ecossistema de inovação social da região. O impacto do projeto para Sobral inclui a geração de emprego e renda, fortalecimento do tecido social e incentivo à participação cidadã. O projeto busca fortalecer a resiliência e o potencial da ES, contribuindo para um modelo econômico mais justo, inclusivo e sustentável. A Casa da Economia Solidária, localizada na Cadeia Criativa de Sobral (CCS), será um espaço fundamental para experimentação e aplicação das metodologias inovadoras. A ES é uma estratégia eficaz para reduzir desigualdades e promover a coesão social, conforme indicado pelo Relatório de Desenvolvimento Humano (PNUD, 2020), aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e ODS 12 (consumo e produção sustentáveis), e a pesquisa está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sobral (2020-2030), que prioriza a Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento. Em síntese, ao integrar metodologias contemporâneas e ferramentas inovadoras, o projeto contribuirá para um modelo de desenvolvimento mais inclusivo e resiliente, reforçando a importância da pesquisa como instrumento de transformação social e econômica no estado do Ceará.
Público Alvo
Os municípios do interior da região noroeste do Ceará e distritos de Sobral têm economias centradas na agricultura e pecuária, cultivo de grãos, principalmente milho e feijão, além de frutas legumes em regiões menos extremas em temperatura. A criação de gado, os caprinos e os ovinos são atividades econômicas predominantes incluindo o comércio e serviços,além da fonte de renda está voltada aos servidores públicos e aposentados.
Objetivo Geral
Aplicar o método Effectuation com gamificação, blocos de montar e geração de metáforas para estímulo a criatividade e identificação de valores compartilhados da Economia Solidária
Objetivo Específico
1. Aplicar a geração de metáforas no empreendorismo inovador com Lego Serious Play e Effectuation no diagnóstico, expectativas de resultados no processo em criatividade, cenário de marketing, logística e finanças, identificação e validação de valores da economia solidária.
Metodologia
As oficinas e atividades de formação ocorrerão no espaço da Cadeia Criativa de Sobral, as visitas às comunidades (distritos e feiras) serão realizadas nas companhias dos parceiros institucionais como Prefeitura Municipal de Sobral/STDE, Cáritas, Cetra e lideranças das instituições. Por fim, será realizado no espaço da Cadeira a exposição dos resultados em um evento compartilhado. Nesta primeira etapa há a parcela vivencial da educação empreendedora na economia solidária que serão utilizadas as metodologias ativas para estimular a criatividade, o pensamento inovador e os valores da ES. A) Oficinas com Lego Serious Play para estimular a criatividade e identificação de valores compartilhados na ES. A1) diagnosticar os gatilhos de necessidades relacionadas as organizações. A2) gerar portfólio de imagens e discursos em metáforas das atividades em grupo B) Oficina com a abordagem Effectuation B1) A partir das cinco metáforas do Effectuation: Piloto, Cirurgião, Jardineiro, Arquiteto, Mestre Culinário, e dos princípios: Pássaro na mão, Perda acessível, Manta de retalhos, Limonada, Piloto do avião e em grupos trabalharem em conjunto para gerar ideias para solucionar problemas de marketing, finanças e logística em organizações da economia solidária, utilizando a metáfora recebida desenvolver um plano de ação para implementar a ideia. B2)utilizar design thinking centrada nos usuários em grupos para resolução de problemas