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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Hospitalidade em Foco – Formação e Acolhimento no Setor de Serviços
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Turismo
Data de Início:
05/12/2025
Previsão de Fim:
05/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Eveline Porto Sales Aguiar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriele Nunes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Afia Suely Santos da Silva de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/12/2025 05/12/2026
Albercílio Silvano dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Andressa Xavier de Souza IFCE (terceirizada) Integrante Sem vínculo Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Carla Kauane Oliveira Castro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Carlos Eduardo Goncalves Lira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 30/06/2026
Cecilia Maria Nascimento da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Daiane Lima Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 30/06/2026
Deusiane de Souza Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Eveline Porto Sales Aguiar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/12/2025 18/11/2026
Francisco Elianderson dos Santos Bizerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Geovana da Silva Cipião IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Iasmim da Silva Fontes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Icaro Coriolano Honorio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/12/2025 05/12/2026
Isadora do Nascimento Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Jose Gabriel Lima da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 30/06/2026
Liliane dos Santos de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Mariana Barbosa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Nicholas Monteiro dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Raissa Targino de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Régia Lima Fernandes Escola Profissional Elsa Porto Costa Lima Integrante Sem vínculo Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Tania Maria dos Santos Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Valdiane Rodrigues Canuto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/12/2025 05/12/2026
Ygor Samuel Costa Santana IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/12/2025 05/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Hospitalidade em Foco – Formação e Acolhimento no Setor de Serviços” propõe desenvolver ações formativas e práticas extensionistas voltadas à qualificação de jovens e trabalhadores do setor de hospitalidade, com ênfase no atendimento, ética, organização de ambientes e boas práticas de acolhimento. A iniciativa tem como base o entendimento de que a hospitalidade ultrapassa a dimensão técnica do serviço, constituindo-se como uma prática social, cultural e humana (Lashley & Morrison, 2000; Camargo, 2004). A hospitalidade, enquanto fenômeno social, envolve acolher, cuidar e criar vínculos entre pessoas, tornando-se um espaço de convivência e construção de sentido coletivo. Como afirma Baptista (2006, p. 195), Em todas as esferas do cotidiano, no plano de vida institucional ou na diversidade de território de sociedade humana, nos locais de trabalho ou de lazer, nos espaços privados e públicos, pretende-se instituir formas de acolhimento que ajudem a consolidar uma geografia desenhada à medida da humanidade de cada homem. Esse princípio ético de acolhimento, que envolve receber e tratar o outro com cortesia, generosidade, empatia e respeito, constitui o alicerce da hospitalidade como prática ética e social. Nessa perspectiva, Freitas (2024) defende que a hospitalidade, quando ancorada em valores ético-sociais, torna-se essencial para consolidar sociedades mais fortes, coesas e humanizadas, promovendo interações baseadas no respeito à diversidade de origens, culturas e identidades. Assim, o projeto busca integrar saberes acadêmicos e saberes locais, promovendo a interação entre o IFCE e a comunidade de Aracati, valorizando tanto a técnica quanto o acolhimento humano. As atividades serão desenvolvidas por meio de oficinas, cursos e vivências práticas nas áreas de alimentos e bebidas, recepção, sala-bar e atendimento, unindo docentes, discentes e profissionais convidados em experiências colaborativas e formativas. Ao articular formação técnica e humanização das relações de serviço, o projeto pretende contribuir para o fortalecimento do turismo local, a inclusão produtiva de jovens e a difusão da hospitalidade como valor social e ético, consolidando o papel do IFCE Campus Aracati como agente de desenvolvimento humano, social e territorial.
Justificativa
O setor de hospitalidade é um dos principais vetores de desenvolvimento econômico e social do litoral leste cearense. Entretanto, a carência de capacitação profissional ainda representa um desafio para a qualidade dos serviços oferecidos e para a geração de renda sustentável. De acordo com o Observatório do Turismo do Ceará (2024), o segmento de alimentos, bebidas e hospedagem representa cerca de 30% dos empregos diretos no turismo da região. Nesse contexto, a qualificação técnica e humana torna-se fundamental para fortalecer a competitividade e a identidade do destino turístico. A proposta também dialoga com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024–2028) e com o Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) do IFCE, ao promover: • o desenvolvimento humano e social; • a formação cidadã e ética; • a integração entre ensino, pesquisa e extensão; • e o compromisso com o território e a sustentabilidade local. Além do impacto técnico, o projeto busca ressignificar a hospitalidade como prática de acolhimento e empatia, reconhecendo sua importância na inclusão social e no fortalecimento das relações humanas.
Público Alvo
O público externo beneficiado pelo projeto será composto por dois grupos: • Estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Professora Elsa Maria Porto Costa Lima, instituição parceira na presente ação. Esse grupo constitui o público prioritário, por estar diretamente envolvido no percurso formativo técnico e demandar atividades práticas de qualificação em hospitalidade. • Trabalhadores do setor de hospitalidade de Aracati, especialmente de pousadas, restaurantes, bares e cafeterias, que poderão participar das ações conforme disponibilidade de vagas e por meio de articulação com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e com os empreendedores locais.
Objetivo Geral
Promover a formação técnica, ética e prática em hospitalidade, desenvolvendo competências profissionais voltadas ao acolhimento, à organização de serviços e à qualificação dos participantes para o setor turístico, gastronômico e hoteleiro de Aracati
Objetivo Específico
• Oferecer oficinas práticas de mise en place, voltadas à organização e ao preparo de ambientes de atendimento, explorando técnicas de arrumação de mesas, uso de utensílios e postura profissional no serviço de sala e bar. • Desenvolver oficinas de elaboração de coquetéis clássicos e contemporâneos, integrando conceitos de estética, sabor, equilíbrio e apresentação de bebidas, com foco na atuação em bares, eventos e restaurantes. • Realizar oficinas de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, abordando procedimentos de segurança alimentar, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e cumprimento das normas da RDC nº 216/2004 da ANVISA. • Capacitar os participantes na elaboração de convites e comunicações de eventos, explorando técnicas de linguagem, etiqueta e estética visual como expressão da hospitalidade. • Desenvolver oficinas práticas de arrumação e limpeza de quartos de meios de hospedagem, abordando técnicas de camareira, higienização de enxovais, montagem de leitos, ambientação e atendimento ao hóspede com base em padrões profissionais de hotelaria. • Estimular a aplicação integrada das competências técnicas adquiridas, por meio de simulações de eventos, montagens temáticas e atendimentos supervisionados, valorizando a prática colaborativa e o desenvolvimento da autonomia profissional. • Fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo discentes do IFCE como instrutores e mediadores das oficinas, promovendo a troca de saberes entre a comunidade acadêmica e o público externo.
Metodologia
A metodologia do projeto fundamenta-se na concepção de aprendizagem experiencial e transformadora, articulando teoria, prática e convivência social como instrumentos de formação humana e profissional. O desenvolvimento das ações seguirá uma abordagem dialógica, participativa e interdisciplinar, envolvendo discentes, docentes e comunidade em todas as etapas — desde o diagnóstico até a avaliação dos resultados. 6.1. Planejamento e divulgação A etapa de Planejamento e Divulgação constitui o momento inicial de organização pedagógica, administrativa e logística do projeto, garantindo que todas as ações extensionistas sejam estruturadas de forma integrada entre equipe executora, escola parceira e comunidade externa. Assim essa etapa consiste em: •Reunião inicial com a equipe executora para definição dos conteúdos, carga-horária, materiais e cronograma; •Contato formal com a escola parceira (E.E.E.P. Elsa Porto Costa Lima) para alinhamento das ações e autorização da participação dos alunos; •A inscrição dos participantes será realizada por meio de lista oficial encaminhada pela equipe gestora da Escola Estadual Elsa Maria Porto Costa Lima, contendo os dados dos alunos selecionados para participação no projeto. A escola será responsável pela mobilização interna e pela indicação dos estudantes interessados, conforme sua dinâmica pedagógica. •Já a divulgação com Trabalhadores do setor de hospitalidade de Aracati articulação com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e com os empreendedores locais. Esse público será mobilizado por meio de convite institucional e comunicação direta com estabelecimentos parceiros. 6.2. Execução das Ações Formativas A etapa de execução contempla atividades formativas práticas e produção de resultados extensionistas, articulando ensino, pesquisa e extensão conforme determina o Art. 38 da Resolução nº 128/2023 – Política de Extensão do IFCE. Todas as ações são estruturadas para gerar conhecimento aplicado, tecnologias sociais, conteúdos pedagógicos e respostas diretas às demandas da comunidade da Escola Elsa Maria Porto Costa Lima e trabalhadores do setor de hospitalidade de Aracati. Durante as oficinas, os discentes extensionistas realizarão registros sistemáticos (observações, fotos, anotações e entrevistas), permitindo a geração de dados para pesquisa-ação e produção de tecnologias sociais. 6.2.1 Oficinas Práticas (7 oficinas – 4h cada) Serão realizadas 7 oficinas práticas, cada uma com carga horária de 4 horas, voltadas ao desenvolvimento de competências técnicas essenciais para o setor de hospitalidade. As oficinas ocorrerão nos laboratórios de Alimentos e Bebidas e Hospedagem do IFCE – Campus Aracati. * Oficina 1 – Mise en Place e Organização de Mesas (4h) Conteúdos: arrumação de mesas, posicionamento de utensílios, postura profissional, sequência de serviço. Resultados esperados: modelos de montagem produzidos pelos alunos e registro fotográfico para catálogo pedagógico. * Oficina 2 – Elaboração de coquetéis clássicos e contemporâneos (4h) Conteúdos: técnicas de preparo, equilíbrio de ingredientes, decoração e apresentação visual. Resultados esperados: livreto digital com receitas elaboradas pelos participantes. * Oficina 3 – Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos (4h) Conteúdos: RDC 216/2004, uso de EPIs, higiene pessoal, higienização de utensílios, contaminação cruzada, práticas preventivas. Resultados esperados: ficha técnica de higiene produzida pelos alunos e registro audiovisual. * Oficina 4 – Cerimonial Aplicado à Hospitalidade e Eventos (4h) Conteúdos: precedência, ordem de autoridades, forma de tratamento, composição de mesa de honra e estrutura básica de cerimônias institucionais e sociais. Resultados esperados: Capacidade de planejar pequenos cerimoniais escolares ou comunitários, elaborando roteiros simples de eventos (abertura, fala de autoridades, encerramento), adequados ao contexto local. * Oficina 5 - Elaboração de Convites e Comunicação Visual para Eventos (4h) Conteúdos: Oficina prática voltada ao desenvolvimento de competências básicas em criação de convites formais e informais, utilizando princípios de estética, clareza, linguagem adequada, função social e organização de informações. Resultados esperados: Produção de dois modelos de convites por cada participante (um formal e um informal). * Oficina 6 - Etiqueta Social e Profissional (4h) Conteúdos: Conceito de etiqueta social e etiqueta profissional. Postura corporal, gestos adequados e comunicação não verbal. Formas de cumprimento e recepção de pessoas. Regras de convivência em eventos sociais, acadêmicos e corporativos. Simulações práticas: cumprimentos, conversas formais, pequenas recepções. Resultados esperados: Desenvolvimento da postura profissional adequada a ambientes de atendimento e eventos. Melhoria da comunicação interpessoal por meio de técnicas de etiqueta comportamental. * Oficina 7 - Arrumação e ambientação de quartos de hospedagem (4h) Conteúdos: treinamento prático de governança hoteleira, higienização de enxovais, montagem de leitos, atendimento ao hóspede e ambientação do espaço. Resultados esperados: ficha padrão de governança elaborada pelos alunos. Além das oficinas práticas, o projeto desenvolverá ações complementares que fortalecem a formação integral dos participantes e ampliam o impacto social da extensão. Serão realizados Mini curso e Atividade Integradora – Simulação de Evento Temático, na qual os participantes aplicarão, de forma integrada, as competências adquiridas nas oficinas, realizando montagens de mesas, apresentações de coquetéis, práticas de etiqueta, simulação de cerimonial e demonstração de arrumação de ambientes. 6.3. Acompanhamento e Avaliação O acompanhamento e a avaliação do projeto serão realizados de forma contínua, participativa e formativa, envolvendo tanto a equipe executora quanto os(as) participantes externos. O processo avaliativo tem por finalidade verificar o alcance dos objetivos, identificar avanços, dificuldades, necessidades de ajustes e o impacto social das ações extensionistas, em conformidade com a Política de Extensão do IFCE (Resolução nº 128/2023). 6.3.1.Acompanhamento das Ações O acompanhamento ocorrerá durante todas as etapas do projeto e incluirá: •Observação direta nas oficinas por parte da equipe docente, registrando o desempenho, engajamento e dificuldades dos participantes. •Monitoramento pelos discentes extensionistas, que atuarão como mediadores, auxiliando na condução das atividades e registrando informações relevantes sobre a aprendizagem e a participação do público. •Registro audiovisual e fotográfico das oficinas e atividades integradoras, permitindo a análise posterior das práticas desenvolvidas. •Reuniões periódicas da equipe executora para alinhamentos, ajustes metodológicos e planejamento das ações seguintes. 6.3.2 Avaliação dos Participantes Ao final de cada oficina os(as) participantes externos realizarão: •Avaliação de satisfação, por meio de formulário eletrônico ou impresso, contendo itens sobre: qualidade das oficinas; aplicabilidade dos conteúdos; desempenho dos instrutores; percepção de aprendizagem; sugestões para melhorias. •Autoavaliação, com foco em: habilidades desenvolvidas; nível de participação; dificuldades encontradas; compreensão sobre hospitalidade, etiqueta, cerimonial e comportamento profissional. Esses instrumentos permitirão avaliar o impacto formativo e orientar melhorias nas próximas edições. 6.3.3 Avaliação pela Equipe Docente A equipe docente realizará avaliação qualitativa considerando: •apropriação dos conteúdos pelos participantes; •desempenho técnico nas práticas; •postura e comportamento profissional; •integração entre teoria e prática; •contribuição dos discentes extensionistas na mediação; •adequação das oficinas aos objetivos do projeto. Os docentes também analisarão os materiais produzidos pelos alunos (convites, guias, montagens, portfólios, receitas, fichas práticas). 6. 3.4 Sistema de Avaliação Final Ao término do projeto, será realizada uma reunião de devolutiva entre a equipe executora e representantes da escola parceira, na qual serão apresentados: •os resultados gerais; •os produtos extensionistas gerados; •as percepções dos participantes; •sugestões para continuidade e aprimoramento. Será elaborado um Relatório Técnico Final, contendo: •descrição das ações realizadas; •registros fotográficos; •lista de participantes; •síntese das avaliações; •evidências dos produtos gerados; •análise dos impactos sociais e pedagógicos. 6.3.5. Divulgação e socialização dos resultados •Apresentação dos produtos no evento de extensão do IFCE - Prêmio de Extensão Anna Erika •Possibilidade de elaboração de resumo expandido ou artigo para eventos científicos na área de turismo, gastronomia e educação.