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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Negras Ciências, Negros currículos
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
26/11/2025
Previsão de Fim:
26/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Mostra
Apresentação
Nome do Responsável:
Marilia Duarte Guimaraes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Kamilly Abreu de Castro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Antonio Euller Araujo Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Camila de Brito Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Eliseu da Silva Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Francisco Guilherme Alves Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Francisco Pinto Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Joao Paulo Fernandes Sena IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Jose Uiarlisson Rodrigues Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Kauan da Silva Felicio IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Leidson Ferreira Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Maria Eduarda Rodrigues Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Marilia Duarte Guimaraes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/11/2025 26/11/2025
Rosenir Damasceno Nepomuceno IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Vanessa Eloi Bispo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Vitoria Monteiro Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/11/2025 26/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Negras Ciências, Negros Currículos surge da necessidade de valorizar e evidenciar as contribuições científicas e tecnológicas de pessoas negras na produção do conhecimento, promovendo uma reflexão crítica sobre a contribuição desses cientistas para o campo da Matemática. Organizada pela disciplina Currículos e Práticas Educativas da Licenciatura em Matemática do IFCE Sobral, sob orientação da Profa. Marília Duarte Guimarães, a mostra busca articular pesquisa, educação e valorização da diversidade, incentivando estudantes e docentes a reconhecerem e incorporarem saberes historicamente silenciados. No mês da Consciência Negra, o evento pretende: Apresentar pesquisas e trabalhos que evidenciem contribuições de cientistas negros e negras; Promover debates sobre a representatividade racial na produção científica; Estimular práticas educativas e antirracistas.
Justificativa
A realização da mostra científica Negras Ciências, Negros Currículos se justifica pela necessidade urgente de visibilizar e valorizar as contribuições de pessoas negras para a produção do conhecimento científico e tecnológico, bem como de problematizar a ausência ou distorção de tais referências nos currículos escolares. Como destaca Sueli Carneiro (2011), a educação tradicional muitas vezes reproduz uma lógica eurocêntrica que invisibiliza os saberes e a história do povo negro, perpetuando processos de exclusão e epistemicídio, denominado pela autora como o ocultamento das contribuições de pensadores negros ao patrimônio intelectual da humanidade e a invisibilização da memória coletiva da luta global, aspectos que reforçam a naturalização da passividade e inferioridade da população negra. Dessa forma, essa mostra se justifica pela necessidade de ampliar os nossos horizontes epistêmicos para além do Norte Global. Inserir referências a cientistas negros e negras no âmbito acadêmico e escolar contribui para o reconhecimento da diversidade epistemológica e para a formação de sujeitos críticos, capazes de compreender a ciência como prática social plural e historicamente situada. De maneira complementar, Henrique Cunha (2011) aponta que a epistemologia ocidental dominante tende a marginalizar conhecimentos produzidos por grupos historicamente subalternizados. A mostra propõe, portanto, resistir a essa lógica, evidenciando trajetórias e saberes negros, fortalecendo a identidade e o protagonismo de intelectuais negros e negras.
Público Alvo
Estudantes e professores da Educação Básica
Objetivo Geral
Visibilizar e valorizar as contribuições científicas e tecnológicas de pessoas negras para a produção do conhecimento, promovendo a representatividade racial nos currículos escolares e incentivando práticas educativas inclusivas e antirracistas.
Objetivo Específico
Investigar e reunir informações sobre cientistas negros e negras e suas contribuições para a ciência e a tecnologia. Promover a reflexão crítica sobre a ausência ou sub-representação de referências negras nos currículos escolares, discutindo os impactos dessa invisibilidade na educação e na sociedade. Divulgar e socializar conhecimentos por meio da mostra científica, estimulando práticas educativas inclusivas e o reconhecimento da diversidade epistemológica.
Metodologia
Levantamento bibliográfico e documental: • Pesquisa sobre cientistas negros e negras, suas contribuições científicas e tecnológicas, e referências históricas e contemporâneas relevantes; • Consulta a livros, artigos, teses, dissertações, registros históricos e materiais didáticos, com atenção à diversidade epistemológica e às discussões de Sueli Carneiro e Henrique Cunha sobre epistemicídio e invisibilização dos saberes negros. Seleção e organização do conteúdo: • Sistematização das informações coletadas para apresentação clara e acessível; • Produção de textos explicativos, imagens, gráficos e outros materiais ilustrativos que evidenciem as trajetórias e realizações de cientistas negros. Produção da mostra científica: • Elaboração de cards de divulgação e convites, destacando o tema central e as contribuições negras para a ciência; • Organização das apresentações e exposições que permitam interação com o público, promovendo reflexão crítica sobre o currículo escolar e a diversidade na ciência. Socialização e discussão: • Apresentação dos trabalhos em formato de mostra, possibilitando debates com estudantes, docentes e comunidade acadêmica; • Estímulo à reflexão sobre práticas educativas inclusivas, representatividade racial e valorização da diversidade epistemológica.