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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Aquilombando Saberes: educação, ancestralidade e práticas libertadoras
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
26/11/2025
Previsão de Fim:
26/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Arneiroz
Tauá
Parambu
Aiuaba
Quiterianópolis
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Congresso
Apresentação
Campanha
Nome do Responsável:
Karina de Morais e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Patricia da Conceicao IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/11/2025 26/11/2025
Karina de Morais e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/11/2025 26/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ (SEDUC-CE) Não
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palestra “Aquilombando Saberes: diálogos e práticas no ambiente escolar” propõe uma reflexão sobre o papel da escola como espaço de resistência, pertencimento e construção coletiva de conhecimento. Inspirada na força simbólica dos quilombos, a atividade convida educadores e estudantes a pensar práticas pedagógicas que valorizem a ancestralidade afro-brasileira, o diálogo intercultural e a educação antirracista como caminhos para transformar o cotidiano escolar.
Justificativa
A realização da palestra “Aquilombando Saberes: diálogos e práticas no ambiente escolar” justifica-se pela necessidade de promover uma educação comprometida com a valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas, fortalecendo o reconhecimento da ancestralidade como fundamento do conhecimento e da cidadania. A atividade busca fomentar práticas pedagógicas antirracistas e interculturais, incentivando o diálogo, o respeito à diversidade e a construção de uma escola mais inclusiva e consciente de seu papel social. Para isso, o público irá dialogar com práticas pedagógicas de êxito geridas no contexto da Escola Pública, apresentadas pelos ministrantes convidados.
Público Alvo
Educadores, estudantes e representantes de movimentos culturais e sociais do município de Tauá e região, especialmente aqueles envolvidos com ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e indígena.
Objetivo Geral
Promover reflexões sobre a ancestralidade afro-brasileira e indígena como fonte de saberes e resistência, estimulando a construção de práticas pedagógicas e educativas que valorizem a diversidade cultural e fortaleçam uma educação antirracista no ambiente escolar.
Objetivo Específico
- Estimular o pensamento crítico sobre o papel da escola na valorização da diversidade cultural. - Promover o diálogo entre filosofia, cultura e práticas educativas antirracistas. - Incentivar os futuros professores a desenvolverem ações pedagógicas que fortaleçam a inclusão e o respeito às diferenças.
Metodologia
A metodologia da palestra será pautada em uma abordagem dialógica e participativa, combinando momentos de exposição teórica com partilhas de experiências entre os participantes.