Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ensinagem musical criativa e inclusiva: interfaces entre música, tecnologia e inovação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
27/11/2025
Previsão de Fim:
27/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Convite
Atividades Realizadas:
Minicurso
Apresentação
Palestra
Nome do Responsável:
Railton Romulo da Cunha Menezes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Gustavo Nunes Lobo IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/11/2025 27/11/2025
Antonio Edmar Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/11/2025 27/11/2025
José Magnaldo de Moura Araújo IFRN Integrante Sem vínculo Não 1 27/11/2025 27/11/2025
Liebson Henrique Bezerra Lopes UERN Integrante Sem vínculo Não 1 27/11/2025 27/11/2025
Paulo Victor Cunha Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/11/2025 27/11/2025
Railton Romulo da Cunha Menezes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/11/2025 27/11/2025
Yuri Carvalho Barreto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/11/2025 27/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Atividade prática voltada à formação docente e discente, com foco na integração entre música, tecnologia e inovação educacional. A oficina propõe experiências interativas e reflexões sobre metodologias inclusivas de ensino musical.
Justificativa
A proposta justifica-se pela necessidade de ampliar o acesso à educação musical de forma inclusiva, atendendo aos desafios apontados pela UNESCO (2020) sobre a garantia do direito à cultura e à aprendizagem para todos. No Brasil, embora haja avanços legais, ainda são escassas as práticas acessíveis e a formação docente voltada à inclusão. No cenário regional, o Nordeste apresenta a maior proporção de pessoas com deficiência do país (Bello, 2025), mas dispõe de poucas iniciativas que integrem música, tecnologia assistiva e metodologias inovadoras. Diante disso, o projeto busca promover experiências musicais colaborativas e acessíveis, contribuindo para a democratização da arte e o fortalecimento da formação de educadores. A ação está alinhada aos princípios de ensino, pesquisa e extensão do IFCE, reafirmando seu compromisso institucional e social com a inclusão, a equidade e o desenvolvimento humano por meio da educação musical.
Público Alvo
O público-alvo compreende estudantes e professores da Licenciatura em Música do IFCE – Campus Canindé, além da comunidade externa, composta por educadores, pessoas com deficiência, artistas locais e demais interessados em práticas musicais inclusivas e acessíveis. O evento contará com a participação mínima de 20 e máxima de 100 pessoas, tendo como objetivo geral promover formação artístico-musical inclusiva mediada por tecnologias digitais (MagMusic), fortalecendo práticas artístico-musicais multimodais — envolvendo som, gesto, vibração e imagem — e ampliando o acesso de jovens e educadores ao fazer musical inclusivo no âmbito do IFCE.
Objetivo Geral
Promover formação artístico-musical inclusiva mediada por tecnologias digitais (magmusic), fortalecendo práticas artístico-musicais multimodais (som, gesto, vibração e imagem) e ampliando o acesso de jovens e educadores ao fazer musical inclusivo no IFCE.
Objetivo Específico
-Realizar 1 oficina presencial com 4 horas de duração, atendendo até 20 participantes por turma; -Desenvolver, em cada participante, habilidades de criação e percepção rítmica musical utilizando som, imagem e vibração do MagMusic, com apoio do movimento corporal. - Estimular a reflexão sobre inclusão e diversidade, criando um ambiente de empatia e colaboração entre pessoas com e sem deficiência.
Metodologia
Aprendizagem baseada em projetos. Cada grupo concebe uma pequena peça musical usando o MagMusic e os demais recursos disponíveis. • Atividades práticas. os sujeitos exploram a pulsação e ritmo integrando movimento corporal, sons, luzes e tecnologias analógicas e digitais. • Dinâmicas colaborativas. Divisão da turma em grupos que exploram a performance e a criação musical mediada por tecnologias. • Gamificação. Jogos como “corredor do tempo e contratempo” e duelos rítmicos, nos quais participantes tentam adivinhar frases executadas pelo MagMusic. • Reflexão e feedback. Rodas de conversa sobre inclusão, criatividade e tecnologia após cada atividade. • Registro multimídia. Filmagem de trechos das oficinas e coleta de depoimentos para avaliação e produção do curta-metragem.