Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Futsal recreativo para saúde: Uma abordagem terapêutica
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Esporte
Data de Início:
24/11/2025
Previsão de Fim:
24/11/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Áudio
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Emmanuelle Cynthia da Silva Ferreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Igor Fonteles IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/11/2025 24/11/2026
Emmanuelle Cynthia da Silva Ferreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/11/2025 24/11/2026
Francisco Rallyson Alves Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/11/2025 24/11/2026
Larissa Lima de Albuquerque IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 24/11/2025 24/11/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Futsal recreativo para saúde: Uma abordagem terapêutica propõe reafirmar a extensão como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, contribuindo na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade.
Justificativa
Considerando o elevado nível de sedentarismo e obesidade entre os adolescentes, bem como, segundo dados cadastrados no Sistema de Informação da Atenção Básica do Ministério da Saúde existe um crescimento no número de hipertensos e diabéticos adolescentes na região de Itapipoca em ambos os sexos. Nesse sentido, desenvolver ações objetivas e concretas que viabilizem um estilo de vida ativo entre os adolescentes, através da prática regular de exercícios físicos, em especial, o futsal, de forma orientada, é fundamental e a utilização de estratégias que visam a otimização do prazer percebido durante o exercício tem demonstrado promissora possibilidade de aumentar a adesão e aderência aos programas de exercício físico.
Público Alvo
Participarão do projeto, adolescentes de ambos os sexos, >14 anos de idade. O recrutamento inicial será realizado através do site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, rádio comunitária e redes sociais.
Objetivo Geral
Aplicar o futsal recreativo como uma abordagem terapêutica sobre os parâmetros de saúde e aptidão física em adolescentes.
Objetivo Específico
Proporcionar a inserção da comunidade ao projeto de exercício físico orientado; promover ações educativas incentivando a adoção de hábitos de vida saudáveis; verificar as adaptações cardiorrespiratórias promovidas pela prática do futsal e identificar as respostas perceptuais e afetivas dos adolescentes ao longo das práticas do futsal.
Metodologia
Os adolescentes realizarão duas semanas de prática com o futsal para familiarização com a utilização dos equipamentos, realização adequada dos exercícios e utilização das escalas perceptuais (escala de percepção subjetiva do esforço (PSE) e escala de sensação). Antes e após o período de intervenção com o futsal todos os adolescentes realizarão uma bateria de testes da aptidão física e funcionais: capacidade aeróbia, flexibilidade, amplitude de movimento, força muscular (membros superiores e inferiores) e agilidade. As atividades serão realizadas no período da tarde (13:30h- 17:30h) 2 vezes por semana (terça e quinta-feira) com duração média de 4 horas diárias divididas em duas horas por gênero. Todas as intervenções serão realizadas na quadra de esportes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)- Campus Itapipoca. A intervenção consistirá de exercícios preparatórios (alongamentos para membros superiores, inferiores, tronco e exercícios calistênicos), jogos reduzidos de futsal (JRF) e desaquecimento (exercícios respiratórios e de relaxamento). Os JRF utilizam-se de esforços em alta intensidade junto ao trabalho dos fundamentos técnico e tático da modalidade sendo uma importante estratégia para induzir um estresse fisiológico semelhante ao que ocorre em um jogo oficial, pois a intensidade imposta aos atletas nas partidas simuladas é semelhante aquela encontrada nas partidas oficiais. Destaca-se ainda que os JRF podem apresentar diferentes demandas fisiológicas de acordo com a modificação de componentes como: área do jogo, número de jogadores, regras do jogo, auxílio verbal, dimensões do espaço de jogo, número de jogadores, presença ou não de goleiro. Avaliação do participante em relação ao projeto e coordenação Nome(optativo):______________________________ Data: ___________________ 1- O projeto oportuniza a melhora de sua condição física? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________ 2- Em relação às novas amizades e ao convívio social no projeto, como você definiria? 3- Comente sobre as palestras que são ministradas ao projeto. ______________________________________________________________________4- O projeto atende às suas expectativas? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 5- Em que pontos a participação no projeto contribui para sua saúde como um todo? 6- A coordenação do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 7- Os discentes do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 8- Dê sugestões de atividades que enriqueceriam o projeto ou formas de melhorarmos as existentes.