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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Revisão Bibliométrica: mapeamento e tendências da produção científica
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
13/11/2025
Previsão de Fim:
13/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Convite
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Joamira Pereira de Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Joamira Pereira de Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 13/11/2025 13/11/2025
Paula Veruska Alexandre de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 13/11/2025 13/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este minicurso tem como propósito introduzir e aprofundar o uso da bibliometria como ferramenta metodológica na pesquisa científica, especialmente no contexto de revisões sistemáticas e estudos de mapeamento do conhecimento. Neste minicurso, iremos percorrer desde os fundamentos teóricos da bibliometria até sua aplicação prática, explorando softwares e ferramentas como Bibliometrix/Biblioshiny, que permitem transformar dados bibliográficos em mapas visuais de conhecimento. A relevância social desta intervenção está diretamente relacionada ao papel estratégico da ciência e da informação científica na construção de sociedades mais justas, sustentáveis e inovadoras. O minicurso contribui diretamente para o fortalecimento do ensino, ao promover a formação metodológica e científica de estudantes de graduação e pós-graduação. Ainda é uma atividade científica investigativa, que articula coleta, organização, análise e interpretação de dados da produção científica mundial.
Justificativa
A proposta do minicurso “Revisão Bibliométrica: mapeamento e tendências da produção científica” justifica-se pela necessidade de fortalecer a cultura científica e a formação crítica de pesquisadores, docentes e discentes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e da comunidade acadêmica regional. Sob o ponto de vista social, a intervenção responde a demandas contemporâneas de democratização do acesso ao conhecimento científico, promovendo o desenvolvimento de competências informacionais e metodológicas que permitem à comunidade compreender e participar ativamente da produção de saberes. Sob o aspecto pessoal e formativo, a intervenção surge da trajetória acadêmica e profissional das ministrantes, que atuam na interface entre pesquisa, formação docente e metodologias científicas inovadoras. De acordo com a Política de Extensão do IFCE, as ações extensionistas devem promover a interação transformadora entre a instituição e a sociedade, articulando ensino e pesquisa para a construção coletiva do conhecimento.
Público Alvo
Pesquisadores, docentes e discentes da região do Cariri.
Objetivo Geral
Compreender os fundamentos teóricos, metodológicos e práticos da revisão bibliométrica e aplicá-los no mapeamento da produção científica.
Objetivo Específico
1- Apresentar a evolução e os conceitos-chave da bibliometria. 2- Diferenciar revisão bibliométrica de outros tipos de revisão científica. 3- Demonstrar os principais indicadores e métricas utilizados. 4- Explorar o uso de softwares de análise e visualização bibliométrica.
Metodologia
A metodologia foi planejada com base em uma abordagem participativa e dialógica, que integra ensino, pesquisa e extensão, estimulando a construção coletiva do conhecimento e o uso crítico das ferramentas bibliométricas. A execução do minicurso foi organizada em quatro etapas principais: 1- Planejamento e organização (pré-intervenção); 2- Execução teórica (introdução conceitual); 3- Aplicação prática (oficina). Os métodos utilizados foram: 1- Método expositivo-dialogado: utilizado nas apresentações teóricas, com mediação por slides e exemplos práticos da literatura científica. 2- Método demonstrativo: aplicado durante o uso das ferramentas (VOSviewer e Biblioshiny), para que os participantes acompanhem e reproduzam as etapas em tempo real. 3- Método participativo: estimula a colaboração, a troca de experiências e a construção coletiva do conhecimento, valorizando os saberes prévios dos participantes. Os procedimentos adotados buscam: 1- Diagnóstico inicial: breve sondagem sobre o nível de familiaridade dos participantes com o tema e as ferramentas bibliométricas. 2- Exposição teórica: apresentação dos conceitos fundamentais, leis clássicas (Lotka, Bradford e Zipf) e indicadores de produtividade, impacto e colaboração. 3- Demonstração prática: execução passo a passo de análises bibliométricas com amostras de dados extraídos das bases Scopus e Web of Science. 4- Oficina colaborativa: grupos realizam análises temáticas curtas (mapeamento de um tema de interesse) e compartilham resultados. As técnicas abrangem: 1- Coleta de dados bibliográficos; 2- Ferramentas computacionais.