Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Escrevendo o Amanhã: Laboratório de Produção Textual do IFCE Umirim
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Língua Portuguesa
Data de Início:
02/12/2025
Previsão de Fim:
24/11/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Luís do Curu
Umirim
Uruburetama
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Erika Assuncao dos Santos Cavalcante
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aryane Aleckssandra de Sousa Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 02/12/2025 24/11/2026
Bruna Kesia Rodrigues Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 02/12/2025 24/11/2026
Enos Feitosa de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/12/2025 24/11/2026
Erika Assuncao dos Santos Cavalcante IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/12/2025 24/11/2026
Francisco Bruno Rodrigues Silveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/12/2025 24/11/2026
Thalysson Mateus da Silva Duarte IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 02/12/2025 24/11/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
É consenso que o domínio da escrita formal da língua portuguesa representa vantagens nos âmbitos acadêmico e profissional. No entanto, é notória, nas diversas práticas escolares estudantis, a carência dessa habilidade tão importante para o futuro. Exemplo disso é que, no município de Umirim, conforme dados de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no tocante à disciplina de língua portuguesa do Ensino Médio, na esfera pública, foi constatada a média de apenas 4,26, valor considerado abaixo do esperado para o desenvolvimento pleno dos estudantes. Esse desempenho evidencia a necessidade de ações pedagógicas direcionadas, capazes de fortalecer as competências de comunicação escrita, essenciais para a inserção no mercado de trabalho. Frente a esse cenário desafiador e à relevância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de diversos vestibulares, os quais avaliam competências na variação padrão da língua para o ingresso nas universidades, este projeto propõe a criação de um Laboratório de Redação, voltado para o desenvolvimento das competências de escrita, argumentação e percepção crítica da realidade. A finalidade central do projeto Laboratório de Redação é atuar, de forma mais específica e personalizada, no processo de produção textual dos alunos do Ensino Médio do IFCE campus de Umirim e de escolas circunvizinhas, orientando-os para concursos, provões e outros meios de avaliação e, consequentemente, educando-os em direção ao êxito no mercado de trabalho. Para atingir esse intento, o projeto contará com a seleção de três monitores do curso de Licenciatura em Letras, os quais cumprirão uma média de 12h semanais de atendimento aos discentes do nível médio da unidade e de escolas parceiras.
Justificativa
Reconhecendo a oportunidade que representa o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de outras seleções, como a da Universidade Estadual do Ceará, no que diz respeito ao ingresso em universidades e espaços profissionais, esta proposta busca beneficiar estudantes do IFCE campus de Umirim e de escolas públicas da região, aprimorando suas competências para a construção do texto dissertativo-argumentativo, entendido como fundamental na aferição do nível do candidato nesses modelos de exame. Também fornecerá ferramentas importantes para o domínio da escrita formal da língua portuguesa, exigida tanto no mercado profissional quanto em contextos monitorados de comunicação, no que se refere à linguagem. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo IBGE, o município de Umirim apresenta uma população predominantemente jovem, com cerca de 20% dos habitantes na faixa dos 15 aos 24 anos. A economia local ainda é marcada por baixos índices de formalização no mercado de trabalho e renda média mensal per capita próxima de apenas R$ 900, o que evidencia desafios para inclusão social e mobilidade econômica. Nesse contexto, este projeto de Laboratório de Redação se destaca como ferramenta fundamental para a superação dessas barreiras e para a ascensão profissional dos jovens, promovendo oportunidades de ingresso em carreiras qualificadas e contribuindo para a ascensão social das famílias da região.
Público Alvo
Escolas públicas estaduais do município de Umirim e de cidades vizinhas.
Objetivo Geral
Proporcionar aos estudantes do Ensino Médio o desenvolvimento pleno das competências de escrita formal, argumentação e pensamento crítico, visando prepará-los para os desafios de concursos, vestibulares e do mercado de trabalho, por meio de um processo pedagógico personalizado e voltado ao aprimoramento da produção textual.
Objetivo Específico
• Promover a melhoria da escrita dos estudantes do Ensino Médio. • Preparar os alunos para avaliações de redação de concursos, com ênfase no ENEM e vestibulares. • Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa. • Desenvolver habilidades de revisão, coesão, coerência e criatividade textual. • Fomentar o hábito da leitura e da escrita como práticas cotidianas. • Oportunizar discussões a respeito de temas sociais relevantes e construção de repertórios socioculturais legítimos e produtivos. • Favorecer o ingresso em universidades públicas.
Metodologia
A metodologia do projeto será realizada em 4 etapas recursivas: 1. A primeira é o planejamento de ações, o qual será realizado a partir de reuniões e diálogo contínuo entre os integrantes do Projeto e a gestão do IF Umirim e de escolas locais participantes. 2. A execução do Projeto envolverá quatro principais ações: 2.1. Diagnóstico das necessidades das turmas, a partir de formulário específico e/ou diálogo com professores das turmas; 2.2. Formação dos monitores, graduandos do curso de Letras do IF Umirim e professores locais acerca dos critérios de correção textual nas avaliações externas, como o Enem; 2.3. Construção de horários de atendimento de redação com base nas necessidades locais e elaboração/seleção de propostas de redação com temas atualizados; 2.4. Atendimento presencial aos estudantes do ensino médio, com orientação personalizada sobre as inadequações encontradas nos textos, e solicitação de re-escrita. 3. Os procedimentos serão realizados de forma integrada com a Gestão do campus, Diretoria Geral e de Ensino, e com a Coordenação de Extensão. Se necessário outras Coordenadorias também podem ser integradas. 4. Durante a execução do Projeto, a avaliação se dará de forma gradativa e dialogada, tendo em vista os trabalhos realizados pelos integrantes da equipe e as dificuldades encontradas, com vistas às melhorias na execução do Projeto. Os resultados obtidos serão partilhados em eventos de extensão e documentados em Relatório final.