Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Entre Línguas – Aprendendo Inglês de Forma Divertida
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
26/11/2025
Previsão de Fim:
23/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Douglas Pereira da Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Jamilly da Silva Goncalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Antonio Sherdan Nascimento de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Dara Rocha da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Daysla Nunes Esmeraldo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Douglas Pereira da Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/11/2025 23/12/2025
Felipe Freires Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Francis Nayra Souza Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Maria Eduarda Alves Nobrega IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Maria Eduarda da Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Rubens do Nascimento Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Thierry Franklen Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso tem como proposta promover o aprendizado do inglês de forma lúdica e interativa. Através de músicas, jogos, vídeos curtos e dinâmicas comunicativas, o projeto busca despertar o interesse dos participantes pelo idioma, mostrando que aprender inglês pode ser divertido, acessível e útil no cotidiano.
Justificativa
O mundo se desenvolve cada vez mais e, por isso, o aprendizado de uma língua estrangeira é fundamental para estabelecer pontes e alcançar mais pessoas. Entretanto, poucas crianças conseguem ter acesso ao idioma nos primeiros anos de vida e/ou escolares, o que acaba dificultando o aprendizado no futuro, além de não despertar interesse em aprender uma nova língua. Por outro lado, como destacam Cristóvão e Gamero (2009), em diferentes atividades sociais e cotidianas, pode ocorrer o contato com a língua inglesa por adolescentes, como em objetos, jogos, televisão e redes sociais, mesmo sem a consciência de que estão diante de palavras e/ou expressões de língua estrangeira. Assim sendo, o minicurso surge com a proposta de aproximar as crianças e adolescentes a esse idioma de uma forma divertida, utilizando metodologias ativas e materiais audiovisuais que incentivam a participação, escuta e oralidade, ampliando suas percepções e suas compreensões.
Público Alvo
Adolescentes do Instituto Arcanjo Gabriel que, em razão da vulnerabilidade social, não tiveram oportunidade de estudar/aprender a língua inglesa desde os primeiros anos de vida e os anos escolares iniciais.
Objetivo Geral
Despertar o interesse e desenvolver habilidades básicas em inglês por meio de atividades dinâmicas e interativas.
Objetivo Específico
Estimular o vocabulário e a pronúncia através de músicas e jogos; Desenvolver a compreensão auditiva por meio de vídeos e escutas guiadas; Incentivar o uso do inglês em situações comunicativas simples; Promover o trabalho em grupo e a socialização entre os participantes na aprendizagem e na prática do inglês.
Metodologia
O minicurso será realizado em cinco encontros presenciais, de 1h30min cada, no Instituto Arcanjo Gabriel. As aulas serão conduzidas pelos licenciandos de Letras Português/Inglês do Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Camocim, e baseadas em atividades práticas, como: dinâmicas de apresentação, jogos de vocabulário, músicas e vídeos educativos. O grupo será responsável pela preparação dos materiais e condução das aulas, com apoio da coordenação da instituição.