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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Entre Linhas - Descobrindo sentido nas palavras
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
26/11/2025
Previsão de Fim:
23/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Douglas Pereira da Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adrizio da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Ana Livia Lima dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Clenildo Alves da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Daysla Nunes Esmeraldo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Douglas Pereira da Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/11/2025 23/12/2025
Eri Tiziano da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Euclides Pereira da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Francis Nayra Souza Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Maria Eduarda da Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Maria Lavinia Gomes de Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Robson Teixeira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Taís Araújo Ferreira Reis IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Walessa Marques da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/11/2025 23/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso tem por finalidade realizar ações educativas que facilitem, aproximem e contribuam para a aprimoramento da escrita criativa de adolescentes assistidos pelo Instituto Arcanjo Gabriel, desmistificando os discursos que existem sobre produções textuais. Desse modo, propõe uma imersão no universo da escrita e da interpretação textual. A iniciativa busca estimular o prazer pela leitura e pela produção de textos, promovendo um espaço dinâmico e interativo de construção de sentido a partir das palavras. A proposta vai além das técnicas formais da redação escolar: pretende mostrar aos participantes que escrever é também um ato de expressão, criatividade e empatia. Assim, o minicurso apresenta-se como uma oportunidade de desenvolver competências comunicativas e ampliar a visão crítica dos adolescente sobre o mundo e sobre si mesmos.
Justificativa
A escrita constitui uma das competências essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e comunicativo dos seres humanos, sendo uma forma de construção de sentidos e de participação ativa no mundo. Contudo, observa-se que muitos adolescentes apresentam dificuldades na leitura e na produção de textos, o que reflete lacunas na formação linguística e no estímulo à prática da escrita como processo criativo e significativo. Segundo Bakhtin (2003), toda produção de linguagem é um ato social e dialógico, pois o sujeito constrói sentidos na interação com o outro e com o contexto em que está inserido. Dessa forma, escrever não é apenas dominar regras gramaticais, mas compreender o uso da linguagem como forma de interlocução e construção de identidades. Antunes (2003) também reforça que o ensino da escrita deve priorizar práticas reais de comunicação, em que o aluno se perceba como autor e interlocutor ativo. O baixo desempenho em leitura e escrita, identificado em avaliações nacionais, como o SAEB e o PISA, evidencia a necessidade de ações educativas que ultrapassem o ensino mecanizado da redação escolar e valorizem o processo de expressão, interpretação e criação. Nesse sentido, o minicurso “Entre Linhas: Descobrindo sentido nas palavras” propõe uma intervenção que busca ressignificar a escrita entre adolescentes, aproximando-a de suas vivências, emoções e visões de mundo. Ao promover atividades de leitura crítica e de escrita autoral, o projeto se ancora na perspectiva sociointeracionista da linguagem, que entende o texto como espaço de diálogo e de construção coletiva de significados (Geraldi, 2011). Assim, o minicurso tem como propósito não apenas aprimorar habilidades técnicas, mas também formar sujeitos capazes de compreender, interpretar e transformar a realidade por meio das palavras.
Público Alvo
16 adolescentes assistidos pelo Instituto Arcanjo Gabriel.
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento da leitura, da escrita e da expressão crítica por meio de práticas reflexivas e criativas de produção textual.
Objetivo Específico
Mobilizar a compreensão dos elementos básicos de diferentes tipos e gêneros textuais bem como o bom uso da língua portuguesa; Desenvolver a capacidade de planejar, estruturar e revisar diferentes tipos e gêneros textuais; Estimular a criatividade e o uso consciente da linguagem escrita, ampliando o vocabulário por meio de atividades práticas e interativas.
Metodologia
A metodologia do minicurso de produção textual no Instituto Arcanjo Gabriel será baseada em práticas interativas e participativas, valorizando o protagonismo dos alunos no processo de escrita. As aulas combinarão momentos de explanação teórica com atividades lúdicas, como jogos de palavras, dinâmicas de criação coletiva e oficinas de reescrita. Serão utilizados textos de diferentes gêneros para leitura e análise, incentivando a reflexão sobre estrutura, linguagem e intenção comunicativa. O curso também promoverá o trabalho em grupo, estimulando a troca de ideias e a revisão colaborativa dos textos.