Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
GAME JAM + NEABI
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
17/12/2025
Previsão de Fim:
19/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
56
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Olimpíada
Nome do Responsável:
Bruno Correia da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bruno Correia da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 17/12/2025 19/12/2025
Dario Abnor Soares dos Anjos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 16/12/2025 19/12/2025
Paulo Afonso Pamplona de Carvalho Junior IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 16/12/2025 19/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
NEABI MARACANAÚ Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este evento é uma realização em conjunto com NEABI para produzir jogos com temas sensíveis de discussão do núcleo. Através de uma game jam os alunos produzirão jogos para sensibilizar a comunidade.
Justificativa
Este evento faz parte de um projeto e programa no campus IFCE Maracanaú que tem objetivo de propagar computação de entretenimento de forma aplicada na comunidade. O funcionamento dessa área é voltado para prática, e já visualiza intervenções e comunicações transversais com outras áreas de conhecimento como por exemplo saúde e educação. O projeto é uma comunicação cultural que se utiliza de atividades envolvendo as áreas de jogos, design, multimídias e esportes eletrônicos. O programa é uma articulação de vários projetos, dentre eles em curso de desenvolvimento: na área de desenvolvimento de jogos, na temática de e-sports,e na temática da game jam. No programa também há interdisciplinaridades de disciplinas como matemática, música, computação gráfica, desenvolvimento de jogos, fotografia, desenho e outras que podem estar sendo inseridas ao decorrer do tempo através de projetos de acordo com a demanda local. O principal objetivo desse arcabouço de atividades é estimular o uso de tecnologias e ferramentas de maneira aplicada proporcionando intervenção social através do entretenimento.
Público Alvo
Qualquer pessoa da comunidade com literacia digital.
Objetivo Geral
O objetivo principal é provocar na comunidade novas experiências no mundo digital através do conhecimento interdisciplinar produzido pela academia e comunidade.
Objetivo Específico
Promover disseminação de ferramentas e técnicas da indústria de jogos. Promover novas tecnologias na região a fim de promover o engajamento de novos discentes no IFCE. Promover formação qualificada na região a fim de promover engajamento de novos discentes no IFCE. Provocar experiências nos alunos com o objetivo de formar conhecimento e formação atitudinal. Promover pela instituição o nicho cultural dos esportes eletrônicos. Promover o crescimento do usufruto da cultura tecnológica pela comunidade. Provocar a criação de metodologias extensionistas que se adequem à demanda local. Provocar publicação, criação de produtos e desenvolvimento de serviços ligados às áreas.
Metodologia
Atividades: Criação de artefatos digitais para divulgação; Criação de campanha para publicidade e chamada do evento; Realizar evento para inauguração do evento; Realizar monitoramento dos participantes do evento; Convocar juízes; Gerir premiações; Gerar pesquisa de satisfação; Realizar momento de entrega de premiações; Publicizar as atividades do evento.