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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Formação para o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) e Oficina da teoria à prática: Plano Educacional Individualizado de Acessibilidade Curricular (PEI-AC)
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
08/12/2025
Previsão de Fim:
08/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Napnes e Neabis - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Atividades Realizadas:
Forúm
Nome do Responsável:
Francisco Camilo da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriano Rodrigues dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/12/2025 08/12/2025
Francisco Camilo da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 08/12/2025 08/12/2025
Juliana Alexandra Parente Sa Barreto IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 08/12/2025 08/12/2025
Maria Brasilina Saldanha da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 4 08/12/2025 08/12/2025
Maria Icleide Viana da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 08/12/2025 08/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores
Diárias - Pessoal Civil 502.0
Encargos Patronais
Equipamento e Material Permanente
Material de Consumo
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 462.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica
Passagens e Despesas com Locomoção
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Formação para o Comitê de Acompanhamento Educacional Especializado e Oficina da teoria à prática: Plano Educacional Individualizado de Acessibilidade Curricular (PEI - AC)
Justificativa
A formulação deste projeto nasce da constatação de que a educação inclusiva e a participação social ainda enfrentam barreiras significativas relacionadas à desigualdade de acesso, à exclusão de grupos vulneráveis e à falta de espaços de diálogo entre instituições e comunidade. Observa-se uma crescente demanda por iniciativas que promovam não apenas a transmissão de conhecimento, mas também a construção coletiva de práticas inclusivas e transformadoras. Entre as principais necessidades identificadas, destacam-se: - A carência de oportunidades de formação crítica e cidadã para jovens e os adultos. - A ausência de projetos que articulem saberes acadêmicos e populares, valorizando a diversidade cultural e social da comunidade. - A necessidade de ampliar o acesso a recursos educacionais e tecnológicos, reduzindo desigualdades e fortalecendo a autonomia dos sujeitos. - A urgência de criar espaços de participação ativa, onde a comunidade externa seja protagonista e não apenas receptora das ações. A relevância da proposta está em seu potencial de contribuir para a redução das desigualdades educacionais e sociais, promovendo inclusão, equidade e justiça. Ao integrar diferentes grupos, o projeto fomenta o senso de pertencimento e amplia as possibilidades de transformação social por meio da educação crítica e participativa. No que se refere à contribuição para capacitar os membros do Comitê de Acompanhamento Educacional Especializado e demais profissionais da instituição para a elaboração, implementação e acompanhamento do Plano Educacional Individualizado de Acessibilidade Curricular (PEI-AC). Específicos: • Compreender a legislação e as diretrizes que fundamentam a Educação Inclusiva no IFCE. • Analisar o papel e as responsabilidades do Comitê de Acompanhamento Educacional Especializado. • Desenvolver competências práticas na construção e avaliação do PEI-AC. • Promover a articulação entre a família, a gestão, o NAPNE, professores, coordenações e setores da instituição. • Refletir sobre práticas inclusivas, acessibilidade curricular e acompanhamento pedagógico de estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades. • Criar o Comitê de Acompanhamento Educacional Especializado, elaboração, implementação e acompanhamento do Plano Educacional Individualizado de Acessibilidade Curricular (PEI-AC).
Público Alvo
A comunidade externa será a maioria, professores, técnicos da rede pública, famílias, e outros profissionais das escolas públicas. Informar como atuam os Membros do Comitê de Acompanhamento Educacional Especializado, NAPNE, docentes, pedagogos, coordenadores de curso, intérpretes, técnicos e gestores.
Objetivo Geral
Capacitar os membros do Comitê de Acompanhamento Educacional Especializado e demais profissionais da instituição para a elaboração, implementação e acompanhamento do Plano Educacional Individualizado de Acessibilidade Curricular (PEI-AC).
Objetivo Específico
• Compreender a legislação e as diretrizes que fundamentam a Educação Inclusiva no IFCE. • Analisar o papel e as responsabilidades do Comitê de Acompanhamento Educacional Especializado. • Desenvolver competências práticas na construção e avaliação do PEI-AC. • Promover a articulação entre a família, a gestão, o NAPNE, professores, coordenações e setores da instituição. • Refletir sobre práticas inclusivas, acessibilidade curricular e acompanhamento pedagógico de estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades. • Criar o Comitê de Acompanhamento Educacional Especializado, elaboração, implementação e acompanhamento do Plano Educacional Individualizado de Acessibilidade Curricular (PEI-AC).
Metodologia
Será executado de forma presencial com a realização de 4 módulos com os seguintes conteúdos: MÓDULO 1 – Fundamentos e Estrutura Institucional da Educação Inclusiva no IFCE; MÓDULO 2 – O Plano Educacional Individualizado de Acessibilidade Curricular (PEI-AC): Teoria e Estrutura; MÓDULO 3 – Oficina Prática: Elaboração do PEI-AC; MÓDULO 4 – Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação do PEI-AC. As aulas serão com exposição dialogada com apoio de slides, vídeos e materiais normativos, Rodas de conversa e estudos de caso, Oficinas práticas de elaboração e análise de PEI-AC, Trabalho em grupo e socialização de experiências institucionais.