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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Fortalecimento da Alimentação Escolar em Crateús: Formação, Diagnóstico e Valorização da Cultura Alimentar Local
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
18/12/2025
Previsão de Fim:
30/09/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Reunião
Prova
Seminário
Trabalho em grupo
Debate
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Site institucional
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Graciete de Souza Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Graciete de Souza Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 18/12/2025 30/09/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
FNDE Sim Termo de execução descentralizada 23293.001432/2025-51
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 340000.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto, desenvolvido a partir da parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Crateús tem como propósito fortalecer a alimentação escolar da rede municipal de ensino de Crateús por meio de um conjunto de ações formativas, diagnósticas e de valorização da cultura alimentar local voltadas às merendeiras de 54 unidades de ensino. A iniciativa contempla a capacitação teórico-prática das profissionais, com foco em práticas sustentáveis, atendimento a necessidades alimentares especiais e elaboração de cardápios saudáveis, a realização de visitas técnicas para diagnóstico das condições de preparo e oferta das refeições, a promoção de atividades que reconheçam e integrem os saberes tradicionais ao cotidiano escolar e a produção de um documento técnico que sistematize as experiências vivenciadas.
Justificativa
A alimentação escolar constitui um dos pilares fundamentais para a promoção da saúde, da segurança alimentar e nutricional e do desenvolvimento integral dos estudantes da educação básica pública. No contexto do município de Crateús, o fortalecimento das práticas alimentares no ambiente escolar — com foco na qualificação das merendeiras, na atenção às necessidades alimentares especiais e na valorização da cultura alimentar local — configura uma estratégia essencial para aprimorar a qualidade da oferta de refeições nas escolas. A escolha de Crateús para a realização deste projeto está fundamentada em características que conferem ao município condições favoráveis para a implementação e a sistematização de uma experiência com alto potencial de replicação. De acordo com dados do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a rede municipal de ensino é composta por 55 escolas (sendo 54 municipais e 1 filantrópica), atendendo a 11.615 estudantes matriculados na educação infantil, no ensino fundamental e nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Atendimento Educacional Especializado (AEE) e educação quilombola. Em 2025, o município contará com o montante de R$ 2.688.640,00 em recursos federais do PNAE, o que reforça a relevância de ações que qualifiquem a gestão e a execução do programa em nível local. Observa-se que Crateús possui uma rede de ensino municipal com número expressivo de unidades escolares e de profissionais responsáveis pelo preparo das refeições. Além disso, conta com uma gestão comprometida com o aprimoramento da alimentação escolar, o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção de práticas sustentáveis. Destaca-se ainda o contexto sociocultural do município, marcado por uma forte identidade alimentar e pela valorização dos saberes populares, o que favorece a integração entre o conhecimento técnico-científico e as práticas alimentares tradicionais. Além disso, a localização do campus do IFCE em Crateús facilita o acompanhamento técnico-pedagógico contínuo das ações do projeto, assegurando a execução eficiente e contextualizada das atividades previstas. O município, portanto, reúne elementos que permitem o desenvolvimento de uma iniciativa piloto com potencial para gerar aprendizados aplicáveis a outras realidades municipais brasileiras, especialmente aquelas de pequeno e médio porte situadas em regiões do interior do país. O presente projeto será viabilizado por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) celebrado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com base no interesse recíproco e no regime de colaboração mútua entre as instituições, nos termos do inciso i, art. 3º do Decreto nº 10.426/2020. O IFCE, enquanto instituição pública federal de ensino com atuação na formação profissional, técnica e tecnológica, possui capacidade técnica e experiência para a execução das ações previstas, ao passo que o FNDE, como executor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), busca fomentar ações de assistência técnica que contribuam para a qualificação da política pública de alimentação escolar em âmbito nacional. Assim, o projeto atende simultaneamente às diretrizes do PNAE, às competências institucionais do IFCE e aos princípios da descentralização e da cooperação federativa, sendo relevante para a consolidação de práticas alimentares mais saudáveis, sustentáveis, inclusivas e culturalmente adequadas no ambiente escolar, além de fornecer subsídios concretos para gestores públicos interessados em replicar experiências bem-sucedidas em seus territórios.
Público Alvo
O projeto será voltado para os Agentes de Alimentação Escolar (merendeiras (os)) atuantes da Rede Pública Municipal de Ensino de Crateús CE.
Objetivo Geral
Desenvolver ações formativas, diagnósticas e de valorização da cultura alimentar local voltadas às merendeiras da rede pública municipal de Crateús, com foco na promoção de práticas sustentáveis de alimentação escolar e no atendimento às necessidades alimentares especiais dos estudantes, contribuindo para o aprimoramento da oferta de alimentação nas escolas e para a sistematização de uma experiência replicável em outros contextos.
Objetivo Específico
- Identificar as condições de preparo e oferta da alimentação escolar no município de Crateús; - Capacitar manipuladores de alimentos atuantes da rede de Educação Pública do Município de Crateús na preparação de cardápios saudáveis, contemplando estudantes em diferentes faixas etárias, com restrições alimentares e promovendo o aproveitamento integral, controle de qualidade e segurança dos alimentos; - Fomentar boas práticas no preparo, armazenamento e distribuição de refeições no âmbito escolar de Crateús; - Promover a valorização da cultura alimentar local, com base nas experiências e saberes das merendeiras;
Metodologia
A metodologia do projeto está organizada em cinco metas que estruturam de forma integrada todas as ações previstas, desde a formação das merendeiras até a sistematização dos resultados. Cada meta abrange um conjunto de etapas específicas para o cumprimento dos objetivos do projeto, conforme apresentado a seguir: META 1 - Capacitar 120 merendeiras atuantes na rede de ensino municipal de Crateús por meio da oferta de curso presencial de 160h, dando ênfase aos conceitos e práticas de técnicas sustentáveis dos alimentos e das necessidades alimentares especiais dos estudantes. Etapas: 1) Seleção e contratação da equipe técnica do projeto; 2) Realização de planejamento pedagógico; 3) Levantamento e validação das merendeiras atuantes no município; 4) Seleção e matrícula dos estudantes no Curso de Formação de Agente de Alimentação Escolar (160h); 5) Realização das atividades formativas teórico-prática (oferta do curso); 6) Elaboração de encartes ilustrados com receitas saudáveis voltadas à alimentação escolar. META 2 - Realizar diagnóstico das condições de oferta da alimentação escolar nas 54 unidades da rede pública municipal de Crateús, por meio de visitas técnicas presenciais, com acompanhamento das merendeiras cursistas em suas respectivas unidades escolares. Etapas: 1) Elaboração de protocolos padronizados para coleta de dados, acompanhamento e avaliação das unidades escolares. 2) Planejamento das visitas técnicas; 3) Realização das visitas técnicas às 54 unidades escolares da rede pública municipal, com registro de informações, fotografias e observações de campo; 4) Elaboração de relatório técnico consolidado. META 3 - Realizar uma iniciativa de valorização da cultura alimentar local, com base nas experiências e saberes das merendeiras. Etapas: 1) Mapeamento de atores estratégicos relacionados à cultura alimentar local; 2) Estabelecimento de parcerias institucionais e comunitárias, com foco no fortalecimento da identidade alimentar local e no apoio à realização das atividades previstas; 3) Levantamento de saberes e práticas alimentares tradicionais das merendeiras; 4) Promoção de evento de valorização da cultura alimentar, como uma mostra gastronômica. META 4 - Produzir documento técnico de sistematização da experiência, reunindo metodologia, instrumentos utilizados, resultados alcançados, desafios e lições aprendidas, com vistas a subsidiar a replicação do projeto em outros municípios ou redes de ensino. Etapas: Etapas: 1) Planejamento da sistematização da experiência; 2) Revisão e organização dos registros e documentos gerados ao longo do projeto. 3) Elaboração do conteúdo técnico do documento; 4) Revisão técnica, linguística e editorial do documento; 5) Validação do documento com a equipe técnica do PNAE no FNDE. 6) Diagramação e finalização do documento técnico; 7) Elaboração de relatório final. META 5 - Realizar ações administrativas e operacionais necessárias ao desenvolvimento dos produtos do projeto. Etapas: Contratação de Fundação de Apoio regida pela Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994 para desenvolvimento de atividades operacionais e administrativas, tais como: admissão do pessoal necessário ao projeto, realização de processos licitatórios, contratação dos serviços, pagamentos diversos, prestação de contas dentre outras. Observação: Os membros da Equipe Técnica vinculados a este projeto, incluindo 3 Professores Orientadores, 2 Professores de Área Geral, 1 Técnico Administrativo e 4 estudantes monitores ainda serão selecionados por meio de Edital.