Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Basquetebol e saúde do trabalhador
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Esporte
Data de Início:
19/01/2026
Previsão de Fim:
20/07/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Braulio Nogueira de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Braulio Nogueira de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/01/2026 20/07/2026
Erisson Amaro Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 19/01/2026 20/07/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Basquetebol e Saúde do Trabalhador consiste em uma ação de extensão de caráter educativo, esportivo e social, desenvolvida no âmbito do IFCE – Campus Morada Nova, que tem como foco a promoção da saúde e do bem-estar de trabalhadores e trabalhadoras por meio da prática sistematizada do basquetebol, articulada a ações de educação em saúde do trabalhador. A proposta parte da compreensão do esporte como prática social e cultural capaz de contribuir para a melhoria das condições de vida, para a redução do sedentarismo e para o fortalecimento de vínculos sociais, especialmente em contextos marcados por rotinas laborais intensas e poucas oportunidades de lazer ativo. Assim, o projeto se insere no campo da extensão universitária como uma estratégia de aproximação entre o IFCE e a comunidade, promovendo ações construídas de forma dialógica e participativa.
Justificativa
O projeto de extensão surge a partir de uma demanda da comunidade atrelada às condições de atendimento do IFCE Campus Morada Nova. A comunidade moradanovense demonstra interesse na prática esportiva, porém possui espaços de participação ainda restritos, muitas vezes voltados apenas para o futebol masculino. Além disso, o município conta com grandes fábricas, tais como a COOPERSHOES - Cooperativa de Trabalho e Indústria de Calçados Joanetense LTDA e a Alvoar Lácteos, que possuem muitos trabalhadores e trabalhadoras que podem vir a integrar o projeto. Além do interesse da comunidade moradanovense, a efetiva inserção de trabalhadores e trabalhadoras no projeto contribui para a saúde deles do ponto de vista da preparação física, a saber: condicionamento cardiovascular, força muscular, flexibilidade e composição corporal. O campus possui um Curso Técnico em Segurança do Trabalho, bem como um laboratório em Segurança do Trabalho, o que viabiliza a articulação de práticas de ensino e de pesquisa com o projeto, em que a equipe realizará ações diagnósticas e, com base nesses dados, propor intervenções educativas com os trabalhadores e as trabalhadoras.
Público Alvo
15 vagas para trabalhadores e trabalhadoras de fábricas ou empresas de Morada Nova - CE.
Objetivo Geral
Promover a saúde dos(as) trabalhadores(as) de fábricas e empresas de Morada Nova, por meio da prática do basquetebol e de um trabalho de educação em saúde do trabalhador.
Objetivo Específico
- Estimular a prática regular de atividade física entre os trabalhadores de fábricas e empresas de Morada Nova; - Sensibilizar os trabalhadores sobre a importância da atividade física para a saúde; - Promover a educação em saúde do trabalhadorpor meio de ações informativas e preventivas.
Metodologia
O projeto se dará em etapas de ação, como: planejamento, divulgação, mobilização, inscrições do público externo, atividades, acompanhamento e avaliação da ação pela equipe e pelos participantes. Assim, a metodologia está estruturada com base nessas etapas: 1) Planejamento: O planejamento das atividades irá ocorrer em reuniões mensais, bem como individualmente no que se refere às atividades de pesquisa e proposição do trabalho de educação em saúde, na seara da saúde e segurança do trabalho. 2) Divulgação: A divulgação do projeto será por meio das redes sociais, especialmente a partir da produção de um folder com informações do projeto tais como dias, horários, esporte a ser trabalhado, forma de inscrição, dentre outras informações. 3) Mobilização: A participação no projeto será mobilizada a partir do convite dos participantes que já integram o projeto a colegas de trabalho, de modo a ampliar a quantidade de participantes no projeto. 4) Inscrições do público externo: A inscrição do público será por meio de um formulário online que contém dados pessoais, dados de saúde e dados laborais de modo a subsidiar o planejamento inicial das atividades de pesquisa e de educação para a saúde que irá ocorrer no decorrer do trabalho. O link do formulário ficará disponível na recepção do campus. 5) Atividades: As atividades ofertadas serão: 1) Práticas de treinamento e de lazer em basquetebol; 2) Ações de educação em saúde do trabalhador; 3) Avaliação da ação pela equipe e pelos participantes, parcial e final. A avaliação da ação pela equipe será realizada parcialmente em reuniões a cada duas semanas, em que será discutido o que foi realizado e ajustes que venham a ser necessários. A avaliação pelos participantes será realizada em formulário próprio, de modo online, de modo parcial (a cada bimestre) e ao final do projeto. Além disso, instrumentos como frequência e participação no projeto serão também considerados e avaliados.