Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
POÉTICAS DO CORPO E ESCRITA CÊNICA
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Cênicas
Data de Início:
28/01/2026
Previsão de Fim:
27/01/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jose Tomaz de Aquino Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Jose Tomaz de Aquino Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/02/2026 23/12/2026
Nicoly da Silva Mota IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 28/01/2026 27/01/2027
Yale Nogueira Dias IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 28/01/2026 27/01/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 921.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto propõe a criação de um grupo de estudos práticos com os estudantes e comunidade externa que explore três abordagens fundamentais para a cena moderna e contemporânea: a Mímica Corporal Dramática, criado por Étienne Decroux; o Treinamento Energético e a Dança Pessoal, desenvolvidos pelo Lume Teatro/UNICAMP; e a Dança Butô, a partir do projeto político-artístico de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno. Essas práticas, convergem em um mesmo ponto: a busca por um corpo disponível, sensível, expressivo e capaz de gerar dramaturgias. Nesse sentido, o projeto visa promover um espaço contínuo de investigação do corpo como lugar de memória, fabulação e escritura, em diálogo com o pensamento contemporâneo sobre a ecologia da cena que faz referência aos autores: Ailton Krenak, Achile Mbembe, Leda Maria Martins, Nego Bispo e Eliane Brum. A escrita surge como desdobramento dos treinamentos, convidando os participantes a registrar percepções, estados, poéticas e dramaturgias emergentes, podendo se tornar, futuramente, um grupo de extensão, pesquisa e encenação do IFCE. O projeto pretende retomar a realização da Mostra Marmota da Cena, um evento de extensão artístico-pedagógico, outrora organizado pelos estudantes, que reunirá apresentações cênicas, abertura de processos criativos, oficinas e demonstrações técnicas resultantes das demandas dos estudantes, em conexão com disciplinas e TCC’s, o grupo de estudos e comunidade externa. A mostra será aberta ao público, incluindo a participação de artistas convidados da cidade, ampliando o diálogo entre a comunidade acadêmica e o ecossistema cultural de Fortaleza.
Justificativa
O projeto Poéticas do Corpo e Escrita Cênica justifica-se pela necessidade de ampliar os espaços de investigação prática e reflexiva no campo das artes da cena no IFCE – Campus Fortaleza. A proposta responde a demandas apresentadas por estudantes interessados em aprofundar pesquisas corporais para além das disciplinas curriculares, articulando técnica, criação e escrita, em dialogo com a comunidade externa, propondo também um ambiente de formação para pessoas que não estudam na instituição. Ao reunir práticas como a Mímica Corporal Dramática, o Treinamento Energético, a Dança Pessoal e a Dança Butô, o projeto fortalece a formação artística e pedagógica dos participantes. A ação contribui para o desenvolvimento da autonomia cênica dos participantes e da produção de outras dramaturgias como a dramaturgia corporal ou do espaço. A retomada da Mostra Marmota da Cena amplia a circulação dos processos criativos, democratizando o acesso às artes da cena. Assim, o projeto reafirma o compromisso institucional com a formação crítica, cultural e cidadã, fortalecendo elos com a comunidade externa.
Público Alvo
Participação de artistas e estudantes da comunidade externa, pessoas da cidade que se interessem pelas artes do corpo na cena contemporâneas para integrar o grupo de estudos teórico-prático. Bem como o público apreciador de arte e cultura na cidade por meio das mostras no evento Marmota da Cena, cuja audiência é destinada prioritariamente à comunidade externa.
Objetivo Geral
Investigar poéticas corporais contemporâneas (Decroux, Lume Teatro e Butô) como fundamento para criação cênica e escritura artística, criando um grupo de estudos práticos com a comunidade interna e externa e reativar a Mostra Teatral Marmota da Cena, promovendo intercâmbio entre estudantes e a comunidade externa.
Objetivo Específico
• Criar grupo de estudo teórico-prático; • Desenvolver treinamentos corporais regulares baseados nas técnicas de Mímica Corporal Dramática, Treinamento Energético, Dança Pessoal e Butô. • Retomar a Mostra Marmota da Cena, aberta à comunidade externa. • Refletir sobre os processos criativos dos estudantes por meio de rodas de diálogo, leitura de textos e escrita reflexiva • Convidar artistas locais para compartilhamento de processos, fortalecendo vínculos entre a comunidade acadêmica e artística. • Incentivar o protagonismo artístico-estudantil no campus e o diálogo entre eles e à comunidade externa.
Metodologia
Encontros sistemáticos e periódicos formatados em ciclos de atividades, objetivando as interseções entre teoria, prática, dramaturgia e mostra cênica. Inicialmente, será realizada a estruturação do projeto com organização de sala de trabalho, definição dos bolsistas, divulgação, inscrição dos participantes do grupo de estudo e reuniões de alinhamento do projeto com os envolvidos. O projeto pretende abranger estudantes e pessoas da comunidade externa que se interessem pelas poéticas corporais definidas neste texto. Ao todo serão 4 ciclos de atividades, distribuídos ao longo de 2026, respeitando-se os períodos de férias e recessos do professor coordenador e estudantes envolvidos.