Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Atelier LIRENLIGNE : Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
16/02/2026
Previsão de Fim:
23/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Trabalho em grupo
Debate
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cristiene Ferreira da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiene Ferreira da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/02/2026 23/12/2026
Marina Ines de Luna Cardoso IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 16/02/2026 23/12/2026
Olga Queiros Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 16/02/2026 23/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
MINICURSO « ATELIER DE FRANÇAIS: LECTURE EXPRESS.COM EN LIGNE » Evento
Apresentação
No âmbito das ações de extensão, o « Atelier LIRENLIGNE : Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras » é um projeto cujas ações estratégicas desenvolvidas são oportunidades significativas de contato com aspectos linguísticos (gramaticais, lexicais, fonéticos e fonológicos) em diversas situações de uso da Língua Estrangeira (LE). Essas ações oferecem atividades práticas de compreensão e expressão oral e escrita úteis ao desenvolvimento da comunicação em LE. Nesse sentido, o projeto vem de encontro às solicitações freqüente dos alunos ao propor suporte prático à superação das carências, dificuldades e/ou déficits do aprendiz nas suas habilidades de leitura e de produção oral em LE. Este projeto pretende desenvolver atividades em sala de aula virtual ou presencial que promovam no aprendiz sua participação ativa, sua autonomia, e que possibilitem ele próprio observar e verificar a existência ou não de progressão e melhorias na sua competência leitora e/ou na sua produção oral em LE. No propósito da realização de suas ações diversificadas e expansivas, este projeto elege inicialmente a modalidade da EAD para desenvolver suas atividades, sejam elas síncronas e/ou assíncronas e, ainda, adota o Google Classroom e o Google Meet como suportes de acesso dos participantes à sala de aula virtual, conforme normas e orientações do IFCE.
Justificativa
O projeto « Atelier LIRENLIGNE : Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras » justifica-se pela finalidade de promover regularmente, junto ao público alvo do IFCE e a comunidade externa, ações educativas que visam desenvolver atividades de compreensão e expressão oral e escrita inerentes à comunicação em Língua Estrangeira (LE). Considerando a grande diversidade de eventos realizados no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), este projeto reconhece a necessidade de maior ocorrência das atividades de leitura e produção oral em cursos regulares de Língua Estrangeira (LE) e, nessa perspectiva, justifica-se por oferecer suporte prático à superação das carências, dificuldades e/ou déficits do aprendiz nas suas habilidades de leitura e de produção oral em LE. Na delimitação da abrangência deste projeto, a proposta inicial foca abordagem no desenvolvimento da aprendizagem da LE, por considerar baixa a ocorrência de prática de leitura e produção oral em sala de LE, sendo esta prática uma solicitação freqüente por parte dos alunos. Nesse contexto, este projeto justifica-se pela oportunidade de enfrentamento e superação das dificuldades do aprendiz nas suas competências de leitura e expressão oral. NOTA INFORMATIVA: Em consonância à RESOLUÇÃO CONSUP n. 128, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2023 do IFCE, informo que o Atelier LIRENLIGNE : Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras (e seus desdobramentos) está registrado no SIGPROEXT como projeto tendo em vista que se enquadra na modalidade de PROJETO DE EXTENSÃO conforme comprovantes expedidos pela DIREXC-IFCE-CAMPUS FORTALEZA aqui apresentados/inclusos no anexos/apêndices, sendo o referido Projeto submetido e já aprovado no Edital n°56/2025 GAB-FOR/DG-FOR/FORTALEZA-IFCE (8139691) (EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA BOLSAS DA DIRETORIA DE EXTENSÃO) datado de 17/11/2025, vide SEI n° 23256.016170/2025-76 (vide apêndices/anexos). Informamos ainda que conforme esclarecido no plano de trabalho, no tocante aos desdobramentos do supracitado projeto, para além das aulas nos cursos (60h/a) dos Ateliers de Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras (inglês, espanhol e francês), é previsto nesse projeto a adoção de participação em evento internacional, a saber: NUITS DE LA LECTURE-11ª EDITION-CNL, (conforme ocorrência de participação em 2025.1), entre outras possíveis ações.
Público Alvo
O projeto «Atelier LIRENLIGNE : Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras» é destinado ao público do IFCE (alunos, professores e servidores) e a comunidade externa. Pessoas que tenham o ensino fundamental II completo e conhecimento prévio do idioma (sendo necessário, no mínimo, o básico de 120h/a),ou seja, jovens e adultos em busca de qualificar e complementar sua formação profissional e/ou expandir novos conhecimentos. A seleção do público alvo é realizada por sorteio do nº de inscrição realizada via Formulário Google disponível no site do IFCE. Após o preenchimento das 20 vagas ofertadas é gerada uma lista de espera por ordem de inscrição dos demais candidatos. Na aplicação de suas atividades em sala de aula virtual, o público externo pode ter sua abrangência para além dos estados da federação brasileira, uma vez que a internet possibilita o acesso a todo público externo (sempre dentro do limite do número de vagas ofertadas e/ou disponíveis). Obs: havendo vagas ociosas pode ser enviado convocação e/ou convite para os inscritos em lista de espera.
Objetivo Geral
O projeto « Atelier LIRENLIGNE : Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras » pretende, junto ao público alvo, criar em sala de aula virtual, um espaço para a prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral em Língua Estrangeira (LE), sendo a Língua Francesa o primeiro idioma a ser contemplado na execução deste projeto, seguido do Espanhol e do Inglês. Assim, o projeto tem o objetivo inicial de desenvolver as habilidades de compreensão e de expressão em diversas situações comunicativas, por meio da leitura e estudo de textos selecionados sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos. Esse estudo de textos visa promover o desenvolvimento das competências linguística, sóciolinguística e pragmática, podendo abordar temas variados e de interesse dos participantes, bem como abordar estruturas lingüísticas (de nível iniciante e/ou intermediário), no propósito de aperfeiçoar os atos de fala na comunicação em Língua Estrangeira (francês, espanhol, inglês ,..). Nessa perspectiva, o « Atelier LIRENLIGNE : Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras » oferece ao aprendiz oportunidade singular à superação das dificuldades inerentes à aprendizagem e a comunicação em LE.
Objetivo Específico
• oferecer ao aluno um espaço, físico e/ou virtual, para desenvolver atividades de compreensão e expressãooral e escrita, com foco na prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral(na abrangência do nível iniciante e/ou intermediário) ; • promover a exposição dos alunos à diversidade detextos escritos, orais, imagéticos, autênticos (...) e/ou de gêneros textuais, visando a compreensão e expressãooral e escrita da língua e usando variados instrumentos/ferramentas e registros: (re)produções de CDs, MP3,MP4, audiovisuais, internet, dentre outros ; • motivar os participantes e criar condições de trabalho que visemo enriquecimento lexical, às melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, daspalavras, na percepção das estruturas da língua, na fonética..., dentre outros aspectos ; • orientar e desenvolvero estudo de textos selecionados e/ou de gêneros textuais, sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos, napromoção das atividades de: escuta, leitura, repetição, conversação, discussões, debates, dentre outras ; •adotar ações estratégias (observando o nível de cada grupo/atelier) que visam o desenvolvimento dacompetência leitora e produção oral, tais como promover: o diálogo; o jogo de interpretação/encenação; ojogo de palavras/numéricos, os jogos fonéticos; a escuta de documentos sonoros; a leitura (silenciosa e/ou emvoz alta, imagética, participativa/coletiva...); a repetição (de palavras/frases); a contação de histórias; aapresentação (exposé) de variados temas; o teatro; a imagem; a canção, a adivinhação, adoção de um“partenaire linguistique” visando a motivação/participação nas atividades, dentre outras ; • orientar, aplicar,corrigir, sanar dúvidas, resolver e/ou realizar exercícios orais e escritos, individuais ou em grupos, observando onível de conhecimento da língua dos grupos participantes (iniciante e/ou intermediário); • levar o aluno àobservar e verificar a existência ou não de progressão e melhorias na sua competência leitora e/ou na suaprodução oral em FLE ; • promover a interação do aprendiz com os outros (inclusive por meio da adoção deum “partenaire linguistique” visando a motivação/participação) , sua participação ativa, suas reflexões críticas e sua autonomia no uso e aprendizagem da língua ; • capacitar os alunos ao uso da Língua Francesa, para que eles se expressem e compreendam no idioma em diversas situações comunicativas da vida cotidiana; •desenvolver as competências linguísticas, sociolinguística e pragmática (discursivas e funcionais) em línguafrancesa, considerando as habilidades comunicativas de interação, compreensão e expressão da língua (oral eescrita), na abrangência dos níveis básico e intermediário, capacitando os participantes ao uso do idioma em situações comunicativas da vida cotidiana; • estudar regularidades e particularidades da estrutura léxico-gramatical da língua; • estudar aspectos socioculturais do universo da francofonia. (...).
Metodologia
No propósito do planejamento e realização de suas ações, o “Atelier LIRENLIGNE : Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras” oferece inicialmente três ‘ateliers de leitura e expressão oral em LE’: em francês, inglês e espanhol. É previsto para a realização das atividades de cada atelier a oferta de 60h/a (por semestre), à serem distribuídas de modo regular e na constância de dois encontros semanais. Cada ATELIER em Língua Estrangeira (LE) adota a modalidade da EAD para desenvolver suas atividades, sejam elas síncronas e/ou assíncronas e, ainda, adota o Google Classroom e o Google Meet como suportes de acesso à sala de aula virtual, conforme orientações do IFCE. Em síntese, o Google Classroom é o ambiente virtual para a realização de cada atelier, (podendo haver adoção de variadas mídias/aplicativos do universo digital), onde ocorrerá aula expositiva online via Google Meet com slides em ppoint e aplicação/correção de exercícios orais e/ou escritos e/ou questões Google Forms..... e/ou videoaula de reforço gravada e postada. O link/Meet de acesso aos encontros/aula será disponibilizado no Mural do Classroom momentos antes do início da aula. É necessária a presença online dos alunos em sala virtual para que as atividades propostas sejam desenvolvidas e os objetivos deste projeto sejam alcançados. A abordagem metodológica propõe aula expositiva dialogada, na qual será considerado o conhecimento de mundo dos alunos e sua construção de maneira reflexiva. As atividades são desenvolvidas levando em conta o nível de conhecimento dos participantes no idioma, bem como suas carências na prática da leitura e da expressão oral. De modo regular e gradual, os dossiers e exercícios (previamente preparados/elaorados) serão solicitados/aplicados, procurando sanar dúvidas e dificuldades dos alunos em relação à comunicação em LE. As atividades buscam promover um processo dinâmico do aprendiz pela sua participação ativa e sua autonomia na verificação da existência ou não de progressão e melhorias na sua competência leitora e/ou na sua produção oral em LE. As atividades avaliativas ocorrerão de maneira contínua e no decorrer das aulas: os alunos serão avaliados conforme suas participações e desempenhos nas atividades desenvolvidas, bem como por meio de exames que ocorrerão no decorrer do atelier ofertado. As atividades propostas aos participantes são elaboradas na observância dos objetivos deste projeto e buscam atender às necessidades/carências inerentes de cada grupo/atelier. Em cada encontro/aula será apresentado um dossier previamente elaborado. As atividades buscam criar condições de trabalho para • desenvolver a prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral (na abrangência do nível iniciante e/ou intermediário) ; • promover a exposição dos alunos à diversidade de textos escritos, orais, imagéticos, autênticos (...), visando a compreensão e expressão oral e escrita da língua e usando variados instrumentos/ferramentas e registros: (re)produções de CDs, MP3, MP4, audiovisuais, internet, dentre outros ; • motivar os participantes ao enriquecimento lexical, às melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, das palavras, na percepção das estruturas da língua..., dentre outros aspectos ; • orientar e desenvolver o estudo de textos selecionados, sejam eles escritos, orais e/ou imagéticos, na promoção das atividades de: escuta, leitura, repetição, conversação, discussões, debates, dentre outras ; • adotar ações estratégias (observando o nível de cada grupo/atelier) que visam o desenvolvimento da competência leitora e produção oral, tais como: o diálogo; o jogo de interpretação/encenação; o jogo de palavras/numéricos, os jogos fonético; a escuta de documentos sonoros; a leitura (silenciosa e/ou em voz alta, imagética, participativa/coletiva...); a repetição (de palavras/frases); a contação de histórias; a apresentação (exposé) de variados temas; o teatro; a imagem; a canção, a adivinhação, adoção de um “partenaire linguistique” visando a motivação/participação nas atividades, dentre outras ; • orientar, aplicar, corrigir, sanar dúvidas, resolver e/ou realizar exercícios orais e escritos, individuais ou em grupos, observando o nível de conhecimento da língua dos grupos participantes (iniciante e/ou intermediário); (...) DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS As atividades avaliativas ocorrerão de maneira contínua e no decorrer das aulas: os alunos serão avaliados conforme suas participações e desempenhos nas atividades desenvolvidas, bem como por meio de exames que ocorrerão no decorrer do atelier ofertado. Ao término de cada atelier espera-se atingir os objetivos (geral e específicos) delimitados neste projeto e verificar avaliativamente nos participantes: o enriquecimento lexical, melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, das palavras, na percepção das estruturas da língua..., dentre outros aspectos. Em síntese: espera-se então desenvolver a competência leitora e/ou a produção oral do aprendiz em LE, capacitando os alunos ao uso da Língua, para que eles se expressem e compreendam no idioma nas diversas situações comunicativas da vida cotidiana. PARA O ANO LETIVO 2025/2026 A proposta para o ano letivo 2025-2026 (para além das atividades já em andamento via Edital n°37/2024 datado de 18/10/2024, vide SEI nº 23256.010319/2024-22 (c/ código verificador 6631019 e o código CRC 60BBF436 ; informações constantes no SistemaSIGPROEXT-IFCE,em conformidade com declaração expedida p/DIREX-IFCE via SEI nº23256.002156/2025-95) consiste na oferta de três (3) ateliers de leitura virtual, sendo a carga horária de 60h/a ou 3X 20h/a para cada atelier. No período letivo 2025-2026 o projeto piloto “Atelier LIRENLIGNE : Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras” renova desenvolver atividades em sala de aula virtual por meio da oferta de Ateliers de Leitura Virtual/en Ligne em Língua Estrangeira (LE), como, no pretérito, a ocorrência/realização dos ATELIERS DE FRANÇAIS: LECTURE EXPRESS.COM EN LIGNE, sendo esta prática uma solicitação freqüente por parte dos alunos e significativa oportunidade de enfrentamento e superação das dificuldades do aprendiz nas suas competências/habilidades de leitura e expressão oral. Assim, considerando o calendário letivo 2025-2026 do IFCE, a proposta dos Ateliers de Leitura Virtual/en Ligne em Língua Estrangeira (LE) tem realização pela oferta/ocorrência nos idiomas de francês, espanhol e inglês, dado o oportuno apoio de 2 bolsistas (para espanhol e inglês) previsto no Edital n°56/2025 GAB-FOR/DG-FOR/FORTALEZA-IFCE (8139691) (EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA BOLSAS DA DIRETORIA DE EXTENSÃO) datado de 17/11/2025, vide SEI n° 23256.016170/2025-76.Somente a oferta e realização do “Atelier de Français: lecture express.com en ligne” fica aos encargos e responsabilidade da orientadora/proponente. As ações estratégicas adotadas visam à ocorrência da prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e de expressão oral em LE nos idiomas de francês, espanhol e inglês. Nesse sentido, a cada 60h/a ou 3X 20h/a, a seleção do público alvo é realizada por ordem de inscrição, via Formulário Google com link disponível no site do IFCE. E após o preenchimento das 20 vagas ofertadas é gerada uma lista de espera por ordem de inscrição dos demais candidatos. Assim, havendo vagas ociosas pode ser enviado convocação e/ou convite para os inscritos em lista de espera. NOTA INFORMATIVA: Em consonância à RESOLUÇÃO CONSUP n. 128, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2023 do IFCE, informo que o Atelier LIRENLIGNE : Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras (e seus desdobramentos) está registrado no SIGPROEXT como projeto tendo em vista que se enquadra na modalidade de PROJETO DE EXTENSÃO conforme comprovantes expedidos pela DIREXC-IFCE-CAMPUS FORTALEZA aqui apresentados/inclusos no anexos/apêndices, sendo o referido Projeto submetido e já aprovado no Edital n°56/2025 GAB-FOR/DG-FOR/FORTALEZA-IFCE (8139691) (EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA BOLSAS DA DIRETORIA DE EXTENSÃO) datado de 17/11/2025, vide SEI n° 23256.016170/2025-76 (vide apêndices/anexos). Informamos ainda que conforme esclarecido no plano de trabalho, no tocante aos desdobramentos do supracitado projeto, para além das aulas nos cursos (60h/a) dos Ateliers de Leitura Virtual em Línguas Estrangeiras (inglês, espanhol e francês), é previsto nesse projeto a adoção de participação em evento internacional, a saber: NUITS DE LA LECTURE-11ª EDITION-CNL, (conforme ocorrência de participação em 2025.1), entre outras possíveis ações. Dos procedimentos (ações/etapas) adotados e das datas (*): Primeira etapa/período - seleção e recepção de bolsistas (06/01/2026 a 13/01/26); - reunião/orientação com bolsistas selecionados (16/01/26); - período para preparação p/ inscrição dos alunos participantes via link de formulário google disponivel no site do IFCE (23/01/2026 a 20/02/26), dentre outras demandas; - abertura das salas virtuais, envio dos convites aos alunos e planejamento de atividade (20/01/26); - início dos ateliers de leitura e das atividados nas salas virtuais (de 02/03/26 a 18/06/26 ); - reunião/orientação com bolsistas em função do término do período letivo de 2026.1 (24/06/26); -período para lançamento de notas, fechamento dos diários de classes e envio aos alunos dos comprovantes de participação nos ateliers (25/06/2025 a 30/06/25); - reunião/orientação com bolsistas em função do retorno das férias e planejamento (30/07/26); - volta às aulas e reinício dos ateliers de leitura nas salas virtuais (de 29/07/26 e 17/08/26); - Segunda etapa/período - período para nova inscrição dos alunos participantes via link de formulário google disponivel no site do IFCE (03/08/2026 a 11/08/26), dentre outras demandas; - reunião/orientação com bolsistas em função do retorno das férias e planejamento (30/07/26); - envio dos convites aos alunos participantes e planejamento de atividade/dossier (19/08/26); - início das novas turmas dos ateliers de leitura e das atividades nas salas virtuais (de 24/08/26 a 17/12/26); - período para lançamento de notas, fechamento dos diários de classes e envio aos alunos dos comprovantes de participação nos ateliers (18/12/2026 a 22/12/26).