Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Lançamento da Empresa Junior do IFCE campus Tianguá.
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
29/05/2026
Previsão de Fim:
29/05/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Empresas Juniores
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tianguá
Viçosa do Ceará
Ubajara
São Benedito
Carnaubal
Guaraciaba do Norte
Ipu
Ibiapina
Formas de Avaliação:
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Apresentação
Lançamento
Nome do Responsável:
Sabrina Kelly Nogueira Falcao Soares
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Giovanna Victoria Muniz de Aguiar IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/05/2026 29/05/2026
Jose Wellington Martins de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/05/2026 29/05/2026
Maria Gabriela de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/05/2026 29/05/2026
Sabrina Kelly Nogueira Falcao Soares IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 29/05/2026 29/05/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SEBRAE IBIAPABA Não
Unicont Contabilidade e Consultoria Não
CA de Agronomia - Cajohanna Dobereiner Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento trata-se do Lançamento da Empresa Junior do IFCE/campus Tianguá que se encontra em processo de construção no campus, a partir de uma iniciativa conjunta dos alunos do Curso de Bacharelado em Agronomia, Centro Acadêmico do Curso e sob a orientação de docente da área. Os trabalhos da Empresa Junior iniciaram-se em Agosto de 2025, a partir de demandas do Curso de Bacharelado em Agronomia na oferta de projetos e serviços voltados na área agronômica e correlatas que possibilitassem os alunos gerirem um negócio real, desenvolvendo projetos de consultoria e serviços da área de estudo, além de criar um espaço de networking e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais (soft skills) como liderança e empreendedorismo e sob a supervisão dos professores do curso. Essa experiência voluntária seria uma forma real de inserção no mundo do trabalho ainda na condição de acadêmico. A Empresa Júnior do IFCE/campus Tianguá terá uma natureza jurídica amparada na RESOLUÇÃO N° 070, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2016 que regulamenta o Programa Institucional de Empresas Juniores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará que imprime a empresa junior como uma associação civil sem fins lucrativos, gerida por estudantes matriculados nos cursos ofertados no Campus Tianguá, com o objetivo de planejar e executar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mundo do trabalho e incentivando o empreendedorismo. O evento será o momento de culminância diante desse processo de implantação no campus da Empresa Junior que estar na fase de redação do Plano Acadêmico da EJ, Estatuto da EJ, levantamento de Declarações de anuência e mobilização.
Justificativa
O evento de lançamento da Empresa Junior justifica-se pela necessidade de implantação desta entidade no âmbito do campus, uma vez que as empresas juniores (EJs) do IFCE são associações civis sem fins lucrativos, geridas por estudantes de graduação, que prestam serviços de consultoria a preços competitivos sob a supervisão de professores. Estas entidades são regulamentadas pelo Programa Institucional de Empresas Juniores (Resolução nº 070/2016) que visam proporcionar vivências práticas e desenvolvimento profissional aos alunos, atuando como programas de extensão.
Público Alvo
Empresas da Rede Privada, Entidades do Poder Público e Organizações da Sociedade Civil Organizada da Região da Ibiapaba.
Objetivo Geral
Promover o lançamento da Empresa Junior do IFCE/campus Tianguá, como espaço de culminância dos trabalhos de implantação da entidade.
Objetivo Específico
- Fomentar a divulgação da Empresa Junior na região; - Engajar parceiros externos no apoio; - Apresentar o funcionamento operacional e estratégico da empresa, a partir do programa de extensão institucional; - Mobilizar estudantes interessados em empreender.
Metodologia
A descrição metodológica do evento contempla as seguintes etapas: 1ª) Planejamento - Um grupo de estudantes do curso de Agronomia do campus Tianguá está articulando os trâmites necessários para a implantação do empreendimento, sob orientação da Prof. Sabrina Soares mediante articulações com o campus Tianguá e parceiros. Esta etapa de planejamento envolve a elaboração do plano de trabalho da empresa, redação do Estatuto Social, conforme modelo previsto e levantamento de declarações de anuência. Esta etapa é a mais importante, pois levanta-se as condições para abrigar a empresa júnior, a qual servirá de prática profissional para os estudantes aprimorarem os conhecimentos nas áreas de gestão e áreas especificas dos cursos envolvidos. Para lançar a entidade será necessário incluí-la para submissão às aprovações do colegiado do curso e da direção do campus, entre outros requisitos, para que se possa efetivamente lançar a empresa júnior, no campus Tianguá. 2ª) Organização do Evento - Levantar a comissão organizadora formada pelos alunos envolvidos, professores e colaboradores externos (parceiros) para gerir a inscrição e programação. As inscrições serão submetidas na plataforma oficial de eventos do IFCE campus Tianguá, através do link https://eventos.tiangua.ifce.edu.br/. O portal concentra inscrições, submissões de trabalhos, emissão de certificados e programação de atividades técnicas, acadêmicas, culturais e esportivas do campus. 3ª) Execução e Avaliação - A etapa implica na realização do evento propriamento dito com a programação em curso e a avalição submetida aos participantes através de um link remoto com uso de QR CODE, e em outro momento uma avaliação pós-evento junto à comissão por meio de uma reunião de avaliação.